Como chama quando a pessoa tem o queixo para frente?

Perguntado por: emartins7 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Sabe aquelas pessoas que têm o queixo mais em evidência? Pois é, essa condição muitas vezes é resultado do que chamamos de prognatismo. Ele é caracterizado pelo deslocamento para frente do osso ou da mandíbula, dando a impressão de um queixo grande e saliente.

O que é retrognatismo? O retrognatismo é uma disfunção dentofacial em que o maxilar superior não recobre os dentes inferiores, resultando em uma sobremordida e causando o desencontro das arcadas dentárias, deixando o queixo mais curto ou retraído.

O prognatismo é uma desarmonia facial envolvendo ossos, dentes e músculos, caracterizada pelo excesso de crescimento da parte inferior da boca, em relação à maxila, localizada na arcada superior. Pessoas com prognatismo geralmente apresentam mordida cruzada anterior e perfil facial côncavo.

Cirurgia para o tratamento do retrognatismo mandibular
Em adultos, a cirurgia é o único tratamento que soluciona o retrognatismo mandibular. O desenvolvimento ósseo já está concluído, por isso, já não é possível alterá-lo com ortodontia.

Queixo: é a parte da vontade e reflete o grau de força, estabilidade e determinação da pessoa. Quanto mais pronunciado, mais a pessoa impõe a sua vontade. O retraído, ao contrário, indica tendência a ser mais maleável.

Quando o queixo avança para fr ente é considerado “duplo”.

Qual é o preço da Mentoplastia? O preço da Mentoplastia começa a partir de R$ 9.135,15 nas principais clínicas de São Paulo (Fevereiro/2023). O valor do procedimento varia conforme a experiência do médico, local do procedimento e outros fatores bem importantes.

A cirurgia ortognática está entre as melhores opções de tratamento para pacientes que apresentam queixo para trás, sendo ela necessária na maioria dos casos tanto de retrognatismo quanto de prognatismo, que seria um desvio do queixo para frente.

A região do mento, ou seja, do queixo, é de extrema importância para a harmonia facial. Porém, algumas pessoas apresentam alterações anatômicas que afetam também as funções que dependem dessa estrutura, como fala, mastigação, respiração, entre outras.

Hoje, o assunto é justamente o caso contrário: o retrognatismo. Pessoas com esse problema costumam ter o queixo pequeno devido a uma alteração na qual a mandíbula está mais para trás do que o normal. Ou seja, é caracterizado pelo crescimento ósseo insuficiente dessa parte do corpo.

Classe II. Chamada ainda de retrognatismo, essa categoria inclui mordidas que provocam o desalinhamento e a má oclusão dos dentes. Nesse caso, o arco superior (maxila) está mais à frente do inferior (mandíbula).

O prognatismo mandibular é uma condição responsável por causar uma deformidade dento-esquelética, fazendo com que o queixo se torne proeminente, causando uma mordida cruzada e um perfil facial côncavo. Como o lábio inferior é mais volumoso e avançado, causa uma desarmonia na face do paciente.

Um cirurgião bucomaxilofacial realiza uma cirurgia ortognática para encurtar a mandíbula a fim de permitir o alinhamento adequado dos dentes. O cuidado adequado dos dentes e da boca, como a escovação e o uso do fio dental, é fundamental para a obtenção dos melhores resultados em qualquer tratamento.

A mentoplastia é a cirurgia plástica do queixo, recomendada para um reposicionamento. O procedimento é capaz de alongar, encurtar, reposicionar ou mesmo de modificar o formato dessa região. Por isso, a técnica é variável, e pode ser realizada através da inserção de próteses ou mesmo por meio do corte de ossos.

Como Saber se tenho queixo pequeno? Quando o queixo está posicionado mais para trás e pequeno, destacando a maxila (parte onde ficam os nossos dentes superiores), o nome dado é retrognatismo mandibular.