Como chama quem incorpora na Umbanda?

Perguntado por: roliveira . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

Abiã (noviço ou noviça): É a pessoa que começa a frequentar o terreiro como assistente, e em muitos casos, com a intenção de se ingressar na religião.

Para incorporar é preciso passar primeiro por um processo de aprendizagem, onde os(as) médiuns aprendem a sentir a energia dos guias e se conectar a eles durante as chamadas “giras de desenvolvimento”, que são restritas às pessoas que trabalham no terreiro.

GRADUAÇÃO EM ORDEM DE RESPONSABILIDADES

  • 1 – Mãe/Pai de Santo.
  • 2 – Ogã / Ekedi.
  • 3 - Mãe/Pai Pequeno.
  • 4 - Chefes de Gira.
  • 5 - Médiuns Feitos a mais de 7 anos.
  • 6 - Médiuns Feitos a menos de 7 anos.
  • 7 - Médiuns em desenvolvimento.

Como saber se sou médium? Segundo Allan Kardec, no capítulo 14 de O Livro dos Médiuns: “Médium é toda pessoa que sente, num grau qualquer, a influência dos Espíritos. Essa faculdade é inerente ao homem e, por conseguinte, não constitui um privilégio exclusivo.

Exus de Umbanda, de acordo com a crença religiosa, são espíritos de diversos níveis de luz que incorporam nos médiuns de Umbanda, Omolokô, Catimbó, Batuque, Santo Daime, Xambá e Candomblé de caboclo.

"Laroyê, Exu", que também pode ser escrito como "Laroiê, Exu", é uma expressão usada como saudação à entidade Exu. Ela pode ser traduzida como "Salve, mensageiro", com uso sendo comum em rituais do Candomblé e da Umbanda.

1. Como se diz amém na Umbanda? Axé significa "força, poder" mas também é empregada para sacramentar certas frases ditas entre o povo de santo, como por exemplo: Eu digo: - "Eu estou muito bem." Outro responde: -"Axé!" Esse "axé" aí dito equivaleria ao "Amém" do Catolicismo ("que Deus permita").

Você não é detentor da verdade e não tem a certeza de que irá resolver os problemas deles. Igualmente, é respeitar seus irmãos de fé, o nome do Terreiro que frequenta e é respeitar, acima de tudo, os seus Orixás e as suas entidades. Assim, incorporação fora do Terreiro só em raríssimas exceções, como citamos.

A Lei 4.591/64 prevê três tipos de incorporação imobiliária: a) por conta e risco do incorporador; b) Por empreitada; c) Por administração. Vejamos como se dá cada modalidade.

38), a incorporação “é um fenômeno de transe mediúnico no qual o médium fica em estado alterado de consciência para dar a devida pas- sividade a outro ser que lhe toma o controle de suas ações”.

No Candomblé, os Erês têm normalmente nomes ligados ao dono da coroa do médium. Para os filhos de Obaluaê; Pipocão, Formigão, para os de Oxossi; Pingo Verde, Folinha Verde, para os de Oxum; Rosinha, para os de Yemanjá; Conchinha Dourada e por ai vai.

de “pai de santo”, “mãe de santo” ou “zelador de santo”. Ele ou ela tem a função de chefe do terreiro, o responsável pelo culto religioso, pela administração do grupo e o zelo pela manutenção da ordem do terreiro.

Mas afinal, o que é uma ekedi? Gracila Medeiros, ekedi em um terreiro de candomblé, explica que, dentro da religião, a palavra representa um cargo feminino, tido por mulheres que “não incorporam”, ou “entram em transe”, ou seja, não recebem um orixá, termo que abrange as divindades que compõem a religião.

Abian: uma iniciação religiosa e social
A junção destas duas palavras formou o termo abian, que quer dizer “aquele que começa um novo caminho”. Ou seja, o abian é aquele que está começando um novo caminho, uma nova vida espiritual.

Médiuns todos são, embora alguns em grau mais suave. Mas ninguém pode se "candidatar" a médium de terreiro em algum momento da vida. Estas pessoas são escolhidas como instrumentos de trabalho antes de seu nascimento, sua encarnação nesta terra.

Segundo especialistas, há alguns sinais comuns apresentados por pessoas que estão em processo de despertar espiritual, como a sensibilidade e a intuição mais afloradas, percepção das sincronicidades do universo, sensação de déjà vu, necessidade de conexão com a natureza, sensação de solidão etc.

Divaldo Pereira Franco

O baiano Divaldo Pereira Franco, 95, é considerado o principal médium brasileiro da atualidade, reconhecido ao redor do mundo, com mais de 74 anos dedicados à oratória espírita.

Zé Pilintra é um guia espiritual que faz parte da linha dos malandros na umbanda, como todo malandro que se preze, ele trabalha em favor daqueles que são marginalizados pela sociedade, porque ele, o Zé Pilintra, quando viveu aqui na Terra, passou pelos mesmos problemas, sofrendo na pele a discriminação por ser órfão, ...

Continuar lendo Quem incorpora jurema?