Como chutar no Exame de Ordem?

Perguntado por: ualvim . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

18 out 10 dicas para se dar bem no Exame da OAB

  1. Faça uma leitura atenta dos enunciados das questões objetivas da OAB. ...
  2. Elimine as alternativas absurdas. ...
  3. Circule o que é pedido pelo comando da questão. ...
  4. Tome cuidado com as generalizações. ...
  5. Preste atenção à alternativa com o maior texto. ...
  6. Comece pelas questões mais fáceis.

Colar de Alguma Fonte de Informação
Já a segunda forma de colar seria você usar algum dispositivo eletrônico ou alguma forma de material para consulta. Mas a OAB também dificultou esse tipo de cola, já que ela não permite nenhum tipo de eletrônico ou material extra na hora da prova da 1ª Fase.

Técnicas de chute para concursos: conheça alguns macetes

  1. Analise a construção da resposta na questão. ...
  2. Duvide de respostas categóricas. ...
  3. A alternativa A. ...
  4. Respostas absurdas. ...
  5. Atente-se às respostas muito longas. ...
  6. Assuntos desconhecidos. ...
  7. Número de questões.

Embora alguns assuntos doutrinários e jurisprudenciais sejam exigidos, a letra da lei seca acaba sendo a fonte mais segura para a aprovação no Exame da OAB.

Sobre a obra Como Passar na OAB - 1ª Fase - 5.000 Questões Comentadas - 18ª Ed - 2022 A experiência diz que aquele que quer ser aprovado deve cumprir três objetivos: a) entender a teoria; b) ler a letra da lei, e c) treinar. A teoria é vista em cursos e livros à disposição do candidato no mercado.

O exame é composto por duas partes:
Uma peça processual, no valor de 5 pontos e quatro questões discursivas (valendo 1,25 pontos cada). Para ser aprovado na segunda fase da OAB, é necessário alcançar 60% de aproveitamento (6 pontos).

Ao analisar a tabela, lembre-se de que a peça vale 5 pontos e as questões, somadas, também valem 5 pontos. Estas duas últimas tabelas demonstram que, em termos de aproveitamento, a matéria lider é Direito Civil, com a maior nota geral. Já as matérias que apresentaram menor nota geral foram Tributário, Penal e Trabalho.

A OAB esclarece que não existe venda de registro ou de carteira da Ordem, que qualquer oferta nesse sentido é golpe. A única forma de obter registro é por meio de aprovação no exame de Ordem, cujas regras e calendário são amplamente divulgadas.

Itens indispensáveis para levar na prova da OAB
Existem dois itens que você deve estar em posse no dia da prova, tanto para primeira quanto para segunda fase: Caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente; Documento de identidade original com foto.

Faça o movimento do corpo corretamente
Antes de mais nada, você deve saber posicionar o pé de apoio. Ele deve ficar próximo à bola, na lateral dela. Após isso, na hora de efetuar o movimento do chute, leve a perna para trás. Se você quiser efetuar disparos mais potentes, leve a perna o máximo que for possível.

Obviamente, a resposta para a pergunta do texto é “não”. Logo, não dá, em termos prováveis, para passar no concurso chutando todas as questões. Porém, de fato, faz uma boa diferença você saber como chutar em algumas questões que geram dúvidas.

Então, quais técnicas de chute utilizar?

  1. 1 – Sempre conte quantos itens são corretos e errados. Como dito acima, está confirmado que o Cespe tende a dividir com equilíbrio as questões corretas e erradas. ...
  2. 2 -Resolva a prova buscando os itens erados. ...
  3. 3 – Ou resolva a prova marcando os itens que tem certeza.

Coloque curva na bola
Para isso, o ideal é colocar curva na bola, fazendo-a girar ao chutar com a parte interna do seu pé. Caso o chute seja de longe, você pode utilizar com o peito do pé. E, após chutá-la, movimente a perna em direção à outra em vez de esticá-la à sua frente.

Conquistar nota 10 em um dos exames mais difíceis do país é um feito para poucos. Mas o cearense Marcos Vinícius Melo da Cunha, de 22 anos, foi aprovado com nota máxima no 35º Exame de Ordem Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), avaliação que permite o exercício profissional na área.

XXIII Exame de Ordem: interdisciplinaridade
Com apenas 13,35% de aprovação na primeira fase, o XXIII Exame de Ordem luta pelo posto de prova da OAB mais difícil.

Os temas mais cobrados nesta área são: Direitos e deveres dos advogados; Infrações e sanções disciplinares; Órgãos da OAB.

Como funciona a prova OAB 1ª Fase
Para alcançar a aprovação nessa fase, é necessário acertar, pelo menos, 50% da prova, o que corresponde a 40 questões.

Correção da prova e cuidados a serem tomados
Cada questão vale 1,25 ponto. Já a redação de peça profissional terá o valor máximo de 5,00 pontos. No total, a Prova Prático-Profissional será a soma das notas obtidas nas questões e na redação da peça profissional, podendo chegar até 10 pontos.

Erro do Nomem Iuris
Muito candidatos, apesar de ler a todo o enunciado, indicam a peça incorreta para o caso apresentado. Nesses casos, infelizmente, a banca corretora irá zerar a peça do candidato. As questões, por outro lado, serão corrigidas, uma vez que é possível recorrer da peça.