Como chamar um gato de rua?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

Criar um cômodo para ele pode ajudar na conquista da confiança do bichano.

  1. Coloque a comida, a água, a caminha, os brinquedos e a caixa de areia no mesmo cômodo. ...
  2. O cômodo deve ficar em um canto calmo da casa e não deve ser utilizado por humanos até que o gato se acostume ao novo lar.

Escolha uma recompensa.
Você usará reforço positivo o tempo todo com elogios e carinhos, mas usar recompensas mais saborosas costuma motivar mais os bichanos. Use qualquer alimento que ele adore, como atum, sardinha, carne, etc. Outra opção são os sachês ou latas de comida úmida para gatos. Eles adoram.

Dê comida a ele
Primeiro, escolha um alimento que tenha um cheiro forte, como uma lata de atum ou um pouco de ração úmida. Os gatos adoram as duas opções! Deixe o recipiente em um local próximo do refúgio do gato e afaste-se. Não fique olhando para ver se ele sai do esconderijo.

Cachorros
Embora haja exceções, esta geralmente é outra das coisas que os gatos mais temem, pois tendem a se sentir inseguros na presença dos cachorros.

Miado curto: uma pequena saudação, como um “oi” ou “olá”; Muitos miados curtos: sinal de alegria e felicidade; Miado longo e baixo: um pedido, geralmente comida ou água, Miado longo e alto: uma chamada de atenção, geralmente quando o bichano está irritado.

Segundo o autor do livro “Cat Sense”, o biólogo especialista em felinos John Bradshaw, os gatos enxergam seus tutores como outros gatos! Para eles, não existem diferenças entre espécies. Os bichanos são animais bem apegados às suas rotinas, eles reconhecem bem o ambiente e a família.

No caso de gatos de rua, se ele apareceu na sua porta e não foi mais embora, então ele te escolheu como dono. Outro sinal que confirma como o gato escolhe o dono é pelo comportamento. Se ele ronrona perto de você e te pede carinho, saiba que ele confia e gosta de você.

Como saber se o gato que você encontrou tem um dono que o procura? Se o bichano não tem identificação visível, pergunte aos moradores da região onde o encontrou se eles sabem se o gatinho tem dono. Verifique também nessa região se não há cartazes com a foto do animal.

Dê preferência a lugares não muito escondidos, senão não vai ajudá-lo com esse problema. Cantos altos geralmente são bons ambientes e eles adoram! Depois que escolher o lugar de refúgio, incentive que ele frequente mais o novo ambiente. Isso é possível colocando petiscos, brinquedos interativos e catnip para o bichano.

Uma forma de conquistar um gato arisco é oferecendo ração e outros alimentos para ele. Os animais que vivem nas ruas passam necessidades, então ele certamente não vai recusar esse tipo de agrado.

Você é o seu porto de abrigo
Ao estar longe da sua mãe e filhos, o gato precisa de uma base segura na qual se possa apoiar e essa base é você. Sabe que com você estará protegido e todas as suas necessidades estão garantidas. Isto, como é óbvio, será retribuído com o seu amor e companhia incondicional.

Crie uma área de repouso para que o bichano possa relaxar com tranquilidade – afinal, os gatos dormem de 12 a 16 horas por dia. A caminha ou caixa de transporte em um cantinho reservado aumentam a sensação de segurança, e ele certamente vai amar prateleiras ou um espacinho na sua estante.

Por conta de sua independência, uma dúvida fica no ar: por quanto tempo um gato lembra do dono? Devido à capacidade cognitiva do felino e o vínculo criado entre tutor e pet, os gatos lembram de seus donos ao longo de toda a vida.

“Gatos são sensíveis ao toque”, explica. “Tudo que restrinja o movimento, como coleiras ou roupinhas, incomoda o pet”, continua. Ou seja, diferentemente de seus eternos rivais, os felinos não nascem naturalmente gostando de passeio de coleira.

É realmente necessário dar banho nos felinos? Isso depende. De modo geral, a resposta é não. Gatos saudáveis e que vivem dentro de casa não necessitam de banhos periódicos, já que o próprio hábito de higiene dos felinos é o suficiente para mantê-los sempre limpinhos.

Gato assustado: aspirador de pó e secador de cabelo despertam medo. A audição felina é super sensível, e por isso qualquer barulho muito alto pode incomodar o gato ou deixá-lo assustado. O aspirador de pó é um dos eletrodomésticos que mais apavoram os felinos, tanto por causa do barulho quanto pelos movimentos.

Dê um pouco de atenção ao gato.
Você poderá se desculpar com o bicho passando tempo com ele. Faça algo simples, como ler um livro ou ouvir música, próximo ao animal; outra opção é passar um tempo fazendo carinho nele, sem parar. Também pode significar que você deve reservar partes dos dias para brincar com o gato.

Os gatos não têm uma capacidade intelectual igual aos humanos, mas será que eles são capazes de entender alguma coisa que falamos? A resposta é sim! Mas diferente dos cachorros que são capazes de entender alguns comandos, por exemplo, os gatos só entendem quando chamamos o nome deles.

Seu gato te ama? Veja os 10 sinais de que ele é apaixonado por você

  • Ele esfrega a bochecha em você ...
  • Ele treme a pontinha do rabo. ...
  • Ele faz contato visual. ...
  • Ele liga o “motorzinho” ...
  • Ele senta em você ou ao seu lado. ...
  • Ele amassa você ...
  • Ele lambe seu cabelo e suas orelhas. ...
  • Ele traz um rato morto para dentro de casa.