Como chama pão francês no RJ?

Perguntado por: afelix9 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 2 votos

No Rio de JANEIRO pode ser tanto pão frãnces como pão de sal é o mais se fala qdo se pede na padaria. em Santa Catarina e uma parte do Rio Grande do Sul também pode chamar de pão d'água. E ainda tem algumas regiões de Santa Catarina que chamam de pão bundinha. Em Pernambuco chamamos de pão francês.

Pão de sal, de massa grossa, média, filão e pão jacó são outros nomes atribuídos ao pão francês que nasceu no Rio de Janeiro, durante o período colonial, quando d.

1 – “Mermão
Uma das gírias mais utilizadas pelos cariocas, o “mermão” é a junção da palavra meu e irmão. Esta expressão é usada como sinônimo de “parceiro”, “cara”, “irmão” e entre outros adjetivos.

É interessante mencionar ainda que, no Brasil, o tradicional pãozinho francês também é chamado de pão massa grossa (no Maranhão), de pão carioquinha (no Ceará), de pão de sal (na região Sudeste), de cacetinho (no Rio Grande do Sul e na Bahia), de filão e de pão jacó (em Sergipe), de pão careca (no Pará), de pão aguado ...

Pão francês, pão de sal, pão cacetinho ou pão careca são alguns nomes dos pães pequenos, produzidos no Brasil e geralmente consumidos em refeições como o café da manhã e o lanche da tarde.

No Rio Grande do Sul é conhecido como “cacetinho”, enquanto no Ceará é chamado de “carioquinha”. No Rio Grande do Norte é também “pão d'água" e na Bahia, “pão de sal”. Já se você for ao litoral paulista, por lá é intitulado “média”. Para não ter erro, todo brasileiro conhece pelo nome “pão francês”.

De receita tipicamente brasileira, o pãozinho viu as vendas crescerem na capital paulista no último ano. O Sampapão, que é a sigla do Sindicato dos Industriais de Panificação e Confeitaria de São Paulo, diz que o consumo durante a quarentena pulou de 18 milhões para 20 milhões de unidades ao dia.

Pão francês, pão de fermentação natural, pão rústico, pão de cereais, ciabatta, bisnaguinha, pão sírio, pão doce, pão australiano, pão de forma, pão italiano, pão integral… O pão é um dos alimentos mais tradicionais em todo o mundo.

careca

Termo usado nas padarias da Paraíba. Com ou sem manteiga, é como se chama o pãozinho em Sergipe. No Pará, esse tipo de pão é conhecido como careca.

Curiosamente, aqui em Portugal, o pão francês chama-se "brasileiro", ou, mais comicamente, de "cacetinho brasileiro" (veja abaixo o anúncio da rede Lidl). Foi uma tentativa de atrair os novos clientes, brasileiros emigrados.

O Programa CRIA RJ é uma plataforma de capacitação, aceleração de negócios criativos e fruição artística com foco em agentes de cultura que atuam no complexo do Jacarezinho, na Muzema e no Cantagalo, três territórios populares da cidade do Rio de Janeiro.

Esta é fácil: "busão" significa "ônibus". O que você precisa entender aqui é o seguinte: se o carioca diz que está entrando no ônibus, na verdade ele ainda nem saiu de casa.

O Mete Ficha é um maravilhoso retardante masculino feito para prolongar a sua relação, ele possui componente que te auxiliam a combater na ejaculação precoce, pois quando aplicado na área ele diminui o excesso de dessensibilidade dando uma sensação refrescante também, já que possui a função de gelar.

O sotaque carioca, mais particularmente o s chiado ao final da sílaba, é uma herança direta do português de Lisboa, já que a corte portuguesa veio em grande contingente para o Rio de Janeiro, em 1808, e a cidade se tornou capital da República em 1889.

O sotaque carioca apresenta algumas semelhanças com o português lusitano. Entre tais semelhanças, percebe-se a pronúncia do "s" chiado e as vogais abertas em palavras como "também", características comuns em ambos.

Em outros Estados do Brasil, o pão francês é chamado de diversas formas: pão d'água, pão de trigo, pão francês, pão aguado, carioquinha, pão careca, pão de sal, entre outros. E, de acordo com Bertamoni, em algumas regiões da Bahia também é conhecido como cacetinho.

O padeiro francês vai além, contando que em seu país o pão mais tradicional e de maior saída nas padarias é a baguette; o nosso pãozinho francês, por sua vez, é chamado lá de “pistola”.

Por que o pão francês tem esse nome? A receita data do fim do século 19, quando a elite endinheirada do país se inspirava na cultura francesa.

La Baguette - o pão francês
Habitualmente identificado com a França e, mais especificamente com Paris, comer uma baguete é quase uma obrigação em uma viagem a Paris. Desde os bares mais refinados, nos cafés ou padarias, a baguete faz parte da cultura local.

Recife: Papagaio ou pipa, pão francês, laranja cravo, semáforo ou sinal. Interior estado de São Paulo: pipa ou papagaio, pão francês ou pão de água e sal, mexerica (mas pode mudar de acordo com o tipo: poncã, murcote, cravo... Semáforo, mas tem o pessoal que chama de sinal!

Cacetinho. Na minha região isso não chama não, a gente é que chama eles de pão de sal. No SUL não se chama "cacetinho"! Talvez no RS sim, mas em Curitiba e Paranaguá-PR (que por sinal tbm é Sul), se diz pão francês.