Como citar a OMS pela ABNT?

Perguntado por: acustodio . Última atualização: 18 de maio de 2023
4 / 5 18 votos

Acrescente o ano.

  1. A referência ficará da seguinte maneira: Organização Mundial da Saúde. (2011).
  2. Caso encontre o dia e o mês, a referência ficará assim: Organização Mundial da Saúde. (2011, 5 de janeiro).

São Paulo/Brasília, Cortez/UNICEF, 1997. Cap. 4, p. 60 – 76.

Genebra: OMS, 2002. ONU - Organização das Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU. Disponível em : <http:/www.onu-brasil.org.br/documentos direitos humanos.

São Paulo (SP): BIREME / OPAS / OMS. 2017 [atualizado 2017 Mai; citado 2017 Jun 13].

Use "Organização Mundial da Saúde" como autor.
Portanto, caso tenha utilizado um relatório criado pela OMS em seu trabalho, comece escrevendo o nome "Organização Mundial da Saúde", seguido de um ponto final. A primeira parte de sua referência será: Organização Mundial da Saúde.

A entrada da referência é feita pela própria denominação do órgão, quando esta for especí- fica; se a denominação for genérica, inicia-se a referência pelo nome do órgão superior ou pelo nome da jurisdição geográfica à qual pertence a unidade. FUNDAÇÃO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE.

A forma geral para citar o documento do Ministério da Educação nas referências bibliográficas é assim: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular.

São eles:

  1. autor ou nome da organização;
  2. título da página ou matéria;
  3. local de publicação (caso haja);
  4. dia, mês e ano de publicação (caso haja);
  5. endereço eletrônico (posicionados entre os sinais de “><”, após “Disponível em:”;
  6. data de acesso ao site, após “Acesso em:”.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre Angina Instável e Infarto Agudo do Miocárdio sem Supradesnível do Segmento ST . Rio de Janeiro: Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 2021. SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA.

3.3 O recurso tipográfico (negrito, itálico ou grifo) é utilizado para destacar o elemento título da publicação, e deve ser uniforme em todas as referências de um mesmo documento.

ASSEMBLÉIA GERAL DA ONU (AG). Resolução 48/17. AG Index: A/RES/48/17, três de novembro de 1993. Disponível em: http//www.un.org.

“Declaração universal da UNESCO sobre a diversidade cultural”. UNESCO. 2002. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001271/127160por.pdf>.

Ginebra: OMS; 1970. (OMS. Informes Tecnicos). Autor (Sobrenome por extenso) Prenome(s) (Iniciais).

Na citação direta, o trecho a ser citado do Documento da ONU aparece dentro do texto, entre aspas, da seguinte maneira: A Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948, p. 6) afirma que “A educação deve ser gratuita, pelo menos a correspondente ao ensino elementar fundamental.”