Como citar música na epígrafe?

Perguntado por: sribeiro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 7 votos

SOBRENOME, Nome do Compositor (es). Título da música (ou faixa de gravação). Seguidos da expressão In: e da referência do documento sonoro no todo (SOBRENOME, Nome do Interprete. Título do álbum (em destaque - negrito ou itálico ou sublinhado).

Nesse sentido, podem aparecer, por exemplo, trechos da música ou do livro preferido do autor. Ou então, podem aparecer trechos de tirinhas, charges ou quadrinhos. Em outras palavras, a epígrafe também serve para conectar o autor ao conteúdo do texto. As epígrafes também trazem um apelo estético ao trabalho.

A fonte deve estar de acordo com o resto do trabalho, ou seja, se foi utilizada Arial, a epígrafe também deve seguir esse padrão. Alinhamento: o alinhamento é justificado com 7,5 cm de recuo da margem esquerda. Espaçamento: o espaço entre as linhas deve ser de 1,5. Frase: o texto da citação devem estar em itálico.

Simples! Só usar as aspas. Elaboramos várias dicas de músicas com críticas sociais para citar na redação (veja AQUI). A mesma regra se aplica à citação de poemas e trechos de contos.

Citação musical é quando é utilizado um trecho de uma música ou parte melódica. Pode ser também uma frase curta que é muito famosa de uma outra música, seja ela um sucesso atual ou antigo; e faz com que isso combine com um trecho da sua música.

NOME DO ARTISTA. Nome da música. Cidade: Gravadora: ano. Suporte (duração min).

Alguns exemplos de epígrafe são citações da Bíblia, versos de uma poesia, provérbios ou pensamentos de grandes autores. Na Grécia Clássica, as epígrafes eram gravadas em monumentos, pedras, medalhas ou estátuas, como uma referência a um momento histórico ou pessoa homenageada.

A epígrafe de TCC é uma citação curta escolhida pelo estudante para homenagear, reforçar uma ideia ou contextualizar o leitor sobre o seu trabalho. Ou seja, o estudante ao incluir uma epígrafe pode realizar um diálogo entre a obra de um outro autor com sua própria obra.

A palavra epígrafe possui origem grega e quer dizer “escrever acima de”. Portanto, trata-se de um pequeno texto, sempre escrito em prosa ou verso, utilizado no início de um livro, capítulo ou artigo.

É uma citação à escolha do autor, geralmente um trecho de uma obra literária, poesia ou até letra de música, que é inserida após os agradecimentos. Não faz parte do referencial teórico. Incluir o nome do autor entre parênteses.

As citações podem ser: a) citação direta: transcrição textual de parte da obra do autor consultado; b) citação indireta: transcrição livre, baseado na obra do autor consultado; c) citação de citação: é uma citação direta ou indireta de um texto do qual não se teve acesso ao original.

Espaço de 1,5 entrelinhas; O autor da citação deve estar entre parênteses e alinhado à direita.

O estudante não pode escrever partes deliberadamente desconectadas do tema proposto. Portanto, ao citar a música na redação do Enem, é preciso contextualizá-las. Os trechos precisam ter conexão ou estarem articulados à argumentação elaborada pelo participante.

Na música, introdução (ou intro) é uma pequena passagem ou seção que abre um movimento ou uma composição musical separada. A introdução estabelece o material melódico, harmônico e/ou rítmico relacionado com o corpo principal de um movimento.

Como fazer referência de um vídeo do YouTube
A regra é a seguinte: SOBRENOME, Nome do autor do vídeo (ou nome do canal). Título do vídeo. YouTube, data da publicação.

Nesse sentido, nota-se uma prática que deve ser adotada por você: começar (ou continuar) a perceber as músicas e suas letras, estimulando a criticidade. Portanto, se você ainda não nota as letras das músicas, sugiro que comece a notar, justamente para garantir seus 200 pontos na Competência 2.

No trabalho, deve ser indicado o sobrenome do(s) autor(es) da fonte não consultada, seguido da expressão “apud”, que significa “citado por, conforme” e o sobrenome do autor do documento consultado.

Na guia Inserir, escolha Áudio e Áudio do Arquivo. No explorador de arquivos, localize o arquivo de música que você deseja usar e selecione Inserir. Com o ícone de áudio selecionado no slide, na guia Reprodução, clique na lista denominada Iniciar, e selecione Executar entre slides.

Continuar lendo É música ou música?