Como clarear manchas de resistência à insulina?

Perguntado por: ainfante6 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

O tratamento leva em conta principalmente o controle do peso, dieta pobre em carboidrato e certas medicações que agem na resistência à insulina, como a merformina e a pioglitazona com objetivo de reduzir os níveis de insulina. Tratamentos tópicos também podem ser úteis.

Essas manchas são chamadas Acantose Nigricans, algumas pessoas a definem como sujeiras e podem surgir também no braço ou axilas. Nos casos em que a resistência insulínica está associada à síndrome do ovário policístico, pode ocorrer: o surgimento de pelos em maior volume no rosto e corpo.

Algumas medicações podem provocar o surgimento da acantose nigricans., sendo mais comuns as drogas que promovem hiperinsulinemia. Exemplo dessas são os glicocorticoides sistêmicos, insulina injetável e contraceptivos orais. E ainda, a testosterona.

A tretinoína (Retin-A) é considerada o tratamento de primeira linha para Acanthosis nigricans. Tanto o retinol como a tretinoína são formas de vitamina A.

Raramente a acantose nigricans está relacionada a casos de câncer. O tratamento leva em conta principalmente o controle do peso, dieta pobre em carboidrato e certas medicações que agem na resistência à insulina, como a merformina e a pioglitazona com objetivo de reduzir os níveis de insulina.

(American Diabetes Association, 2012) mostrou que a musculação foi mais efetiva do que o exercício aeróbico na melhora da resistência à insulina e na diminuição da gordura visceral.

Os alimentos açucarados e processados podem aumentar os níveis de insulina. Estudos demonstram que as pessoas que consomem alimentos açucarados experimentam um aumento de 22% nos níveis de insulina. É melhor diminuir a quantidade de carboidratos e consumir alimentos com mais açúcar em ocasiões especiais.

Modere a ingestão de carboidratos. Quanto maior a quantidade de carboidratos ingeridos, maior a necessidade de insulina para transportar a glicose para as células; Dê preferência a alimentos ricos em fibras, cereais integrais e refeições mistas associando carboidratos a proteínas e/ou gorduras.

O diagnóstico da resistência insulínica é feito de acordo com a avaliação clínica do paciente, não existindo um teste específico para a condição.
...
Dentre os exames laboratoriais utilizados no apoio à investigação clínica estão:

  1. Glicemia;
  2. Hemoglobina Glicada (HbA1c);
  3. Perfil Lipídico;
  4. Nível de insulina em jejum.

Retire alimentos inadequados:
- Pães brancos, DOCES em geral, frituras, açúcar e farinhas refinadas; - Alimentos ultraprocessados; - Refrigerantes e bebidas alcoólica. A RESISTÊNCIA À INSULINA é uma patologia que se desenvolve de forma silenciosa, quando os sintomas aparecem é porque já há um agravo da situação.

A resistência à insulina pode ser detectada através de diferentes exames de sangue, como por exemplo: - Exame de glicemia: Realizado com o paciente em jejum de 8 a 12 horas, através da coleta de uma amostra de sangue que será avaliada em laboratório.

“De modo geral, nós utilizamos o ácido azelaico para clarear as manchas que, com o tratamento, diminuem no médio prazo. Mas, é importante ressaltar que, ao identificar o quadro, o paciente deve procurar um profissional que o ajude a tratar”, afirma.

Acantose Nigricans é condição dermatológica caracterizada por espessamento, hiperpigmentação e acentuação das linhas da pele, gerando aspecto grosseiro e aveludado no local afetado.

A Acantose Nigricans ocorre devido a resistência insulínica periférica e deve ser acompanhada com Endocrinologista.

Produtos relacionados

  • Sérum Liftactiv AOX Concentrate 10ml. Sérum Antioxidante - Vichy. ...
  • Sérum Liftactiv AOX Concentrate 10ml. Sérum Antioxidante - Vichy. ...
  • Serum 10 30ml. Antioxidante duplo - SkinCeuticals. ...
  • Serum 10 30ml. Antioxidante duplo - SkinCeuticals. ...
  • CE Ferulic 30ml. Sérum Antioxidante - Skinceuticals. ...
  • CE Ferulic 30ml.