Como cicatrizar fissura retal rápido?

Perguntado por: ealves5 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

A fissura anal aguda cicatriza em mais de 90% das vezes apenas com o tratamento clínico. As principais medidas são a ingestão adequada de fibras na dieta (verduras, legumes, frutas e cereais) e de água.

Cicatenol® é indicado para a prevenção e tratamento das fissuras (rachaduras) de pele e mucosas (mamilos, lábios e região anal); feridas (ferimentos leves e escoriações) e escaras.

Existem três anti-inflamatórios mais indicados nesses casos: Nimesulida, Ibuprofeno e Diclofenaco. Esses remédios diminuem a dor e o inchaço. Para surtir o efeito, devem ser utilizados por, pelo menos, 5 dias.

O tratamento consiste em amolecer as fezes, evitar a constipação e praticar uma boa higiene. A maioria das fissuras anais se cura em 6 a 8 semanas. Fissuras contínuas ou crônicas também podem ser tratadas com medicação e pomadas. Raramente é necessária cirurgia para reparar a fissura.

As pomadas mais usadas para o tratamento de fissuras anais são:

  • Acetato de Clostebol + Sulfato de Neomicina.
  • Clordox.

Ingerir mais fibras – Uma alimentação rica em fibras ajuda a manter as fezes menos rígidas. As fibras estão presentes na maioria das frutas, vegetais, e grãos integrais. Os médicos sugerem que se coma de 20 a 35 gramas de fibra por dia.

Ao se tornar crônica, a fissura gera uma hipertrofia da pele na borda do ânus onde se encerra a ferida, chamado plicoma. As pessoas tendem a fazer nesse momento confusão com hemorroidas, pois entendem ser o plicoma uma hemorroida, bem como acreditam ser a pele a causadora da dor.

Adultos: 50 a 100 mg, 2 vezes por dia, podendo chegar até 200 mg, 2 vezes por dia. Crianças: 5 mg por kg de peso corporal por dia, divididos em 2 tomadas (a cada 12 horas).

Por outro lado, alguns alimentos do nosso cotidiano não são indicados. Alguns deles (como a carne suína, por exemplo) prejudicam o estágio final da cicatrização, pois estimulam a formação de colágeno em excesso e de forma desordenada, o que causa uma “supercicatrização”, levando a queloides.

Aplicar aproximadamente 2 cm de pomada na área afetada, massageando o local, duas ou três vezes ao dia, até melhora dos sintomas. Continuar o tratamento com uma aplicação ao dia, de preferência ao deitar, até o completo desaparecimento dos sintomas ou das lesões inflamatórias, ou de acordo com a recomendação médica.

Agora que você sabe o que costuma causar esse problema, vamos entender como aliviar a dor para evacuar.

  1. Melhorar a alimentação. ...
  2. Aumentar a ingestão de água. ...
  3. Respeitar o funcionamento do intestino. ...
  4. Tratar as condições que causam dor.

Fissura vem acompanhada de dor
Por outro lado, a hemorroida tem como característica principal a exteriorização da parte interna do canal anal e sangramento, mas nem sempre é acompanhada de desconforto.

A fissura pode cicatrizar sozinha, mas se a dor e o sangramento persistirem, é preciso procurar o coloproctologista. Sobretudo para obter orientação e o diagnóstico correto, pois outras doenças podem apresentar sintomas semelhantes, como hemorroidas e câncer do reto.

A fissura anal aguda cicatriza em mais de 90% das vezes apenas com o tratamento clínico. As principais medidas são a ingestão adequada de fibras na dieta (verduras, legumes, frutas e cereais) e de água.

Fissuras e trincas não representam alertas graves. Isso porque, não são sinais de comprometimento na estrutura do imóvel. Entretanto, se evoluírem com o tempo, aí sim, se tornam preocupantes. Já as rachaduras na parede são, em geral, perigosas quando se manifestam de forma diagonal.

1- Nebacetin
É muito indicada por médicos em geral, pois promove uma cicatrização rápida e segura.

Laranja, abacaxi e kiwi são exemplos de alimentos para melhorar a cicatrização. Além dessas já citadas, as frutas vermelhas como morango, amora, framboesa e mirtilo protegem contra infecções e ajudam a manter a saúde dos vasos sanguíneos, pois contém flavonóides em sua composição.

Nebacetin® está indicado para o tratamento de infecções da pele e/ou de mucosas, causadas por diferentes bactérias, como por exemplo, nas “dobras” da pele, ao redor dos pêlos, na parte de fora da orelha, nos furúnculos, nas lesões com pus, na acne infectada, nas feridas abertas (como úlceras na pele) e nas queimaduras ...

Frutas cítricas: alimentos como limão, laranja e maracujá são ricos em vitamina C, que estimulam a produção de colágeno na pele e protegem a parede dos vasos sanguíneos.

Camomila

O poder cicatrizante da Camomila, da Babosa e da Arruda
Possui propriedades antibacteriana, é relaxante e calmante; tanto o chá, quanto as próprias flores, aplicadas na pele (através de emplasto ou cataplasma) ajudam na cicatrização, pois suas propriedades aceleram o processo de fechamento do edema.

Feijão. Esse alimento possui poucas fibras e pode acabar sendo um dos responsáveis pela constipação, causa principal do desenvolvimento de fissura anal. A dica é optar pelo arroz integral, que é rico em fibras.