Como cicatrizar machucado de peixe?

Perguntado por: eibrahim . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

- Se o peixe ferido for pequeno, ajude-o, para que seu ferimento cicatrize. Os outros peixes vão querer mordiscar o ferimento, por isso separe-o em uma gaiola de rede, onde poderá se recuperar. - Isole os peixes seriamente machucados em um aquário-hospital para medicá-los, prevenindo infecções.

Dissolva o conteúdo da(s) cápsula(s) na água do aquário.
A aplicação deve ser imediata após a preparação. Descarte as cápsulas vazias. Trate os peixes preferencialmente em aquário hospital, para não haver ação do medicamento sobre as bactérias do filtro biológico.

Assim que se aperceber que os seus peixes estão doentes deve iniciar o tratamento com os medicamentos adequados. A substância ativa que se utiliza para combater esta doença é o nifurpirinol. Além disso, pode fazer um tratamento com sal, que auxilia a eliminar os líquidos do organismo dos peixes.

O mais indicado é aplicar uma cápsula do produto para cada 12,5 litros de água, aproximadamente.

Doença do algodão
Assim que essas manchas forem notadas, o animal deve ser encaminhado para o médico-veterinário. Somente um especialista pode indicar o tratamento ideal devido ao estágio da doença e à espécie do peixe afetado por ela. Por isso, não tente tratar a doença do algodão peixe.

As doses de amoxicilina recomendadas são de 50 a 80 mg/kg de peso vivo/dia, em tratamento de 10 dias. O piscicultor deve lembrar que o uso indiscriminado de antibióticos pode acelerar o desenvolvimento de resistência por parte das bactérias.

O azul de metileno (C16H18ClN3S. 3H2O) possui propriedades antimicrobianas, sendo aplicado para desinfetar ovos e larvas de peixes e controlar infecções causadas por fungos.

Para banhos curtos, faça a imersão de 10 a 20 minutos com o peixe usando 2 colheres de sal para 8-10 litros de água! Repita o procedimento até 2 vezes por dia em peixes doentes e em peixes novos sempre que possível!

Quando se instalam nas brânquias, levam à dificuldade respiratória. Uma vez que essas pintas brancas causam coceira e irritação, outro sinal muito comum de que o peixe está com íctio é quando ele começa a esfregar seu corpo em pedras e demais acessórios presentes no aquário.

Os sintomas iniciais - cólicas abdominais, enjoos, vômitos e diarreia - podem começar 2 a 8 horas após a ingestão do peixe e durar entre 6 e 17 horas. Os sintomas posteriores podem incluir: Coceira. Sensação de formigamento.

Todo tratamento deve sempre ser acompanho por um médico veterinário. Para tal, utilizam-se sal e produtos químicos como permanganato de potássio, azul de metileno, formalina, sulfato de cobre e verde de malaquita, além de produtos desinfetantes à base de iodo e cloro, sempre em forma de banho em tanque próprio.

Tratamento: Oxitetraciclina (Terramicina) 500 mg/ 50 litros de água, renovando-se 1/3 da água a cada 24 horas durante cinco dias, conjuntamente com BACTER-FREE.

4. Peixes estão morrendo por condições ruins da água. Recomenda-se trocar 15% da água do aquário todas as semanas (ou 30% a cada 2 semanas). É necessário remover regularmente a matéria orgânica em decomposição do aquário, caso contrário, podem ocorrer desequilíbrios químicos na água e matar os peixes.

Em estudos com peixes ornamentais, observa-se que a utilização de alho na água pode ser eficiente no tratamento contra o ectoparasita ictio, como observado por Kanani et al. (2012) usando molinésias e verificando que o uso de 0,1g de alho por litro de água foi suficiente para extinguir o ictio em 5 dias.

Um dos principais componentes que se destacam para melhorar a imunidade dos peixes é a Vitamina C, que é fundamental nesse sentido e está presente até mesmo na composição das rações. Essa proteção evita que os animais tenham infecções, melhorando a produtividade do cultivo, além de reduzir os gastos excessivos.

Banhos em água com 2 a 3% de sal (20 a 30g/ litro = 20 a 30kg/1.000 litros) podem ser aplicados por 2 a 20 minutos, dependendo da tolerância da espécie de peixe a ser tratada.