Como citar aspas dentro de aspas ABNT?

Perguntado por: ovidal . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

Recomenda-se que as citações sigam a NBR 10520, de agosto de 2002, da ABNT, a qual determina que: – citações diretas com menos de três linhas devem vir inseridas no texto e colocadas entre aspas duplas. Devem constar a indicação do autor da citação.

Quando a pausa coincide com o final da expressão ou sentença que se acha entre aspas, coloca-se o sinal de pontuação depois delas, se encerram uma parte da proposição. Ex.: "Quero para mim o espírito desta frase", afirmou o grande poeta.

Quando houver uma citação ou expressão destacada com aspas dentro de uma citação em um período já entre aspas, esta deverá figurar entre aspas simples. “Um dos poucos estudos foi realizado por Camargo e Reis (2005, p. 36-37).

Citação de citação é uma “Citação direta ou indireta de um texto que não se teve acesso ao original” (ABNT, 2002b, p. 1). Nas citações de citações a chamada pode ser tanto direta como indireta. Exemplos: Citação de citação direta Para Glover, Ronning e Reynolds (apud EYSENCK, 1999, p.

As aspas duplas de abertura (“): Shift+aspas duplas. As aspas duplas de fechamento (”): Shift+aspas duplas.

Caso o texto original contenha alguma palavra ou expressão entre aspas, estas devem ser convertidas em aspas simples na transcrição, para diferenciá-las das que delimitam a passagem citada.

As aspas triplas podem ser utilizadas para textos maiores, mas lembre-se de utilizar a barra invertida. Melhora a legibilidade.

As instruções oficiais rezam que se coloca o sinal de pontuação depois das aspas quando estas “encerram apenas uma parte da proposição”, mas que o ponto vem antes das aspas quando elas “abrangem todo o período, sentença, frase ou expressão”, ou seja, quando a citação é integral.

Talvez você já saiba, mas existem três tipos de citações a citação direta (curta e longa), a citação indireta e a citação de citação (apud).

Em um trecho parafraseado, você ainda deve começar mencionando o autor original e, em seguida, resumir o trecho relevante do trabalho do autor com suas próprias palavras e em seu próprio estilo.

Caso haja um excerto entre aspas (uma citação, por exemplo) e dentro desse trecho ocorra a necessidade desse sinal em alguma palavra (tal qual um estrangeirismo), as aspas do excerto serão duplas, ao passo que as internas, do estrangeirismo, serão simples.

No trabalho, deve ser indicado o sobrenome do(s) autor(es) da fonte não consultada, seguido da expressão “apud”, que significa “citado por, conforme” e o sobrenome do autor do documento consultado.

Para fazer citação de citação você deve fazer a referência da fonte original da ideia seguido + apud + referência da fonte que você teve acesso.

Citação direta: Quando utiliza exatamente as palavras do autor citado, sempre entre “aspas”; Citação indireta: As palavras são próprias mas explicam o conceito de outro autor, integrado ao texto principal; Nota: Ao pé da página, inclui comentário de referência ou fonte para explicar uma palavra ou conceito.

À medida que você digita texto, o Word altera automaticamente as aspas diretas ( ' ou " ) para aspas curly (também conhecidas como "aspas inteligentes" ou aspas do tipógrafo).

Para colocar as aspas em uma cadeia de caracteres no código
Insira o caractere ASCII ou Unicode para aspas. em Visual Basic, use o caractere ASCII (34). No Visual C#, use o caractere Unicode (\u0022).

Aspas no texto
Por exemplo, se você está inserindo uma citação direta em seu texto, é importante garantir que o leitor entenda que essas palavras não são suas. Em uma história que inclui conversas entre os personagens, aspas distinguem suas palavras das do autor.

Por que houve uso de aspas em “falar entre aspas”? Para não destacar o sentido da expressão.

Trata-se, portanto, de um sinal de pontuação utilizado na produção textual para enfatizar palavras ou expressões, além de indicar citações de algum texto.