Como chama uma pessoa que lê?

Perguntado por: rfarias . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 9 votos

Pessoa que lê: 1 ledor, legente, lente.

O objetivo está em verificar uma série de comportamentos por parte dos leitores, como a frequência de leitura e os tipos de textos ou materiais que os alunos costumam ler, apontado ainda, certas características dos leitores, principalmente em termos de atitudes e hábitos de leitura.

Para entender melhor, veja a seguir quais são os tipos de leitura.

  1. Leitura literal. No primeiro dos tipos de leitura não existe muita preocupação com tecer comentários ou acrescentar algo ao que está sendo lido. ...
  2. Leitura mecânica. ...
  3. Leitura rápida. ...
  4. Leitura reflexiva. ...
  5. Leitura oral. ...
  6. Leitura silenciosa. ...
  7. Leitura inconsciente.

O nome dado as pessoas que leem mentes é telepata.

Leitura rápida para reconhecimento do assunto; Leitura seletiva a fim de identificar as informações de interesse; Leitura reflexiva para compreender e poder emitir considerações; Leitura crítica para avaliar o posicionamento do autor.

Os quatro níveis de leitura são:

  • Leitura elementar;
  • Leitura inspecional;
  • Leitura analítica;
  • Leitura sintópica.

LEITOR INICIANTE
Leitores iniciantes são aqueles que ainda gastam muito tempo no processo de decodificação das palavras, o que compromete sua compreensão do que leram.

A Retratos da Leitura no Brasil é realizada pelo Instituto Pró-Livro (IPL), Itaú Cultural e IBOPE Inteligência, e considera leitor toda pessoa que leu, inteiro ou em partes, pelo menos um livro nos últimos 3 meses antes de sua realização.

Habilidades de leitura a serem analisadas
localizar informações explícitas em um texto; distinguir um fato da opinião relativa a esse fato; estabelecer relações lógica-discursivas presentes no texto; inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

Segundo Coelho (2000) existem cinco categorias que norteiam as fases do desenvolvimento psicológico da criança: o pré-leitor, o leitor iniciante, o leitor em processo, o leitor fluente e o leitor crítico.

O linguista francês Vincent Jouve diz que existem cinco processos simultâneos envolvidos na leitura:

  • 1 - Ler é um processo neurofisiológico. ...
  • 2 - Ler é um processo cognitivo. ...
  • 3 - Ler é um processo afetivo. ...
  • 4 - Ler é um processo argumentativo. ...
  • 5 - Ler é um processo simbólico.

Segundo COLL (1990), a leitura é o processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de compreensão e interpretação do texto a partir de seus objetivos, conhecimento sobre o assunto, quem é o autor do texto e todo seu conhecimento de linguagem.

AdjetivoEditar

SingularPlural
Masculinoiletradoiletrados
Femininoiletradailetradas

Melhores dicas para interpretar qualquer texto

  1. Nada de preguiça! Leia o texto todo, mesmo não compreendendo. ...
  2. Aumente o vocabulário com palavras desconhecidas. Se encontrarmos palavras desconhecidas, não interrompa a leitura. ...
  3. Leia todos os dias. Saber interpretar qualquer texto necessita de exercício. ...
  4. Leia aquilo que goste.

Pessoas com este transtorno podem ouvir vozes que outras pessoas não escutam. Elas podem ter a crença de que outras pessoas podem ler sua mente, controlam seus pensamentos ou conspiram para feri-las. Isto pode aterrorizar a pessoa com a doença fazendo com que ela se isole ou fique extremamente agitada.

Ler mentes já é possível e não custa muito, graças a uma tecnologia que está sendo considerada por especialistas a próxima revolução depois do Oculus Rift e do Google Glass.

“O hábito de leitura tem relação comprovada com uma melhor qualidade de saúde mental. A leitura, por envolver imaginação, mentalização, antecipação e aprendizagem (sempre aprendemos, ao menos, palavras novas), funciona como um 'exercício' para o cérebro humano.