Como citar ECA na referência bibliográfica?

Perguntado por: icunha . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 15 votos

Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei federal nº 8069, de 13 de julho de 1990. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 2002. BRASIL.

A referência deverá seguir a seguinte o esquema:

  1. jurisdição e órgão judiciário competente.
  2. título e número.
  3. partes envolvidas (se houver)
  4. relator.
  5. local.
  6. data.
  7. dados da publicação.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996.

A forma mais simples e genérica de citar o Ministério da Saúde em seus trabalhos é iniciando com o país de origem (em caixa alta) e o nome do órgão separados por ponto. Ex: BRASIL. Ministério da Saúde.

3.3 O recurso tipográfico (negrito, itálico ou grifo) é utilizado para destacar o elemento título da publicação, e deve ser uniforme em todas as referências de um mesmo documento.

BRASIL, Ministério da Previdência e Assistência Social Lei n. 8.842. Política Nacional do Idoso. Brasília: DF, 4 de janeiro de 1994.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República, [2016].

A referência bibliográfica é um conjunto de elementos, que, juntos, identificam documentos impressos ou digitais, detalhando como e onde encontrá-los. Por exemplo, em trabalhos acadêmicos, existe uma pesquisa bibliográfica para o embasamento teórico do pesquisador.

25 da Lei 12.016/09. Agora, caso seja necessário citar mais de um artigo de uma mesma lei, basta usar a abreviatura art. no plural (arts.) e citar, entre vírgulas, os artigos, parágrafos, incisos, alíneas, a que se queira referir, como no exemplo: arts.

A Lei de Diretrizes e Bases (Lei 9394/96) – LDB – é a lei orgânica e geral da educação brasileira.

Como citar a bibliografia

  1. LIVRO. SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes. Título. Edição. ...
  2. ARTIGO DE REVISTA. SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes. Título do artigo. ...
  3. ARTIGO DE JORNAL. SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes. Título do artigo. ...
  4. TEXTO DE INTERNET (em geral) SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes. Título.

A forma geral para citar o documento do Ministério da Educação nas referências bibliográficas é assim: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular.

Como as referências devem estar organizadas no trabalho?

  1. Alinhamento de texto: à esquerda.
  2. Fonte: Times new roman ou Arial.
  3. Tamanho de fonte: 12.
  4. Espaçamento: simples.
  5. Ordenação: alfabetica (NÃO numerada)
  6. Colocar um espaço de uma linha em branco entre cada referência.

O destaque tipográfico (negrito ou itálico) é utilizado no título, mas não no subtítulo se houver. O nome dos periódicos (jornais e revistas) também são destacados assim. Para referências de obras diferentes do mesmo autor, pode-se utilizar o underline (_), seguindo a ordem alfabética dos títulos e sem repetir nomes.

A norma diz que: “o recurso tipográfico (negrito, itálico ou sublinhado) utilizado para destacar o elemento título deve ser uniforme em todas as referências” (ABNT NBR 6023: 2018). Assim, você escolhe qual o destaque que irá utilizar e deve manter o padrão em todas as referências da lista.

Vá para referências > Inserir citação e escolha a fonte que você está citando. 'Com essa ferramenta e as fontes citadas em seu documento, você pode criar uma lista de referência de forma organizada e muito simples.

O Estatuto, resultado do Projeto de lei nº 3.561 de 1997, de autoria do então deputado federal Paulo Paim (PT-RS), foi fruto da organização e mobilização dos aposentados, pensionistas e idosos vinculados à Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas (COBAP), e resultado de uma grande conquista para a ...

Em 1994, entrou em vigor a Política Nacional do Idoso, que já buscava estabelecer maneiras de integração e participação social pelos idosos. A novidade do Estatuto, portanto, está nas punições mais severas para quem cometer crimes contra a terceira idade, como o abandono e o desrespeito à dignidade.