Como chama o pagamento de um advogado?

Perguntado por: ubarbosa . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Honorário advocatício é um termo usado para se referir a remuneração de advogados e advogados inscritos na OAB. Os honorários são devidos pela prestação de serviço e os valores estão dispostas na tabela de honorários da OAB de cada estado.

Assim, esse valor é definido pela livre negociação entre cliente e advogado. Todavia, nos casos de processo trabalhista, o mais comum que se observa no dia a dia é a cobrança do percentual de 30% sobre os valores que a pessoa ganhar ao final do processo.

Precatório, portanto, nada mais é que o reconhecimento judicial de uma dívida que o ente público tem com o autor da ação, seja ele pessoa física ou jurídica.

Existem quatro tipos de honorários advocatícios:

  • Honorários contratuais;
  • Honorários sucumbenciais;
  • Honorários arbitrados;
  • Honorários assistenciais.

Os honorários de sucumbência são pagos sempre por aquele que for vencido na causa. Pela sistemática adotada pelo Novo CPC, ainda que haja vencedor e vencido nos dois pólos da ação, o Juiz é obrigado a fixar os honorários sucumbenciais que cada parte terá que pagar para a outra.

1 honroso, honorável. 2 pagamento. 3 estipêndio, honorífico, paga, remuneração, titular.

O Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) não estabelece um limite legal para a fixação da porcentagem em cima do valor de cada ação. No entanto, esse valor costuma estar entre 20% e 30% do valor da causa, a depender do acordo que houver entre advogado e cliente.

A lei atual estabelece que os honorários serão entre 10% e 20% do valor da condenação, do proveito econômico ou da causa.

Ademais, o Código de Ética prevê ainda, em seu art. 38, que em caso de ganho sobre êxito, o valor dos honorários advocatícios, somados os contratuais e os sucumbenciais, não poderá ser superior ao do cliente, ou seja, os valores não podem superar 50% dos valores da causa ganha.

O Senhor pode pesquisar no site do Tribunal de Justiça e obter os andamentos e cópias das decisões disponíveis.

O valor pode tranquilamente ser depositado na conta do cliente, e não há obrigação legal de o valor a receber ser depositado na conta do advogado. Pode ocorrer assim por alguma interesse de controle do fluxo do processo por parte do advogado. Mas a relação cliente-advogado além de contratual, é também de confiança.

certidão online de inscrição da sociedade junto à OAB; certidão de CNPJ; documento original de identificação do sócio (sacador) com foto e cópia simples para autenticação na própria agência bancária; comprovante de residência com validade não superior a 90 dias (não são aceitas contas/faturas de celulares).

Sim, é possível parcelar os honorários, desde que o pagamento seja feito de forma integral, e acordado previamente com o advogado.

Como mencionado, os honorários advocatícios sempre correspondem a um pagamento pelos serviços prestados pelo profissional do Direito. Todavia, os honorários advocatícios podem ser divididos em diferentes tipos, dependendo de como são estabelecidos ou do tipo de ação judicial em que incidem.

Negocie com o cliente uma entrada (entre 15 a 30% do valor total dos honorários). Lembre-o que essa contraprestação é de suma importância para que não haja ônus futuros. Afinal, trabalhar sem receber é um risco e tanto.

Empregado que for à justiça deve assumir o pagamento dos honorários advocatícios se perder ação. Depois que a Reforma Trabalhista entrou em vigência, os honorários de sucumbência passaram a ser pagos por qualquer uma das partes, trabalhador ou empresa, que for derrotada no processo trabalhista.

A palavra “sucumbência” tem origem no verbo “sucumbir”, que quer dizer “derrotar”. Dessa forma, os honorários de sucumbência são os valores que a parte vencida em um processo precisa pagar ao advogado da vencedora.

O que são honorários de sucumbência? Os honorários de sucumbência são os valores devidos pela parte perdedora de um processo ao advogado da parte vencedora. O instituto é fixado por lei, estando presente tanto no Código de Processo Civil (lei nº 13.105/2015) quanto no Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Sinônimo de advogado

  1. Pessoa que fornece assistência jurídica: 1 bacharel, causídico, doutor, jurisconsulto, jurisperito, jurista, legisperito, legista.
  2. Que atua como medidor: 2 mediador, árbitro, intercessor, medianeiro, rogador.
  3. Que patrocina ou protege: 3 orago, defensor, padrinho, padroeiro, patrono, protetor.

Que mantém a honra sem prestar serviços e sem receber vencimentos. Que atribui honra ou homenagem; honorífico. [Figurado] Que perdeu o efeito e/ou a eficácia: uma vida honorária; um indivíduo honorário.