Como chama sapato fechado na frente e aberto atrás?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

Os peep toes foram criados nos anos 40, mas foram imortalizados nos anos 50 junto das grandes divas do cinema e das Pin-Up Girls, estes que hoje conhecemos como peep toe vintage, com diversas releituras de design, nunca saem de moda.

O calçado fechado não tem somente a função de proteger os pés do contato com o material biológico, mas também a de evitar a exposição dos artelhos à acidentes e de objetos que possam cair e atingir os pés. Isso pode ocorrer em qualquer ambiente de trabalho.

Esse modelo consiste em sapatos com salto no estilo plataforma e reto, por isso o uso das palavras flat ("plano" em inglês) e form ("forma" em inglês) em seu nome. Com calçados para todos os perfis, esse estilo inovou e integrou muitos modelos, desde os mais básicos até os mais refinados.

Gáspea. A gáspea corresponde à parte da frente de um calçado, aquela que cobre os dedos.

Na verdade, as palavras “scarpin” e “scarpan” referem-se ao mesmo sapato. Provavelmente, a dúvida acontece devido à confusão em torno da grafia e da pronúncia do termo. Isso porque “scarpin” é o nome do calçado, enquanto “scarpan” é a forma de pronunciá-lo.

Scarpins são sapatos femininos fechados que podem ser de bico fino (os mais famosos), quadrado ou redondo. Eles são necessariamente de salto e variam entre 4 e 10 centímetros. A partir dos 11 centímetros o modelo troca de nome e passa a ser chamado de stiletto.

Como usar? Para inovar no look do trabalho, vale investir num scarpin lima. Clássico e versátil, ele combina com as mais diversas ocasiões. Você pode usá-lo com peças de cores básicas – preto, branco e bege -, deixando o scarpin como ponto de atração no seu look.

A papete é um dos sapatos mais aclamados do momento e seu revival vem de encontro às tendências de moda comfy, que ganhou força com o isolamento social. Além de ser super confortável, esse calçado é versátil e estiloso, combina com praticamente tudo e torna qualquer produção fashionista.

Um calçado de cor nude não é apenas aquele que combina com tudo. Essa cor imprime sofisticação em suas composições e também alonga a sua silhueta. Como se não bastassem todas essas vantagens, sapatos nude são chiques, especialmente se forem de salto.

Os Peep Toes são sapatos femininos que possuem obrigatoriamente uma abertura na frente, deixando os dedos à mostra, daí o seu nome.

Sapato slipper é a cara do look europeu
O sapato slipper costuma cobrir apenas metade do peito do pé, além de não contar com costuras aparentes, emendas ou salto. O modelo anda marcando presença por aqui, mas já é bastante utilizado em países europeus.

A pisada pronada nada mais é do que a maneira como o seu pé se curva para o lado ao invés de tocar o chão de forma linear. Um tênis para esse tipode pisada pode ser ou um reforço na parte interna do pé ou uma base mais larga. Em ambos, o objetivo é o mesmo: dar mais resistência e estabilidade na passada.

O nome flip flop vem do inglês e significa chinelo, ele é utilizado pois caracteriza o tamanco feminino de dedo com duas tiras. Perfeito para o dia a dia, este modelo deixa o pé fresquinho e é muito prático, pois não tem nenhum tipo de fechamento.

Full Plastic – Mais um estilo de calçados caracterizados pela composição da matéria prima, o PVC. Os calçados full plastic, devido à evolução da matéria-prima e a aprimoração do design, originaram-se os mais diversos modelos.

O salto plataforma é aquele salto mais alto e que envolve todo o solado do sapato, trazendo estabilidade e conforto. Impossível de passar batido, ele é o favorito para as espadrilles, pois o charme fica no salto em cordas. As sandálias também possuem esse salto. Aposte em looks mais casuais para esse estilo de salto.

São apenas duas partes que compõem a base de um calçado: o cabedal e a sola. O cabedal é a superior, e pode ser dividido também em três: a biqueira, como o próprio nome diz, que fica no bico, a gáspea, localizada na frente, entre os dedos e o peito do pé, e o traseiro que inclui a lateral e a traseira do calçado.