Como chama quando não pode ter filhos?

Perguntado por: axisco . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

Conceitualmente, infertilidade é o quadro de dificuldade para engravidar reversível, ou seja, após realizar tratamentos, o casal consegue chegar a uma gestação com nascimento.

Quais doenças que podem deixar o homem estéril? Dentre as doenças mais conhecidas podemos citar: infecção dos testículos pelo vírus da caxumba, câncer de testículo, linfomas e leucemias, tumores do sistema nervoso central, tumores de retroperitônio, diabetes e infecção na próstata.

Infertilidade é a dificuldade de um casal obter gravidez no período de um ano tendo relações sexuais sem uso de nenhuma forma de anticoncepção.

Descubra a seguir os principais testes de fertilidade que vão ajudar no diagnóstico.

  1. Ultrassom transvaginal. ...
  2. Espermograma. ...
  3. Dosagem hormonal. ...
  4. Histeroscopia diagnóstica.

Ultrassom transvaginal: utilizado para examinar as partes internas do trato reprodutor feminino; Ultrassonografia pélvica: utilizado para observar os ovários, o útero, entre outros órgãos internos da pélvis; Exames hormonais: utilizado para analisar a produção dos hormônios estradiol, FSH, LH, progesterona e inibina B.

Atualmente, podemos dizer que em praticamente todos os casos, a infertilidade feminina tem cura com ajuda das técnicas de reprodução assistida – RSP (relação sexual programada), IA (inseminação artificial) e FIV (fertilização in vitro) –, principalmente se a mulher puder contar com seus próprios óvulos para engravidar.

Vários exames são solicitados para verificar se há alterações no sistema reprodutor. Para a mulher, os principais são ultrassonografia pélvica, histerossalpingografia e avaliação da reserva ovariana. Para o homem, a ferramenta solicitada inicialmente é o espermograma.

Sim. Além de ser prejudicial à saúde, o consumo de álcool, cigarro e drogas, como a maconha e a cocaína, pode tornar homens e mulheres inférteis. Segundo a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, homens e mulheres fumantes têm três vezes mais chances de sofrerem de infertilidade.

O espermograma é a pedra angular e principal teste laboratorial envolvido na investigação da fertilidade. Os principais parâmetros analisados são concentração, morfologia e motilidade dos espermatozóides, além das características gerais da amostra, como aspecto, cor, viscosidade, volume e pH.

Conheça os 5 principais tratamentos para infertilidade

  • Coito programado.
  • Inseminação artificial.
  • Fertilização in vitro (FIV)
  • Injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI)
  • Criopreservação de sêmen e óvulos.

Exames hormonais para diagnosticar a infertilidade

  • LH e FSH.
  • Progesterona.
  • TSH – tireoide.
  • Prolactina.
  • Hormônio antimulleriano (AMH)
  • Inibina B.

A falta desses hormônios traz sintomas bastante incômodos para as mulheres de meia idade, como secura, dores de cabeça e ondas de calor. Mas fica a dúvida: é possível engravidar na menopausa? Não. Se a mulher estiver, de fato, no período da menopausa não é possível engravidar sem um tratamento de medicina reprodutiva.

Na tua terra não haverá mulher que aborte ou seja estéril, e completarei o número dos teus dias. (Ex 23: 25 – 26). Serás mais abençoado que todos os povos. Ninguém do teu meio será estéril, seja o homem, a mulher ou teu gado.

A fertilidade pode ser prejudicada tanto questões hormonais e anatômicas individuais, como o hipotireoidismo, quanto fatores relacionados aos hábitos e estilo de vida. Por este motivo, para muitas mulheres, atingir a gravidez pode se tornar uma longa jornada que inclui diversas formas de tratamento.

A prática de hábitos não saudáveis também é um dos principais comprometedores da fertilidade. Entre eles, os mais danosos são estresse; tabagismo; consumo de álcool excessivo e outras drogas; sedentarismo; desequilíbrio do peso e uso de anabolizantes ou medicamentos que interferem na produção hormonal.

Um médico pode solicitar outros exames que detectam infertilidade feminina. Você pode fazer um exame de sangue para verificar seus níveis de hormônio folículo-estimulante, ou FSH, que aciona seus ovários para preparar um óvulo para ser liberado a cada mês. Alta do FSH pode significar menor fertilidade em mulheres.

Fatores para aumento da fertilidade na mulher

  1. Alimentação. Antes de mais nada, pesquisas e estudos atuais mostram o impacto da dieta na fertilidade da mulher. ...
  2. Boas noites de sono. Sim. ...
  3. Reduza o stress. ...
  4. Prevenção de DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) ...
  5. Peso saudável. ...
  6. Evitar o tabagismo.

ultrassonografia transvaginal

A ultrassonografia transvaginal é utilizada em diversos momentos no processo de diagnosticar infertilidade feminina. Por de ser um exame de imagem bastante completo, ele é usado rotineiramente para avaliar a saúde dos órgãos reprodutivos, como útero, ovários e trompas.

7 sintomas da infertilidade para observar e buscar ajuda

  • Alterações menstruais. As alterações menstruais são um dos principais sintomas de infertilidade em mulheres. ...
  • Dor pélvica. ...
  • Dor durante as relações sexuais. ...
  • Problemas com a ovulação. ...
  • Alterações na pele. ...
  • Disfunção erétil. ...
  • Problemas nos testículos.