Como classificam os movimentos?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 3 votos

Movimento Progressivo ou Retrógrado são formas de classificar um movimento de acordo com seu sentido e a orientação de sua trajetória. Se o sentido do movimento e a orientação da trajetória são iguais, o movimento é progressivo, caso contrário é retrógrado.

FATORES DE MOVIMENTO PARA LABAN
Rudolf Laban classificou os elementos e/ou fatores do movimento como Fluência, Espaço, Peso e Tempo. Esses fatores compõem qualquer movimento em maior ou menor grau de manifestação.

São fatores do movimento: espaço, fluxo ou fluência, peso e tempo.

Abaixo listamos alguns dos movimentos sociais mais conhecidos ao redor do mundo:

  1. Movimento Feminista. ...
  2. Movimento Negro. ...
  3. Movimento Estudantil. ...
  4. Movimento Operário (ou trabalhista) ...
  5. Movimento Ambientalista. ...
  6. Movimento LGBTQIA+

Movimento acelerado é quando a velocidade aumenta em módulo. Movimento retardado é quando a velocidade diminui em módulo. No exemplo acima o movimento é acelerado, pois o módulo da velocidade aumenta e também é progressivo, pois a velocidade é no mesmo sentido do eixo de posições.

O tipo de trajetória classifica o movimento em retilíneo, quando o movimento é realizado em uma reta, ou curvilíneo, quando o movimento é realizado em uma trajetória curva.

Como a função horária do movimento uniforme é uma função do primeiro grau, o gráfico para o movimento progressivo é uma reta crescente. O movimento de um móvel será classificado como retrógrado se a sua velocidade estiver no sentido oposto ao crescimento das posições.

O movimento de qualquer corpo ou objeto pode ser classificado como de translação, de rotação ou uma combinação desses dois.

A velocidade e a aceleração são partes essenciais do movimento. Força - é um movimento de puxar ou de empurrar que leva a que uma pessoa ou objeto aumente ou diminua a sua velocidade, pare ou mude de direção. Momento - é o produto de um peso e da sua velocidade quando movido.

Portanto, a causa fundamental do movimento é a força. Podemos dizer que os movimentos existem ou deixam de existir devido a uma interação entre os corpos chamada força que pode ser de diversos tipos.

São portanto oito dinâmicas: socar, lambadas leves, pressionar, flutuar, retorcer, toques ligeiros, cortar o ar e deslizar.

Passivo, ativo, leve, pesado, transferência, contrapeso e suas graduações.

O tamanho do movimento proposto por Laban tinha em relação à Cinesfera, a esfera em volta do corpo do dançarino onde ele se move. Compreendemos a Cinesfera percebendo o alcance dos membros e outras partes do corpo quando se esticam para longe do centro do corpo, em qualquer direção.

Laban afirma que o estudo das dinâmicas e das qualidades dos movimentos faz com que o indivíduo interiorize estas qualidades, tornando-as orgânicas, e a partir daí possa escolher com mais propriedade movimentos adequados e econômicos para expressar e conseguir suas intenções.

Movimento de translação. A Translação é o movimento que a Terra realiza em torno do Sol e assim percorrendo uma órbita elíptica. O movimento de translação é realizado em aproximadamente 365 dias, 5 horas e 48 minutos. A velocidade média é de aproximadamente 107.000 km.

Quantidade de movimento é uma grandeza física da Dinâmica calculada a partir da multiplicação da massa de um corpo, em quilogramas, por sua velocidade instantânea, em metros por segundo. Essa grandeza é vetorial, pois apresenta módulo, direção e sentido.