Como chamar uma pessoa de gênero fluído?

Perguntado por: elacerda . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.2 / 5 5 votos

Mas hoje é preferível o acrônimo “LGBT+” para incluir “mais” sensibilidades: queer, intersexo, assexuado, agênero (que não se identifica com nenhum gênero) ou pansexual (que é atraído por todos os gêneros).

Como os colegas disseram, bi e pan são orientação sexual, por qual ou quais gêneros você sente atração, enquanto gênero fluido é identidade de gênero, ou seja, como você expressa seu próprio gênero.

Por exemplo, quando alguém se identifica com o gênero feminino, podemos nos referir a esta como “ela” ou “dela”. Quando é masculino temos “ele ou “dele”. E quando uma pessoa não se identifica com os padrões de gênero, ou seja, é não-binária, podemos usar os pronomes “elu” ou “delu”.

Gênero-fluído e a heterossexualidade
"Existe uma correlação, mas um não define o outro. Uma pessoa pode ser trans como identidade, e ter a orientação heterossexual ou bissexual. Uma pessoa pode ser não-binária ou cis-gênero e ter a orientação sexual pansexual, bissexual, etc.

Uma pessoa de gênero-fluido é alguém que não se identifica só com um extremo, uma pessoa não binária. É alguém que não se considera totalmente feminina ou masculina. É alguém que flui entre os gêneros, entendendo que o gênero é uma construção social.

Pangênero é uma identidade de gênero não-binária de pessoas trans. É uma experiência de gênero que se refere a uma enorme e diversa multiplicidade de gêneros que pode se estender ao infinito, porém sempre dentro da cultura e experiência de vida da pessoa.

Demimenino ou demihomem (por vezes grafado como demi-homem; em inglês: demiboy ou demiman) é um demigênero para alguém que vivencia parcialmente uma hombridade ou está conectade de forma parcial com o gênero homenil. A outra metade do gênero nem sempre é conhecida, não sendo necessariamente demiagênera ou demineutra.

O que é pansexualidade? Pansexual é o indivíduo que sente atração por pessoas independente do gênero delas, de como se expressam para o mundo e de sua orientação sexual. Ou seja, a pessoa pan pode se sentir atraída por pessoas heterossexuais, homossexuais, bissexuais, dentre outras.

Geralmente, na linguagem neutra, utiliza-se a letra "e" no lugar das letras "o" e "a" no fim das palavras. Normalmente, são as letras "o" e "a" no final dos pronomes, substantivos e adjetivos que apontam o gênero da pessoa de quem se fala. Como nos exemplos dados: "amigo" e "amiga".

Mas o que é o gênero neutro? É a substituição dos artigos feminino e masculino por um "x", "e" ou até pela "@" em alguns casos. Assim, "amigo" ou "amiga" virariam "amigue" ou "amigx". As palavras "todos" ou "todas" seriam trocadas, da mesma forma, por "todes", "todxs" ou "tod@s".

“Ela/dela”, “Ele/dele”, “Elu/delu”, “Ile/dile” são algumas dessas possibilidades. Com “ela” e “ele” você, provavelmente, está familiarizado desde que nasceu. Já “Elu/delu” e “Ile/dile” são pronomes considerados “neutros” e integram sistemas da chamada linguagem não binária – também conhecida como linguagem neutra.

Já vi pessoas definindo hétero como “atração por diferentes gêneros”.

Como saber se você é uma pessoa bigênero?

  1. Não se enquadra em estereótipos de gênero.
  2. Identifica-se com o gênero feminino e com o masculino.
  3. Identifica-se com dois gêneros distintos.
  4. Em dias diferentes, transita entre dois gêneros.
  5. Se sente limitado ao se dizer “homem” ou “mulher”.

Agênero é uma identidade que pode denotar ausência de gênero, gênero neutro, ou ausência de identidade de gênero. Algumas pessoas também se identificam como agênero por não entenderem bem seu gênero, ou simplesmente por não ligarem para gênero.

2 - demigirl/demimenina: alguém que se identifica em partes como uma garota/uma mulher, e em partes com outra identidade de gênero.

Uma pessoa gender fluid pode, a qualquer momento, identificar-se como homem, mulher, neutra ou qualquer outra identidade não binária, ou alguma combinação de identidades. Seu gênero também pode variar de forma aleatória ou em resposta a diferentes circunstâncias.

Demiboy ou demiguy (ou semi-garoto) é o oposto de Demigirl. É alguém que se identifica parcialmente como um gênero masculino e parcialmente como desimportante, não especificado ou outro gênero. Normalmente, possuem como pronomes "ele" e "dele", mas pode variar de acordo com o gosto particular da pessoa.

“gênero é um elemento constitutivo das relações sociais baseado nas diferenças percebidas entre os sexos… o gênero é uma forma primária de dar significado às relações de poder.” – Scott, 1995. “uma forma de entender, visualizar e referir-se à organização social da relação entre os sexos.” – Guedes, 1995.

Neutrois: identidade também chamada de gênero neutro - ou seja, não é nem masculino, nem feminino, nem a mistura dos dois. Demigênero: identidade da pessoa que se identifica apenas parcialmente com determinado gênero.