Como citar abreviaturas?

Perguntado por: acurado7 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Quando se menciona uma sigla pela primeira vez no texto, deve-se identificar o nome completo a que ela se refere, sempre escrito com a primeira letra de cada palavra em maiúsculo, e citá-la entre parênteses. Exemplo: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A primeira vez que a sigla aparecer no texto deve ser escrita por extenso, seguida da sigla entre parênteses, e não o contrário; 5. É comum que as pessoas não comecem a ler seu artigo a partir da Introdução, portanto, alguns editores recomendam que as siglas sejam apresentadas por extenso em cada nova seção do artigo.

Recomenda-se que não se usem pontos entre as letras de uma sigla: escreva-se, assim, “ONU”, e não "O.N.U." – à diferença das abreviaturas, em que o ponto é obrigatório: “pág.”, “etc.”. Siglas e acrônimos devem ser usados com parcimônia, apenas quando absolutamente necessário.

Conforme o modelo da lista de siglas disponível na NBR 14724/2011, a sigla ou a abreviatura precisa estar no início da linha e separada do nome completo por extenso com a tecla TAB para ficarem todos na mesma distância.

A orientação atual é colocar, depois do nome, a sigla entre parênteses ou usar apenas um travessão, isto é, não precisa fechá-lo como se faz com o parêntese.

Evitar a repetição de palavras, pontuação e siglas, pois isso dificulta o entendimento. Sigla em título, somente se for consagrada.

A sigla deve estar sempre entre parênteses e deve vir depois da palavra por extenso. Com isso, podemos partir para a terceira dica. Em um trabalho acadêmico não usamos adjetivos no título. Na verdade, no texto todo deve-se evitar esses adjetivos.

150, inciso II, (art.) 153, inciso III, e (art.) 153, parágrafo 2º, inciso I. Os artigos 60, parágrafo 4º, e (art.)

Consiste na relação alfabética das abreviaturas e siglas utilizadas no texto, seguidas das palavras ou expressões correspondentes grafadas por extenso.

Selecione a expressão digitada. Tecle Alt+F3 para abrir a caixa de diálogo Criar AutoTexto. No campo "Atribua um nome à sua entrada de AutoTexto" digite a sigla pela qual o AutoTexto será chamado -exemplo: BNDES.

As listas devem estar alinhadas à esquerda. Cada abreviatura ou sigla deve ser seguida de um travessão e sua descrição correspondente. As abreviaturas e siglas devem estar em negrito para facilitar a identificação.

Abreviatura é a forma reduzida de algumas palavras e expressões. Geralmente é formada pelas letras iniciais e termina com um ponto. A sua leitura deve ser feita por extenso, ou seja, a abreviatura “cia.” deve ser lida como “companhia”.

PLMDDS. É uma redução de “Pelo Amor de Deus”. Usada para pedir alguma coisa ou para exclamar a sua indignação por algo.

[...] – indica omissão de palavras ou parte do texto transcrito, entre colchetes. Oliveiras e Leonardos (1943, p.

Como fazer uma citação em ABNT

  1. Nome do autor fora de parênteses: Somente a inicial maiúscula + (Ano, página) Ex: Kotler (2019, p. 30) é enfático ao afirmar: “… ...
  2. Nome do autor entre parênteses: (tudo em Maiúscula, Ano, página) Ex: “…dar prioridade aos acionistas é a forma menos útil de servi-los” (KOTLER, 2019, p. 30).

A expressão é usada para indicar que a citação foi retirada de uma página que já foi mencionada anteriormente. No exemplo abaixo, a segunda nota de rodapé diz repeito a uma citação diferente da primeira, mas localizada na mesma página. Exemplo: ¹TOMASELLI.1992, p.

Uso de Abreviatura de nomes de santos:
A abreviatura recomendada para Santo e Santa é "S.", e não "Sto." ou "Sta.".

A abreviatura de mestre é feita das formas: “Me.” ou “M.e” isso no masculino, no feminino usam as formas “Ma.” ou “M.a” para sigla de mestra.

Quando usamos a citação direta curta, devemos referencia-las com o sobrenome do autor em letras maiúsculas, e entre parênteses o ano da publicação da obra e o número da página de onde o trecho foi extraído antes ou depois do texto extraído. Tudo separado por vírgulas.