Como chocolate e passo mal?

Perguntado por: areal . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

O consumo exagerado do chocolate pode ocasionar diarreia, refluxo, náuseas, dores estomacais, dor de cabeça e até desencadear um processo alérgico. Isso acontece porque o doce derivado do cacau é rico em gorduras e açúcares, que podem sobrecarregar o organismo quando consumidos em excesso.

Os sintomas associados a alergia a chocolate são gases, inchaço, tosse, coceira, vermelhidão na pele, falta de ar, pressão baixa e dor de cabeça. Além disso, o paciente também pode notar desconforto respiratório, secreção nasal, espirros e respiração com chiado.

Gases produzidos pelo consumo de chocolate podem gerar desconforto. O excesso de gases gerado por alimentos como o chocolate resulta em um acúmulo no intestino que tende a trazer desconforto, dor e inchaço abdominais.

“Eles [doces] fazem com que a glicose seja rapidamente absorvida pelas células. Isso acarreta uma queda posterior na glicose. Em geral, açúcares simples causam picos de insulina no sangue. Resultando, assim, em sensação de tontura ou fraqueza”, explica o médico Ricardo Schaffeln Dorigueto.

Uma dieta desintoxicante por até sete dias é o ideal, com o consumo de fibras integrais, que ajudam na limpeza do organismo, frutas, verduras, legumes e alimentos que ajudam a digestão e fortalecem o sistema imunológico, como gengibre, beringela, melancia, abacaxi e frutas cítricas.

Segundo explicou, o que acontece com os doces é que frequentemente eles são preparados com uma bela dose de gorduras — como a manteiga e o creme de leite, por exemplo —, e elas retardam o esvaziamento do estômago, provocando a sensação de mal-estar que associamos ao enjoo.

Os pacientes com alterações do metabolismo da glicose podem apresentar sintomas auditivos, vestibulares ou mistos. As tonturas podem ser rotatórias típicas, mas não é raro encontrar queixas de instabilidade, flutuação ou sensação de desfalecimento.

VERDADE. Alguns alimentos, como o café, refrigerantes e o chocolate, consumidos em excesso podem desencadear a labirintite em algumas pessoas. Por isso, a dica é não exagerar, caso você tenha episódios de tontura recorrentes e buscar ter uma alimentação mais saudável.

Sintomas de alergia ao açúcar

  • Erupções cutâneas, manchas e coceira na pele.
  • Diarreia.
  • Cólica e dores abdominais.
  • Coceira nos lábios.
  • Fadiga, cansaço extremo e indisposição.

Dependendo dos sintomas e do quadro relatado pela pessoa, pode ser realizada a pesquisa de anticorpos IgE específicos contra diferentes painéis de alérgenos mais comuns, quando não houver uma suspeita do provável agente alergênico, ou contra alérgenos específicos isolados, quando existir forte suspeita de alguma ...

Aquela sensação imediata de prazer ao comer um pedaço de chocolate realmente tem fundamento, sabia? Isso porque ele é fonte de triptofano, um aminoácido essencial (não produzido naturalmente pelo organismo) que - uma vez que entra na nossa corrente sanguínea - estimula a produção de endorfina, o "hormônio do prazer".

É indicado evitar a ingestão de café, chá preto, chá mate, chocolate, bebidas alcoólicas, bebidas com gás, sucos artificiais e frutas ácidas, como laranja, limão e morango.

Se tem gastrite, evite:
Chocolate. Refrigerante. Sal em excesso. Enlatados.

Quem tem gastrite deve evitar comer chocolate pois o chocolate tem cafeína, que estimula a produção de ácido clorídrico no estômago. Porém, não é um alimento totalmente proibido para quem tem gastrite, pois depende da tolerância de cada pessoa. De qualquer forma, o chocolate deve ser consumido com muita moderação.

A hipoglicemia reativa ou hipoglicemia pós-prandial é caracterizada pela diminuição dos níveis de glicose no sangue até 4 horas após uma refeição. Sintomas geralmente associadas de hipoglicemia, como dor de cabeça, tremores e tonturas, são comuns nesta condição.

“No caso do chocolate, a intolerância, muitas vezes, está ligada ao açúcar do leite, a lactose, um açúcar composto que precisa da enzima chamada de lactase para sua absorção”, detalha. “A intolerância à lactose é cada vez mais diagnosticada nas crianças.

Afinal, o chocolate faz mal para o fígado? Rico em polifenóis, o consumo de chocolate amargo 85% cacau está sendo recomendado pela Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH). Ou seja, ele não causa danos, ao contrário, comer chocolate traz benefícios para o órgão.

6 meses

O chocolate comum não é o melhor para comer-se,com frequência,por sua quantidade de gorduras, ao contrário do amargo que é mais saudável. Não é comum alimentos permanecerem tempo tão prolongado no intestino,quase impossível para um período de 6 meses.

O que são picos de insulina? Os picos de insulina ocorrem quando, após a ingestão de alimentos, principalmente os mais ricos em carboidratos, o sangue apresenta uma alta concentração deste hormônio. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas.

Se a concentração de glicose no sangue continuar em excesso, o organismo começa a converter a glicose em triglicérides, que serão armazenados na forma de gordura. O fato de uma pessoa sempre consumir alimentos ricos em glicose pode fazer com que ela fique obesa.

Uma pessoa é classificada como pré-diabética ao medir a sua glicemia em jejum e atingir entre 100 e 125 mg/dl. Já aqueles que atingem a partir de 126 mg/dl são considerados diabéticos.