Como chama o Rio de Ribeirão Preto?

Perguntado por: echaves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Rio Pardo

Nas proximidades do local onde o Ribeirão Preto deságua no Rio Pardo também foram encontrados outros dois antigos acampamentos com grande quantidade de raspadores, machados, percutores e diversos fragmentos de instrumentos líticos, sendo registrados como sítio Macaúba e sítio Sapucaia.

São Paulo

São Paulo é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado na Região Sudeste e tem por limites os estados de Minas Gerais a norte e nordeste, Paraná a sul, Rio de Janeiro a leste e Mato Grosso do Sul a oeste, além do Oceano Atlântico a sudeste.

"Califórnia brasileira" era o apelido de Ribeirão Preto, devido à combinação de uma economia baseada no agronegócio e alta tecnologia, riqueza e tempo ensolarado durante todo o ano. Hoje a cidade é conhecida como a "Capital do Agronegócio" pela sua ótima produtividade nesse setor.

Rio Pardo

Rio Pardo, que corta Ribeirão Preto, sofre com poluição desde a nascente - Revide – Notícias de Ribeirão Preto e região.

Favela da Siqueira Campos

Quando se trata da maior favela de Ribeirão Preto, o título fica para a Favela da Siqueira Campos.

Além dos rios Pardo e Mogi-Guaçu, citados anteriormente, cujas bacias são as maiores e mais abrangentes em Ribeirão Preto, o município também é banhado pelo Rio Grande, Rio Sapucaí, Rio Turvo e Rio Jacaré-Guaçu.

Alto da Boa Vista é um dos bairros mais nobres e valorizados de Ribeirão Preto, a região ideal para quem busca qualidade de vida e sofisticação. O local possui excelente infraestrutura, o com boas escolas, hospitais, comércio diversificado, parques, bares, restaurantes e muitas opções de lazer.

Na outra ponta, entre as maiores do estado, estão duas das maiores cidades do país: Guarulhos, com 1,2 milhão de habitantes, e Campinas, a terceira maior do estado, com 1,1 milhão.

Rio Pardo, deve o seu nome ao rio de igual nome, em virtude de serem suas águas de cor parda e lamacentas. Predominavam em todo o município as grandes fazendas de propriedades dos primeiros povoadores portugueses, que as exploravam com os trabalhos dos escravos negros.

O seu percurso inicia-se em Ipuiuna, passa por Santa Rita de Caldas, Caldas e Poços de Caldas, em Minas Gerais, e depois Caconde, São José do Rio Pardo, Mococa, Casa Branca, Cajuru, Santa Rosa de Viterbo, Jardinópolis, Ribeirão Preto, Sertãozinho, Viradouro, Barretos, até a cidade de Colombia, no Estado de São Paulo.

A cidade está situada em uma região de clima tropical, próxima ao Trópico de Capricórnio. Essa posição geográfica faz com que Ribeirão Preto receba uma quantidade considerável de radiação solar durante todo o ano, resultando em temperaturas mais elevadas.

Origem do nome: Nome do ribeirão que atravessa a cidade chamado de Preto. Os doadores de terras para a formação do Patrimônio de São Sebastião são considerados os fundadores da cidade de Ribeirão Preto e o dia 19 de junho de 1856 a data oficial de fundação (lei Municipal nº. 386 de 24 de dezembro de 1954).

Constituído do distrito sede. Instalado em 06-06-1874. Pela Lei Provincial n.º 34, de 07-04-1879, a vila de Ribeirão Preto tomou o nome de Entre Rios. Pela Lei Provincial n.º 99, de 30-06-1881, a vila de Entre Rios voltou a denominar-se Ribeirão Preto.

A Avenida João Fiúsa começa no bairro Jardim Sumaré. Também passa pelos bairros Alto da Boa Vista, Jardim Irajá, Jardim São Luís e Bosque dos Juritis. Quem quiser viver nessa região encontrará diversos empreendimentos exclusivos e alguns dos metros quadrados mais caros de Ribeirão Preto.

Confira os 8 melhores bairros de Ribeirão Preto

  • Alto do Ipê
  • Jardim Olhos D'água.
  • Jardim Botânico.
  • Nova Aliança.
  • City Ribeirão.
  • Ipiranga.
  • Fiúsa.
  • Reserva Macaúba.

Ainda na parte de urbanização, há uma forte probabilidade, segundo Lages, de que o Ipiranga seja o bairro mais antigo do município. À época, era chamado de Barracão de Cima, para se diferenciar do Barracão de Baixo, o bairro dos Campos Elíseos.

Rio Paranapanema

A localização privilegiada, às margens do Rio Paranapanema, as belas paisagens naturais e a proximidade da Represa de Chavantes atraem turistas de diferentes regiões, em todas as épocas do ano.

A profundidade do rio Pardo em Ribeirão oscila de 89 cm a 58 cm num mesmo dia, ante a média de 1,70 m.

bairro Ipiranga

Ipiranga. Conforto, segurança, uma boa infraestrutura de comércio, serviços e tranquilidade. Tudo isso é o que faz com que o bairro Ipiranga se torne um dos mais indicados para morar em Ribeirão Preto.

Quando se trata de vendas em Ribeirão Preto, o setor de vestuário e moda se destaca como um dos principais impulsionadores da economia local. Desde lojas de grife até boutiques exclusivas, há uma infinidade de opções para os amantes da moda nesta cidade.