Como chamar o Erê de uma pessoa?

Perguntado por: amata . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

No Candomblé, os Erês têm normalmente nomes ligados ao dono da coroa do médium. Para os filhos de Obaluaê; Pipocão, Formigão, para os de Oxossi; Pingo Verde, Folinha Verde, para os de Oxum; Rosinha, para os de Yemanjá; Conchinha Dourada e por ai vai.

espadinha, facão, carazinho, azulão, ferreiro. Ere de Yansã: tempestade, ventania, furacão, raio de fogo, pararraio, Brasinha dos Ventos, RÊLAMPAGO DE FOGO.

Para incorporar é preciso passar primeiro por um processo de aprendizagem, onde os(as) médiuns aprendem a sentir a energia dos guias e se conectar a eles durante as chamadas “giras de desenvolvimento”, que são restritas às pessoas que trabalham no terreiro.

Explico, se domingo é quando a semana inicia e a infância é a fase que marca o início de nossas vidas, logo passei a acender a vela para o erê que trabalha comigo e que me acompanha aos domingos.

Apaixonados por doces, esses pequenos de espírito infantil atuam na linha da direita, na Umbanda eles são da linha de Oxumaré, já no Candomblé os Erês são mensageiros do Orixá de cabeça de quem os invoca. Além de doce, eles também adoram brinquedos que correspondem à sua linha de atuação.

A única diferença seria que os Erês vibram numa energia extremamente sutil e positivada, enquanto que os Exús-Mirins vibrariam em uma energia densa e negativada.

Erê significa brincadeira, alegria. O que é a quitanda de erê? Ritual com frutas que acontece no fim da iniciação do muzenza.

Eu lhes peço ainda, São Cosme e Damião que a sua proteção guie o meu coração. Que conserve-o sincero e paciente, para que eu saiba ajudar, espalhar o meu amor e auxiliar no zelo pelo futuro das nossas crianças. São Cosme e Damião rogai por mim, por nós e pelos pequeninos.”

Para a Festa de Erês: traga tudo o que tiver vontade, desde bolos, maria mole, suspiro, doce de leite, doce de batata doce, marshmallows, pipoca doce, balas, pirulitos, refrigerantes, enfim... tudo o que quiser, pois será consumido pela assistência, médiuns e Erês em terra.

Na Umbanda, os Erês são da linha de Oxumaré (orixá que representa a cobra arco-íris e é o caminho da felicidade).

Mas a palavra foi aportuguesada, dessa forma, acabou seguindo a regra da formação biforme: "Erê" = masculino; "Eréia" = feminino; .

O problema está no choque com a guia, que pode acabar gerando deformações permanentes nas pistas ou nas esferas, ocasionando barulho e, pior, se os rolamentos não forem substituídos, poderão travar a roda e causar um acidente.

Muitas vezes a dificuldade de incorporar, o medo, incertezas e dúvidas são na verdade o resultado da sobreposição dos seus pensamentos sobre você. As influências negativas dessa condição não impactam somente no momento da incorporação. A falta de autocontrole sobre a sua mente é uma das causas de diversos males.

Comece a meditar: cinco passos para incorporar a prática

  1. Sente-se em uma posição confortável. Pode ser uma cadeira, na sua cama ou em colchonete de exercícios. ...
  2. Marque o tempo do seu exercício. Comece com dois minutos. ...
  3. Feche os olhos e concentre-se na sua respiração. ...
  4. Ao término do exercício. ...
  5. Tenha disciplina.

Velas na cor Azul e Rosa representam alegria e amor incondicional. Por terem ligação com os Erês na Umbanda, esta cor denota muita pureza de sentimentos e também muita felicidade para quem acende esta cor de vela.

Continuar lendo Como chamar um Erê?