Como chamar uma entidade para incorporar?

Perguntado por: eespinosa . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.9 / 5 19 votos

Para incorporar é preciso passar primeiro por um processo de aprendizagem, onde os(as) médiuns aprendem a sentir a energia dos guias e se conectar a eles durante as chamadas “giras de desenvolvimento”, que são restritas às pessoas que trabalham no terreiro.

Normalmente a primeira incorporação de um médium na Umbanda é algo cercado de dúvidas, mistérios e revelações. Alvo de conversas e trocas de experiências, o tema está longe de ter uma cartilha sobre como e quando deve ocorrer. Isso faz com que a curiosidade aumente, principalmente para os novatos.

Médiuns todos são, embora alguns em grau mais suave. Mas ninguém pode se "candidatar" a médium de terreiro em algum momento da vida. Estas pessoas são escolhidas como instrumentos de trabalho antes de seu nascimento, sua encarnação nesta terra.

Você não é detentor da verdade e não tem a certeza de que irá resolver os problemas deles. Igualmente, é respeitar seus irmãos de fé, o nome do Terreiro que frequenta e é respeitar, acima de tudo, os seus Orixás e as suas entidades. Assim, incorporação fora do Terreiro só em raríssimas exceções, como citamos.

Tipos de incorporação societária

  • Incorporação horizontal.
  • Incorporação vertical.
  • Incorporação por sociedade controladora ou holding.
  • Direitos de retirada do quadro societário.

Como é próprio dos rituais de possessão, na umbanda, a movimentação corporal se faz presente em termos de comunicação, pois por meio dela e da música, a entidade incorporada pelo médium se faz reconhecer (Rouget, 1980).

O calçado interfere na dissipação dessas energias, atuando como um isolante. Com os pés descalços o médium trabalha em segurança, e estando sem nenhum material isolante entre o corpo e o chão, as energias irão se dissipar no solo, garantindo segurança ao médium.

O Serviço Militar inicial dos incorporados terá a duração normal de 12 (doze) meses, podendo ser reduzido ou dilatado, conforme previsto no art.6 da Lei do Serviço Militar (Lei nº 4.375, de 17 de agosto de 1964).

Para incorporar é preciso passar primeiro por um processo de aprendizagem, onde os(as) médiuns aprendem a sentir a energia dos guias e se conectar a eles durante as chamadas “giras de desenvolvimento”, que são restritas às pessoas que trabalham no terreiro.

Normalmente, são três orixás principais que podem acompanhar uma pessoa: o de frente ou cabeça; o Orixá adjunto e o ancestral. Quantos orixás uma pessoa pode ter? Além dessas duas divindades, uma pessoa pode incorporar a proteção de outros deuses, completando o número máximo de sete orixás.

Divaldo Pereira Franco

O baiano Divaldo Pereira Franco, 95, é considerado o principal médium brasileiro da atualidade, reconhecido ao redor do mundo, com mais de 74 anos dedicados à oratória espírita.

Não há o fenômeno de incorporação, na Umbanda, sem corpo. É pelo corpo que a entidade ancestral se manifesta e, assim, se comunica. O corpo do umbandista, durante as giras (cerimônias), ganha novas formas, multiplica-se em outros corpos possíveis. São corpos incorporados, transformados em meios de comunicação.

Note que não é permitido qualquer tipo de remuneração por esses trabalhos espirituais. As vestes mais usadas nestas cerimônias são brancas, porque essa é a cor neutra que agrada todos os orixás e guias. Na Umbanda não se pratica o sacrifício de animais e se celebra rituais de batizado, consagração e casamento.

Água (Câncer, Escorpião e Peixes)
As pessoas regidas pelo elemento Águasão as mais propensas à mediunidade. Isso porque são receptivas e possuem a sensibilidade à flor da pele.

Os trabalhadores da luz são pessoas que têm o dom e a vocação para trazer a cura ao mundo. Eles têm uma forte vontade de emitir vibrações positivas para todos e utilizam do seu dom para distribuir a sabedoria divina, o amor, a liberdade, o conhecimento e o autodomínio.

Segundo especialistas, há alguns sinais comuns apresentados por pessoas que estão em processo de despertar espiritual, como a sensibilidade e a intuição mais afloradas, percepção das sincronicidades do universo, sensação de déjà vu, necessidade de conexão com a natureza, sensação de solidão etc.

assim é afastado de seu poder religioso e político no intramuros dos terreiros, pois “uma mulher menstruada não pode entrar na casa de santo, não pode tocar em instrumentos ou objetos sagrados e nem em seus pais de santo”2.

Vestimenta. O terreiro de Umbanda é um local de culto, sagrado e, por isso mesmo, você deve utilizar o bom-senso e o respeito como regra na hora de escolher que roupa usar. Não vá num terreiro com roupas curtas ou justas, decotadas ou transparentes.

38), a incorporação “é um fenômeno de transe mediúnico no qual o médium fica em estado alterado de consciência para dar a devida pas- sividade a outro ser que lhe toma o controle de suas ações”.

A incorporadora é a pessoa física ou jurídica que tem como papel pesquisar a viabilidade econômica de um projeto, firmar a parceria entre as partes de uma incorporação imobiliária e vender as unidades.