Como classificar anasarca?

Perguntado por: aperes9 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

anasarca deve ser considerada uma manifestação clínica de gravidade de uma patologia de base, frequentemente cardíaca, renal ou hepática. Sua investigação deve, portanto, permitir o correto diagnóstico do edema e sua causa.

O edema dos membros inferiores divide-se, basicamente, em mole ou duro. O mole é facilmente depressível e possui tecido infiltrado de água. Já o edema duro gera maior resistência ao ser pressionado com os dedos e é causado por questões fibroblásticas, gerando surtos inflamatórios repetidos.

Anasarca: edema generalizado.

“A síndrome edemigênica é caracterizada pelo edema generalizado, ou seja, um inchaço causado por um excesso de líquido preso nos tecidos do corpo”, explica o médico Caio Focássio, cirurgião vascular e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

A anasarca é um estado de edema generalizado presente em diversas patologias (Tabela 1), sendo as mais frequentes a insuficiência cardíaca, a cirrose e a síndrome nefrótica.

Quanto maior o grau, mais acentuado é o cacifo e mais inchada é a região. Grau I – a depressão ocasionada pela pressão dos dedos desaparece quase que instantaneamente. Grau II – em 15 segundos a depressão desaparece. Grau III – a depressão demora cerca de 1 minuto para desaparecer completamente.

Edema

  • Edema comum: quase sempre é generalizado, possuindo em sua composição água e sal.
  • Linfedema: é um edema localizado formado pelo acúmulo de linfa. ...
  • Mixedema: é um edema localizado que ocorre em casos de hipotireoidismo, havendo um acúmulo de água, sais e proteínas produzidas nesta afecção.

Existem três tipos de edema: o edema comum, o linfedema e o mixedema. É composto de água e sal, quase sempre é generalizado. É o edema cuja formação deve-se ao acúmulo de linfa.

Geralmente causado por um hipotireoidismo prolongado, o mixedema é um edema duro e com aspecto de pele opaca. O distúrbio ocorre cinco vezes mais frequentemente em mulheres do que nos homens. Indivíduos com mixedema apresentam edemas na face e nas pálpebras formando “bolsas” sob os olhos.

Um dos sinais típicos do edema nas pernas é o cacifo, também chamado de sinal de Godet, que é a presença de um pequeno afundamento na pele quando a pressionamos com o dedo. Este é um sinal de excesso de líquido no tecido subcutâneo.

As úlceras dolorosas maleolares mediais de grande porte são características da insuficiência venosa crônica, enquanto que as pequenas, profundas e dolorosas, e que ocorrem na região maleolar lateral costumam ser devidas à insuficiência arterial, à vasculite e à infecção (incluindo a difteria cutânea).

O Sinal de Cacifo ou Sinal de Godet é um sinal clínico avaliado por meio da pressão digital sobre a pele, por pelo menos 5 segundos, a fim de se evidenciar edema. É considerado positivo se a depressão (“cacifo”) formada não se desfizer imediatamente após a descompressão.

A investigação do edema começa na anamnese, devendo identificar o tempo de duração, localização e evolução. No EF, analisam-se os seguintes parâmetros: localização e distribuição, intensidade, consistência, elasticidade, temperatura e sensibilidade da pele circundante, além de outras alterações dessa pele.

Anasarca é o inchaço generalizado do corpo que acontece devido ao acúmulo de líquidos dentro das células e no espaço entre as células. É um sintoma causado por diversos problemas de saúde como insuficiência cardíaca, doenças renais, problemas no fígado e até doenças do sistema linfático.

Continuar lendo Como descrever anasarca?