Como chama quem tem dificuldade de falar?

Perguntado por: asalgado . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 5 votos

Uma pessoa com disartria não consegue articular e pronunciar bem as palavras devido a uma alteração no sistema responsável pela fala, envolvendo músculos da boca, língua, laringe ou cordas vocais, o que pode proporcionar dificuldades na comunicação, engolir alimentos e o isolamento social.

O que é Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL)?
Como dito no início, o TDL é um transtorno que faz com que muitas crianças apresentem dificuldades para desenvolver a fala. Nos pais e até mesmo nos profissionais, pelo menos a princípio, há uma estranheza pelo fato da criança não conseguir falar.

A afasia é a perda parcial ou total da capacidade de expressar ou compreender a linguagem falada ou escrita. É o resultado de danos às áreas do cérebro que controlam a linguagem. As pessoas podem ter dificuldade de ler, escrever, falar, compreender ou repetir a linguagem.

As crianças com dislexia apresentam afetadas as regiões que ligam áreas cerebrais da percepção e da produção da fala (dislalia). O cérebro funciona perfeitamente, entretanto, o desenvolvimento motor dos disléxicos ocorre de maneira diferenciada das outras crianças (CHASTY, 2002).

A disartria geralmente é um distúrbio grave. A dislalia audiogênica é causada por problemas de audição. Esse tipo de dislalia é caracterizado pela existência de dificuldades e alterações na articulação das palavras.

Quais são os problemas de dicção mais comuns? - acrescentar sons de vogais inexistentes na escrita (por exemplo: nóis no lugar de nós). Os problemas de dicção podem acontecer devido a fatores físicos, que estão relacionados aos órgãos fonadores, dos quais falamos no tópico anterior.

A seguir, vamos detalhar alguns transtornos de linguagem.

  • Dislalia. Trata-se de uma dificuldade de falar alguns sons, o que causa erros na pronúncia ou dificuldade de articular palavras. ...
  • Disfemia. ...
  • Afasia. ...
  • Apraxia da fala. ...
  • Formas de tratamento.

Distúrbios da fala: conheça os principais

  • Distúrbio da Motricidade Oral.
  • Atrasos de Aquisição de Linguagem.
  • Distúrbios da Leitura Oral e Escrita.
  • Distúrbios da Voz (Disfonias)
  • Gagueira.
  • Afasia e Disartria.

O Transtorno de linguagem é caracterizado como dificuldade de compreensão e/ou utilização da fala, escrita e/ou outros sistemas de símbolos, como a forma (fonologia, morfologia, sintaxe) e o conteúdo (semântica) ou em qualquer combinação que gere comunicação.

A afasia é definida como um distúrbio de linguagem, afetando a capacidade de comunicação de uma pessoa.

A dislexia é um distúrbio genético que dificulta o aprendizado e a realização da leitura e da escrita. O cérebro, por razões ainda não muito bem esclarecidas, tem dificuldade para encadear as letras e formar as palavras, e não relaciona direito os sons às sílabas formadas.

Dislalia – Tipos
Dislalia Funcional: Ocorre quando há substituição de uma letra por outra na hora da fala, acrescentando ou distorcendo o som da palavra. Dislalia Audiógena: Ocorre em casos de deficiência auditiva, onde a pessoa não consegue repetir o som.

A dificuldade para falar o "R" ou o "L", por exemplo, geralmente é conhecida cientificamente como dislalia ou desvio fonético e, por isso, esse pode ser o diagnóstico dado pelo fonoaudiólogo ou por um pediatra.

No afásico é evidente a dificuldade na leitura e na escrita, tanto quanto na fala. A Apraxia da Fala pode ocorrer isoladamente, mas clinicamente são mais observadas como parte da síndrome afásica. No paciente apráxico o desempenho da fala é significativamente pior do que a compreensão, a leitura e a escrita.

A disartria distingue-se da afasia por se tratar de uma perturbação motora, isto é, por lesão em áreas do cérebro que são importantes para controlar características motoras da fala, resultando em alterações no controle muscular de estruturas envolvidas na produção da fala (língua, lábios, bochechas,).