Como clarear cicatriz escura caseiro?

Perguntado por: pcardoso . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 8 votos

Esse óleo vegetal é um verdadeiro campeão no combate às manchas. Rico em vitamina A, também é potente na redução de linhas de expressão e cicatrizes. A melhor parte é que ele é econômico e pode ser encontrado em qualquer farmácia ou perfumaria.

As 6 melhores pomadas para cicatriz

  1. Alantoína. A alantoína é uma substância natural que pode ser obtida de uma planta chamada “confrei”. ...
  2. Gel de silicone. ...
  3. Alicina. ...
  4. Gel de extrato de cebola. ...
  5. Adapaleno. ...
  6. Óleo de rosa mosqueta.

A exposição solar também é de suma importância, já que pode tornar o local de incisão mais escuro do que a pele ao redor durante o processo de cicatrização. Deve-se evitar a exposição por em torno de 60 dias e, mesmo após esse período, sempre utilizar protetor solar ou manter a área de cicatriz coberta.

Nos primeiros dias após a cirurgia, a cicatriz apresenta a mesma cor da pele. Ela evolui para uma cor mais avermelhada e as vezes, até arroxeada. Esse processo pode variar de 3 a 6 meses. Após esse período, ela começa a clarear e a aparência esbranquiçada geralmente ocorre por volta de 1 ano ou mais de pós-operatório.

As cicatrizes recentes são frágeis e necessitam de tempo para se tornarem resistentes; Evite expor a área afetada ao sol. Os raios solares podem escurecer a cicatriz e causar manchas roxas irreversíveis; Siga as orientações do médico e tome as medicações corretamente.

O escurecimento de uma cicatriz se chama hipercromia (hiper = muito cromia = cor). Este termo se refere a um acúmulo de pigmentos de melanina na região da cicatriz de cirurgia plástica, podendo ser desencadeada por alguns fatores, dentre os quais se destacam: Atrito de roupas com a região. Exposição solar excessiva.

Com o passar do tempo, devido ao processo natural de renovação da pele, muitas ficam mais claras, mas não desaparecem até mesmo porque cada área do corpo apresenta um padrão de cicatrização distinto.

Para aproveitar as propriedades cicatrizantes da planta, utilize a Camomila seca, uma colher de sopa de Camomila e meio copo de água, duas vezes ao dia é capaz de curar e cicatrizar todo tipo de ferida externa. Além disso, a Camomila é um antiinflamatório muito eficaz.

Como clarear a pele do rosto: 5 hábitos para conquistar uma pele mais luminosa e sem manchas

  1. Aplique o protetor solar todos os dias. ...
  2. Aposte em um produto que aumente a luminosidade da pele. ...
  3. Esfolie a pele com frequência. ...
  4. Use uma máscara iluminadora com efeito peeling. ...
  5. Invista num tratamento clareador.

Argila branca. O poder das argilas no skincare é inegável e, se você deseja clarear manchas, a ideal é a branca. Por ter o pH semelhante ao da pele humana, o ingrediente é perfeito até para a cútis mais sensível. Além disso, é excelente para hidratar, curar feridas e remover cicatrizes.

Hidrata intensamente, recuperando a elasticidade da pele. Diminui o tamanho e melhora textura e coloração de cicatrizes e estrias.

Confira as dicas a seguir e prepare-se!

  1. Cicatriz boa e bonita: prepare-se para a cirurgia.
  2. Como facilitar a cicatrização: a beleza vem de dentro.
  3. Cuidados pós-operatórios: regenere sua pele. Cumpra o repouso rigorosamente. Utilize os acessórios recomendados pelo médico. Cuide da cicatriz, especialmente nos primeiros meses.

Há diversos protocolos de tratamentos para melhorar a aparência da cicatriz, deixando-a menor, com boa mobilidade e mais fina. Algumas opções são o peeling químico, a microdermoabrasão, uso de laser, radiofrequência, ultrassom ou carboxiterapia, sempre indicados pelo dermatologista.

Esse é o processo normal de evolução e, com o tempo, ela vai clareando; período tardio: compreende 12 a 18 meses depois da cirurgia. Nesse período, a cicatriz vai ficar mais clara e com a consistência mais parecida com a da pele ao seu redor, novamente adquirindo um aspecto discreto.

Pomadas: o uso de algumas pomadas ajuda a diminuir e clarear os queloides. Injeções de corticoides: são aplicadas no tecido da cicatriz para reduzir a inflamação local, fazendo com que ela fique mais plana. Laser: esse tipo de tratamento possui eficácia no clareamento e diminuição do queloide.