Como citar o próprio artigo?

Perguntado por: vcapelo . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.9 / 5 3 votos

A regra para citar a si próprio é a mesma aplicada para citar outros autores: Coloque o trecho citado entre aspas duplas “Trecho citado”, seguido pelo sobrenome do autor, ano da publicação da obra e página consultada entre parênteses (SEU NOME, ano, p.).

Olhe para o seu texto como se fosse de outra pessoa
Caso queira aproveitar a mesma ideia, mas com outras palavras, basta fazer uso do recurso da citação indireta. Em ambos os casos, o esquema autor-data é o indicado (cita-se a página apenas no caso da citação direta, seja ela com três ou mais linhas).

Você deverá inserir a fonte da mesma forma que insere informações sobre outros autores. Pense como se você fosse um autor independente do seu trabalho e insira o seu nome de acordo com as formatações exigidas para cada elemento textual ou não do trabalho acadêmico.

Junto com estas referências necessárias também está a autocitação, que são aquelas referências que o autor ou autores fazem ao seu próprio trabalho.

Já expressão IDEM é mais comum e indica a “mesma coisa”, algo repetido e você deve usá-la nas citações para fazer menção ao mesmo autor.

Se existe diferença gritante entre plágio e autoplágio, já que o primeiro implica delito relativamente a outro autor, que fica espoliado em seu direito, o autoplágio pode se apresentar com facetas que implicam menos ou mais problemas éticos, já que para a divulgação (publicação oficial) é imprescindível obter aceitação ...

Se você tiver criado a tabela ou a imagem por conta própria, não a inclua na lista de referências. Você precisa referenciar a tabela ou imagem duas vezes. Primeiro, deve haver uma breve menção da tabela ou figura no texto logo antes dela no documento.

Na fonte deve conter o sobrenome do autor da imagem e o ano de publicação. Portanto, é preciso incluir a sua referência no referencial bibliográfico. Além disso, caso a imagem tenha sido feita pelo próprio autor, é necessário escrever a fonte da seguinte forma: Fonte: elaborado pelo autor (2021).

Citação indireta: é aquela que se baseia em uma obra, com as nossas palavras. Neste caso, indicamos o sobrenome do autor e o ano da publicação da obra (o número da página é opcional).

SOBRENOME, nome abreviado. Título do artigo. Título da Revista, (abreviado ou não) Local de Publicação, Número do Volume, Número do Fascículo, Páginas inicial-final, mês e ano.

Para fazer a citação de citação, você deve usar o “apud”, que, como você já sabe, significa “citado por“. Vamos usar o seguinte trecho como exemplo: o texto é do livro de bell hooks (2021, p.

As citações até 40 palavras devem ser integradas no texto e colocadas entre aspas duplas. As citações Page 2 longas, de 40 ou mais palavras, devem ser colocadas num bloco independente, com recuo do parágrafo da margem esquerda, sem aspas. Nas citações diretas devem incluir-se o nome do autor, o ano e a página.

Usa-se o conceito de "autoautoria"(self-authorship), ou "autoria própria", embora seja termo redundante - toda autoria é própria, ou não seria autoria. Esta insistência se deve à preocupação em favor de aprendizagens que se alimentam da autoria.

Como referenciar tabelas nas normas ABNT
Traduzindo, o título deve ser centralizado na parte superior, composto pela palavra “tabela” seguida do número de ordem, um “—” travessão, finalizando com sua descrição. Caso a tabela tenha sido retirada de algum local, a fonte deve ser citada no canto inferior esquerdo.

O formato padrão de colocar fonte em imagens retiradas da internet, seguindo as normas ABNT é o seguinte:

  1. Acima da imagem, coloca-se "Figura <número da foto, em ordem de reprodução no artigo> - <Nome da imagem>";
  2. A imagem;
  3. Abaixo da imagem, coloca-se "Fonte: <fonte da imagem>, <ano>".

Para evitar qualquer caracterização de autoplágio, o uso de textos e trabalhos anteriores do próprio autor deve ser assinalado, com as devidas referências e citações. O autor deve assegurar-se da correção de cada citação e que cada citação na bibliografia corresponda a uma citação no texto do manuscrito.

esclarecimento. O in usado em citações e referências bibliográficas é de origem latina. É classificado morfologicamente como uma preposição, com função sintáctica de "circunstância de lugar", significando: «em, dentro de, entre, no meio de, sobre».

trazer no trabalho tu pode citar ele quantas vezes forem. necessárias não tem problema nenhum agora.