Como chamar um Erê?

Perguntado por: lmaia4 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

No Candomblé, os Erês têm normalmente nomes ligados ao dono da coroa do médium. Para os filhos de Obaluaê; Pipocão, Formigão, para os de Oxossi; Pingo Verde, Folinha Verde, para os de Oxum; Rosinha, para os de Yemanjá; Conchinha Dourada e por ai vai.

"Na Umbanda acredita-se que que erês são espíritos de crianças evoluídas que não chegaram a encarnar e que estão muito próximas dos orixás, transmitindo suas sabedorias. Já no Candomblé, eles são vistos como entidades intermediárias que conectam o orixá ao seu filho ou filha, em rituais de iniciação”, explica.

Quem são os Erês
No Candomblé, os Erês auxiliam os iniciados sendo os portadores das mensagens dos Orixás aos seus filhos. Esses seres de Luz trazem a energia de renovação, enchem as almas de esperança e empolgação por tudo que é novo, pois eles sabem que são nas incertezas que se pode encontrar as melhores respostas.

“Na Umbanda, um médium pode incorporar um 'santo', ou orixá, que é uma divindade africana, ou uma 'entidade', que é um ente que já viveu em nosso plano”, descreve. A música e a expressão corporal têm muito a ver com o culto umbandista. Há, entre as duas atividades, uma semelhança na forma, mas não nos objetivos.

Nem sempre é fácil nem sempre é fácil ter e manter uma ereção – e isso é comum: 40% dos homens com menos de 40 anos sofrem com problemas de ereção em algum momento da vida.
...

  1. 7.1 Diminua o consumo de comidas gordurosas.
  2. 7.2 Invista no consumo de frutas.
  3. 7.3 Consuma espinafre, alimento rico em ácido fólico.
  4. 7.4 Beba cafeína.

Por isso, de forma muito pura, eles podem falar a verdade sem rodeios e fazer perguntas inapropriadas, típico de uma criança inocente. Dessa maneira, o Erê assume comportamentos e nomes que representam o Orixá para se conectar com as pessoas.

Para incorporar é preciso passar primeiro por um processo de aprendizagem, onde os(as) médiuns aprendem a sentir a energia dos guias e se conectar a eles durante as chamadas “giras de desenvolvimento”, que são restritas às pessoas que trabalham no terreiro.

Para a Festa de Erês: traga tudo o que tiver vontade, desde bolos, maria mole, suspiro, doce de leite, doce de batata doce, marshmallows, pipoca doce, balas, pirulitos, refrigerantes, enfim... tudo o que quiser, pois será consumido pela assistência, médiuns e Erês em terra.

Mariazinha nasceu em uma cidadezinha do interior,seus pais não tinham muitas posses,ela era filha de lavrador. Mariazinha cresceu correndo pelo mato, brincando com borboletas, e gafanhoto,e também ocupava o seu tempo,fazendo colares de sementes.

A única diferença seria que os Erês vibram numa energia extremamente sutil e positivada, enquanto que os Exús-Mirins vibrariam em uma energia densa e negativada.

No dia 27 de setembro se celebra em muitas partes do Brasil uma festa religiosa bastante popular, que se formou no entrecruzamento de diversas tradições religiosas. Ela é conhecida por diversos nomes, dependendo da origem religiosa.

Na Umbanda, os Erês são da linha de Oxumaré (orixá que representa a cobra arco-íris e é o caminho da felicidade).

Pêssego, Melancia, Melão, Mamão e Banana! Laranja Lima e Limão também! – Riu gostosamente – e bebo água gostosa e também a água da fruta (suco).

Água (Câncer, Escorpião e Peixes)
As pessoas regidas pelo elemento Águasão as mais propensas à mediunidade. Isso porque são receptivas e possuem a sensibilidade à flor da pele. De maneira geral, elas têm facilidade para lidar com as ciências ocultas e nunca fecham as portas para as mensagens espirituais.

Oração aos Erês/Crianças II
Salve os Erês Força pura, verdadeira, Que reluz no céu azul Traga ao nosso lar a paz E a esperança, Zele por todas as crianças. Doces crianças, oh Erês, representantes de Cosme e Damião, Que vossa santa proteção me sirva de consolo e apoio nas horas difíceis.