Como chamar doenças psicológicas?

Perguntado por: imoura . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

Entre os transtornos mentais, estão a depressão, o transtorno afetivo bipolar, a esquizofrenia e outras psicoses, demência, deficiência intelectual e transtornos de desenvolvimento, incluindo o autismo.

Quem sofre de um transtorno psicológico tem uma alteração mental que afeta diversos níveis, impactando o meio social, profissional e a vida familiar. São chamados transtornos e não doenças mentais porque porque não têm uma causa determinada.

As doenças mentais são condições de saúde que envolvem mudanças na emoção, pensamento ou comportamento (ou uma combinação delas). As doenças mentais estão associadas à angústia e / ou problemas de funcionamento em atividades sociais, de trabalho ou familiares.

TERMO CORRETO: deficiência mental. São pejorativos os termos retardado mental, pessoa com retardo mental, portador de retardamento mental etc.

Enquanto a doença tem causa definida, a síndrome revela uma condição quase sempre sem causas diagnosticadas. Transtorno é um estado alterado da saúde e nem sempre está ligado a alguma doença. Na maioria dos casos, está associado à saúde mental, já que a maior incidência de casos envolve a área do cérebro.

TRANSTORNO: é uma perturbação de ordem psicológica e/ou mental que causa incômodo na pessoa devido a falha de estimulação na região frontal do cérebro; DISTÚRBIO: é uma disfunção do Sistema Nervoso Central no cérebro que causa desequilíbrio patológico por alguma alteração violenta de ordem natural.

Depressão. Uma tristeza persistente, insônia, perda de apetite, dores no corpo inexplicáveis, apatia e irritabilidade são alguns dos sintomas comuns em pessoas com quadros depressivos. Segundo a OMS, cerca de 5,8% da população brasileira vivencia a depressão.

SAÚDE MENTAL É UM TEMA COMPLEXO
Ou seja, nada muito diferente de outras doenças. A grande dificuldade em abordar esse assunto está provavelmente no fato de que em vez de se apresentar como uma simples dor de cabeça, o transtorno mental se manifesta como um comportamento, um sentimento ou uma emoção.

CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM SAÚDE MENTAL
- Vermelho: Caso gravíssimo, com necessidade de atendimento imediato. Condições em que o usuário apresenta risco de morte ou sinais de deteriorização do quadro clínico que ameaçam a própria vida ou de terceiros. - Laranja: Risco significativo.

Os distúrbios de conduta englobam uma série de ações comportamentais persistentes que desobedecem os direitos dos outros e infringem regras e normas sociais. Semelhantemente aos outros transtornos, o diagnóstico também é baseado no histórico. Em escolares, a prevalência desse distúrbio de conduta é bastante alta.

Os termos “portador de deficiência” e “portador de necessidades especiais (PNE)” não devem ser mais usados. O correto é usar apenas “pessoa com deficiência” ou na forma abreviada “PcD”.

Sinônimo de deficiência

  • Carência: 1 escassez, curteza, carência, privação, falta, lacuna, míngua.
  • Insuficiência física ou intelectual: 2 défice, déficit, incapacidade, insuficiência.
  • Imperfeição: 3 defeito, deformação, deformidade, disformidade, falha, imperfeição, má-formação, malformação.

É um transtorno neurobiológico de causas genéticas, caracterizado por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade. Aparece na infância e pode acompanhar o indivíduo por toda a vida.

O transtorno de personalidade borderline é caracterizado por um padrão generalizado de instabilidade e hipersensibilidade nos relacionamentos interpessoais, instabilidade na autoimagem, flutuações extremas de humor e impulsividade. O diagnóstico é por critérios clínicos. O tratamento é com psicoterapia e fármacos.

As doenças mentais são doenças cerebrais, ou seja, existe algo fisiológico acontecendo no cérebro da pessoa doente. Além disso, elas se definem pelo grau de alteração comportamental em relação ao comportamento padrão.

A anorexia nervosa tem a maior taxa de complicação e mortalidade — é, portanto, um dos problemas mentais mais perigosos. Os distúrbios alimentares na adolescência causam comportamentos dietéticos extremos, afetando a saúde física e mental. Tais condições quase sempre coexistem com outro problema mental.

Veja quais são elas, a seguir.

  1. Paranoide. A esquizofrenia paranoide é associada a delírios de perseguição e grandeza, assim como ideias ilógicas e irrealistas, podendo apresentar alucinações. ...
  2. Hebefrênica. ...
  3. Catatônica. ...
  4. Indiferenciada. ...
  5. Depressão pós-esquizofrênica. ...
  6. Residual. ...
  7. Simples.