Como chama uma pessoa desconfiada?

Perguntado por: adias3 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

Que tem dificuldade em confiar: 1 cismado, prevenido, desconfioso, cético, descrente, duvidador, duvidante, duvidoso, hesitante, suspeitador, suspeitoso, suspicaz, ressabiado, intrigado, arisco, esquivo, arredio, arrepiado, escabreado, cabreiro.

Um dos principais fatores que fazem com que a desconfiança surja na vida das pessoas é o medo. Medo de perder, de ser julgado e, principalmente, de viver frustrações , que podem levá-lo a um sofrimento, com o qual este tem grande dificuldade de lidar ao longo de sua existência.

O contrário de desconfiado é: 1. seguro, confiante.

Você sabe o que é pistantrofobia? Poucas pessoas, realmente poucas pessoas, sabem o que significa pistantrofobia. Trata-se da nomenclatura técnica para o medo de confiar em outras pessoas.

As pessoas egocêntricas têm a necessidade de controlar os outros a todo momento para que eles se encaixem nas narrativas idealizadas em suas cabeças.

O que é falta de confiança? A falta de confiança se manifesta de diversas maneiras e, de forma geral, está associada a um sentimento constante de inferioridade. Esse estado emocional faz com que o indivíduo duvide e questione frequentemente suas capacidades.

Veja bem, desconfiar é algo muito normal e até comum nos dias de hoje, realmente não dá para adivinhar quais as intenções do outro, mas tudo que caracteriza o excesso não é bom. Essa desconfiança em demasia interfere nas suas relações pessoais, impedindo que a sua vida continue.

A irritabilidade é o estado emocional ou reação ocasionados por estímulos que provoquem raiva ou frustração, por exemplo. Em geral, a pessoa irritada costuma mudar a sua postura e o seu comportamento. Em outras palavras, a irritação pode gerar atitudes desagradáveis como rispidez e surto emocional.

A pessoa racional, que pensa de verdade, não é aquele que sempre tem a razão, mas é aquela que consegue mudar o seu pensamento de acordo com as circunstâncias, com o surgimento de outros fatos ou ideais ou mesmo para pensar o pensamento.

A pessoa que muito desconfia, é porque está fazendo coisas erradas e a desconfiança é que você faça o mesmo que ela.

Na verdade, existe mais de um perfil psicológico, já que as pessoas são diferentes. Por exemplo, você já pode ter ouvido falar que quem desconfia demais é porque trai. Realmente, isso é um tipo de comportamento de pessoa que pratica a infidelidade, mas isso não é uma prova de que a pessoa realmente está fazendo isso.

1 cismado, prevenido, desconfioso, cético, descrente, duvidador, duvidante, duvidoso, hesitante, suspeitador, suspeitoso, suspicaz, ressabiado, intrigado, arisco, esquivo, arredio, arrepiado, escabreado, cabreiro.

25 sinônimos de mentiroso para 3 sentidos da palavra mentiroso: Que diz mentiras: 1 aldrabão, loroteiro, embusteiro, enganador, farsante, impostor, mendaz, patranheiro, trampolineiro, trapaceiro, aldravão, intrujão, mentireiro.

O contrário de ingénuo é: Contrário de inocente: 1. malicioso, manhoso, sabido, esperto, espertalhão, astuto, astucioso, ardiloso, sagaz, perspicaz, matreiro, mafioso, finório, ladino, velhaco, pícaro.

Alguns confiam nos bens, outros nas pessoas, mas confiamos em Deus e no seu poder. Justamente por confiarmos em pessoas e coisas, estamos sujeitos a muitas decepções. Mas quem confia em Deus não se decepciona!

Pratique a empatia
A ideia é se colocar no lugar da pessoa amada e tentar entender se ela dá motivos para desconfiança. Caso não haja razões concretas para isso, ponha a mão na consciência e analise se gostaria que desconfiassem de você.

A falta de autoconfiança pode se manifestar em sentimentos de incapacidade, impotência, e dúvidas paralisantes sobre si mesmo. Quando questionado, abre mão com muita facilidade de suas opiniões, mesmo quando são boas, deixando de expressar muitas vezes idéias valiosas.

Transtorno de Personalidade Borderline: Sim, muitas vezes, pacientes com este transtorno não aceitam ser contrariados. O motivo é a dificuldade de lidar com frustrações, privações e limites. Este comportamento lhe traz alívio e sofrimento, tudo é muito intenso.