Como Champinha morreu?

Perguntado por: eornelas . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

Foi esse Champinha, aos 16 anos, que encontrou Felipe Caffé e Liana Friedenbach, no início de novembro de 2003, exatos 10 anos atrás. O casal de namorados tinha ido acampar e foi dominado pelo menor e seus comparsas. Felipe, 19 anos, foi assassinado com um tiro na nuca.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu hoje (10) manter a internação de Roberto Aparecido Alves Cardoso, conhecido como Champinha, no hospital psiquiátrico Unidade Experimental de Saúde, em São Paulo.

A decisão da Justiça de levar Champinha para a UES foi baseada em laudo psiquiátrico do Instituto Médico Legal (IML), que diagnosticou o então menor com transtorno de personalidade antissocial, um dos termos médicos para definir os psicopatas, e leve retardo mental, podendo cometer atos irracionais para ter o que ...

O diretor do IML, Jorge Jarjura, afirmou que Liana foi assassinada no último domingo, há apenas três dias. Bem mais magra, ela levou facadas, no tórax, no pescoço e na cabeça. "Ela não deve ter demorado para morrer, pois os golpes foram fatais", afirmou.

Na madrugado do dia 5, Champinha levou a estudante até o matagal, onde tentou degolá-la. Depois, ainda de acordo com a polícia, golpeou a cabeça de Liana com uma peixeira. Quando a estudante caiu no chão, o adolescente ainda desferiu diversos golpes nas costas e no tórax da menina.

cemitério da Vila Alpina

Liana Friedenbach e Felipe Caffé, namorados havia cerca de dois meses, foram enterrados ontem, no mesmo horário -às 15h-, em zonas opostas da cidade. Ela, no Cemitério Israelita do Butantã (zona oeste). Ele, no cemitério da Vila Alpina (zona leste).

O quinto envolvido é conhecido como 'Champinha'. Ele era menor de idade, na época, e está internado em uma unidade da Fundação Casa. Três deles já foram condenados em julho do ano passado a penas, que somadas chegam a 169 anos de prisão.

Champinha passou a adolescência na zona rural de Embu-Guaçu, na grande São Paulo. Era de pouca conversa e arrumava brigas com frequência. Quarto filho de uma família de cinco irmãos, Champinha ficou em uma escola da região até os 14 anos. Hoje, ela está desativada.

Roberto Aparecido Alves Cardoso

Uma decisão judicial a que o SBT News teve acesso mostrou que até hoje o destino de Roberto Aparecido Alves Cardoso, 33, mais conhecido como Champinha, ainda continua sendo um desafio para autoridades paulistas.

Um dos atacantes era na ocasião menor de idade e seu apelido assombra a sociedade até hoje: “Champinha”. Liana foi torturada e abusada sexualmente durante 3 dias na frente de Felipe, até que Champinha decidiu matar o casal com requintes de crueldade.

Champinha não foi classificado como portador de Transtorno de Conduta, diagnóstico de muitos dos internos da Febem. Para o médico, possui transtorno de conduta o garoto que pratica um crime pela primeira vez quando criança e continua reincidindo, comete vários crimes em seqüência. Esse não é o perfil de Champinha.

Liana Friedenbach, então com 16 anos, e Felipe Caffé, 21, foram torturados e mortos enquanto acampavam na zona rural de Embu, na Grande São Paulo, em novembro de 2003.

Quais são as causas de transtorno de conduta
Uma combinação de fatores biológicos, ambientais, genéticos e psicológicos pode contribuir para o desenvolvimento do transtorno.

Um transtorno de conduta envolve um padrão repetitivo de comportamento que viola os direitos básicos de terceiros. Crianças com transtorno de conduta são egoístas e insensíveis aos sentimentos dos outros e podem assediar outras crianças, danificar propriedade, mentir ou furtar sem culpa.

A influência genética é mais evidente nos casos acompanhados de hiperatividade e pode ser responsável pela maior vulnerabilidade do indivíduo aos eventos de vida e ao estresse. No entanto, o papel dos fatores genéticos no transtorno da conduta ainda precisa ser melhor esclarecido.

Liana Bei Friedenbach, nasceu em São Paulo no dia 6 de maio de 1987, pertencia a uma família de classe média alta. Faleceu em 5 de novembro de 2003, em Juquitiba, aos 16 anos, vítima de um assassinato. Felipe Silva Caffé, nasceu em São Paulo no dia 1 de julho de 1984, pertencia a uma família de classe média.

Os psicopatas podem enganar, manipular, explorar, ameaçar, roubar ou agredir fisicamente outras pessoas. Ao mesmo tempo, eles podem parecer externamente amigáveis e bem ajustados quando querem atingir um objetivo. Essas características tornam o transtorno difícil de ser identificado.

O padrão de comportamento é caracterizado pelo não conformismo com normas legais e sociais e por atos repetidos que podem ser motivo de detenção (quer sejam presos ou não), tais como destruir propriedade alheia, importunar os outros, roubar ou dedicar-se à contravenção. Nos casos extremos, são cometidos assassinatos.

Com essa personalidade, o indivíduo pode apresentar “falsidade, impulsividade, fracasso em fazer planos para o futuro, agressões, descaso pela segurança de si ou de outros, ausência de remorso e indiferença”.

5 sinais de quem possui transtornos mentais

  1. Apresenta problemas de sono. Esse é um problema relacionado a diversos transtornos mentais, podendo ser desde a insônia até o excesso de sono. ...
  2. Está sempre ansioso ou tenso. ...
  3. Humor se altera com facilidade. ...
  4. Tem se afastado das pessoas. ...
  5. Esquecimento frequente.
Continuar lendo Como a Big Mom morreu?