Como citar a Bncc nas referências bibliográficas 2021?

Perguntado por: ualvim . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

A forma geral para citar o documento do Ministério da Educação nas referências bibliográficas é assim: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular.

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências Humanas e suas tecnologias. Brasília: MEC, 2000. BRASIL,Parâmetros Curriculares Nacionais.

Em 20 de dezembro de 2017 a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi homologada pelo ministro da Educação, Mendonça Filho. Acesse a PORTARIA: Acesse aqui. Em abril de 2017, o MEC entregou a versão final da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ao Conselho Nacional de Educação (CNE).

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. BRASIL.

Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação Infantil. Resolução CNE/CEB 5/2009. Diário Oficial da União, Brasília, 18 de Dezembro de 2009b, Seção 1, P. 18.

Para fazer a referência de um livro conforme a ABNT, deve-se escrever: SOBRENOME, Nome Abreviado. Título: subtítulo. Edição. Local de publicação: Editora, data de publicação da obra.

Passo a passo para citar leis nas normas ABNT

  1. Se for uma lei federal, basta digitar “BRASIL”;
  2. Se for uma lei estadual, basta digitar o nome do estado, como “RIO DE JANEIRO”;
  3. Se for uma lei municipal, basta digitar o nome da cidade seguido da Unidade Federativa (UF), como “RIO DE JANEIRO (RJ)”.

3.3 O recurso tipográfico (negrito, itálico ou grifo) é utilizado para destacar o elemento título da publicação, e deve ser uniforme em todas as referências de um mesmo documento.

______. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 26 jun.

BRASIL, Ministério da Educação, (1997). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF.

No dia 6 de abril de 2017, a proposta da BNCC, Base Nacional Comum Curricular, foi entregue pelo Ministério da Educação ao Conselho Nacional de Educação.

Em três anos, foram elaboradas três versões que passaram por consultas públicas. A última versão foi aprovada pelo CNE no dia 15 de dezembro, depois de passar por audiências públicas em todo país.

A versão final da BNCC buscou articular de forma mais orgânica os diferentes elementos que compõem a sua estrutura, empreendendo uma padronização nos critérios de organização de cada componente curricular.

· Lei no. 9.394/96 - das Diretrizes e Bases da Educação Nacional. · NISKIER, Arnaldo. LDB: a nova lei da Educação.

A referência deverá seguir a seguinte o esquema:

  1. jurisdição e órgão judiciário competente.
  2. título e número.
  3. partes envolvidas (se houver)
  4. relator.
  5. local.
  6. data.
  7. dados da publicação.

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1998.

É o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, ou seja, um conjunto de reflexões de cunho educacional sobre objetivos, conteúdos e orientações didáticas para os educadores que atuam diretamente com crianças de 0 a 6 anos, respeitando seus estilos pedagógicos e a diversidade cultural brasileira.

A referência bibliográfica é um conjunto de elementos, que, juntos, identificam documentos impressos ou digitais, detalhando como e onde encontrá-los. Por exemplo, em trabalhos acadêmicos, existe uma pesquisa bibliográfica para o embasamento teórico do pesquisador.

Citação longa (mais de 3 linhas)

  1. Fonte tamanho 10;
  2. Com recuo de 4 cm da margem esquerda;
  3. O espaçamento das entrelinhas da citação deve ser simples;
  4. Entre o texto e a citação utiliza-se 1 espaço de 1,5 cm.