Como cientistas conseguem estudar as células estruturas?

Perguntado por: icunha . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

Como é possível estudar estruturas tão pequenas como as células? Por causa do seu tamanho, as células devem ser estudadas por meio de técnicas e instrumentos, como o microscópio de luz ou óptico. Esse tipo de microscópio possui várias lentes de aumento e assim possibilita a ampliação da imagem da célula.

citologia

A citologia é o ramo da biologia que estuda as células, suas funções e sua importância na constituição dos seres vivos.

Uma vantagem do microscópio de luz é que ele pode ser utilizado na visualização de células vivas, assim é possível observar o comportamento normal das células (por ex., migração ou divisão).

microscópio óptico

O tipo mais comum e o primeiro que foi inventado é o microscópio óptico. É um instrumento óptico que contém duas lentes que permitem obter uma imagem ampliada do objeto e que funciona por refração. A ciência que investiga pequenos objetos usando este instrumento é chamada microscopia.

Dicas de estudos: biologia molecular e celular

  1. Anote as terminologias. Assim como outras áreas científicas, a biologia tem uma linguagem própria e compreendê-la é fundamental para apreender esse conhecimento. ...
  2. Visite laboratórios. ...
  3. Comece pelas generalidades. ...
  4. Crie desenhos e esquemas. ...
  5. Resolva exercícios de fixação.

O crédito pelo desenvolvimento da teoria celular costuma ser dado a dois cientistas: Theodor Schwann e Matthias Jakob Schleiden. Em 1838, o botânico Matthias Jakob Schleiden sugeriu que cada elemento estrutural das plantas é composto por células, ou o produto delas.

Segundo a teoria celular, todos os organismos são formados por células e estas surgem apenas por divisão de células preexistentes. Nos dias atuais parece clara a existência de células formando os seres vivos, entretanto, somente com a invenção do microscópio essa ideia passou a ser difundida.

microscópio

Com uma única lente, o microscópio feito por ele permitia observar de glóbulos vermelhos e espermatozoides de animais até embriões de plantas e micróbios.

A descoberta foi feita por Robert Hooke após analisar cortes de cortiça no microscópio. Esse cientista percebeu que o material era formado por pequenas cavidades, o que denominou de célula (do latim cellula, que significa pequeno compartimento).

Citologia: o estudo das células.

É comum dizer que uma célula é composta por três partes básicas: membrana plasmática, citoplasma enúcleo.

A fixação, inclusão, corte, coloração e montagem são algumas das técnicas utilizadas na preparação do material para observação em microscopia ótica. Na microscopia eletrónica, são utilizadas técnicas de inclusão, corte, fixação e contraste para a preparação do material a observar.

A microbiologia e a citologia dependem de equipamentos que permitam a visualização dos microrganismos e das células, pois os mesmos são elementos minúsculos e sem o auxílio do microscópio não poderiam ser visualizados, já que a visão humana só consegue enxergar acima de 0,2 mm.

As células vegetais possuem organelas com funções bem definidas, sendo possível observá-las através do microscópio, o que permite definir a sua importância e função.

Muitos outros instrumentos e técnicas de estudo como cultura de células, radioautografia, o microscópio de fluorescência, o microscópio eletrônico de varredura, técnicas de criofratura e bioquímicas, ou seja, todo o arsenal técnico disponível, contribuiu para ampliar o estudo das células.

Por meio de um mapeamento dessas funções, é possível descobrir como os microrganismos agem nas células, sejam eles vinculados a doenças ou não. Graças a essa ciência, conseguimos entender mais sobre genética, criamos medicamentos mais eficientes e avançamos nos estudos de tratamentos para doenças congênitas.

8 dicas de como estudar biologia

  1. Saiba quais são os temas mais cobrados em provas. ...
  2. Volte para o básico. ...
  3. Faça mapas mentais. ...
  4. Refaça provas antigas. ...
  5. Tenha um cronograma de estudos. ...
  6. Estude gráficos e tabelas. ...
  7. Esteja sempre se atualizando. ...
  8. Assista documentários relacionados a biologia.

Histologia significa a ciência que estuda os tecidos (origem grego-histos: rede ou tecido; logia: ramo de aprendizado). Por estabelecer o significado de aspectos microscópicos característicos de células e tecidos, os estudos histológicos elucidam as relações entre estrutura e função.

A realização de diversos estudos microscópios permitiu que os cientistas alemães, Theodor Schwann e Mathias Schleiden postulassem a Teoria Celular.

História da descoberta das células
O microscópio, inventado no século XVI, foi utilizado pela primeira vez para observar seres vivos no século XV, pelo holandês Antony van Leeuwenhoek (1632-1723). Em suas análises, ele observou, entre outros organismos, seres em forma de pequenos bastonetes.