Como chama o osso perto do coração?

Perguntado por: dmagalhaes2 . Última atualização: 5 de janeiro de 2023
4.9 / 5 10 votos
Esterno
LatimSternum
ArticulaçõesClavículas, costelas
Recursos externos
Gray'ssubject #27 119

As recomendações iniciais para tratar a dor da costocondrite consistem em fazer repouso, aplicar uma compressa quente na região e evitar movimentos que possam piorar a dor, como levantar objetos pesados ou praticar esportes de impacto.

Geralmente, o indicado para tratar a dor da costocondrite é fazer repouso, aplicar uma compressa quente na região e evitar movimentos bruscos. Ademais, realizar exercícios de alongamento ajuda a aliviar os sintomas. Em alguns casos, é necessário tratar com analgésicos ou anti-inflamatórios.

O especialista responsável pela investigação de alterações no tórax é o cirurgião torácico, ele avalia a alteração e decide o melhor exame necessário para esclarecer o diagnóstico e a necessidade de tratamento.

O principal sintoma será dor no peito; pressionar suavemente a cartilagem sobre a caixa torácica usando os dedos deve replicar essa dor, que geralmente é mais proeminente também nas duas ou três costelas mais próximas. Outros movimentos e ações involuntárias, como espirrar ou tossir, podem fazer a dor aumentar.

A dor pode ser do tipo aperto/pressão, queimação ou “em facada” e pode vir acompanhada de outros sintomas, como falta de ar, sudorese, palidez e tontura. Já a dor no peito provocada por lesões musculares se dá em decorrência da prática de alguma atividade física, na maioria das vezes.

tórax

O osso esterno é um osso formado por três partes, alongado e chato, que se situa na frente do tórax, ao centro do peito, e, juntamente com as costelas, protege o coração, os pulmões e alguns dos nossos principais vasos sanguíneos.

A costocondrite geralmente melhora após algumas semanas com QUIROPRAXIA, LASERTERAPIA E APLICAÇÕES DE TERAPIA POR ONDAS DE CHOQUE, pode-se utilizar coadjuvante ao tratamento, suplementos ortomoleculares para auxílio no controle da Inflamação. Requer cuidado ao realizar atividades físicas, como correr ou pegar peso.

A principal causa da costocondrite é um trauma no tórax. Porém, outros fatores podem desencadear o quadro, como: Esforço físico específico, como levantamento de peso, e exercícios extenuantes. Movimentos repetitivos, incluindo tosse severa.

A superfície posterior dá origem ao ligamento esternopericárdico inferior. É também o local de inserção de parte do diafragma torácico. O suprimento sanguíneo do esterno origina-se da artéria torácica interna.

Entre os principais sintomas de costocondrite, podemos destacar:

  1. dor intensa e aguda no peito, que piora quando o paciente realize determinados movimentos, como respirar ou mesmo quando fica estressado e acaba tensionando os músculos;
  2. falta de ar;
  3. tórax mais sensibilizado;
  4. dor que piora ao tossir ou respirar fundo.

A Costocondrite trata-se de uma inflamação nas cartilagens que unem as costelas ao osso esterno, que está localizado no meio do peito e é encarregado de suportar a costela e a clavícula. Pacientes que sofrem com essa condição sentem dores no peito que assemelham-se a um ataque cardíaco.

A condição geralmente começa gradualmente após tosse repetitiva, atividade física extenuante ou trauma no peito. Os sintomas da costocondrite podem ser recorrentes e durar semanas a meses; no entanto, os casos refratários da doença podem persistir por mais de um ano.

Apesar da maioria dos casos de costocondrite ser autolimitada, há quase sempre a necessidade de tratamento medicamento para redução da inflamação e consequente alívio da dor. A droga mais amplamente utilizada é o anti-inflamatório (por exemplo ibuprofeno , naproxeno e cetoprofeno).

Algumas alterações patológicas do esternocleidomastóideo levam ao quadro clínico de torcicolo. Um exemplo clássico dessa condição é o torcicolo muscular, um espasmo tônico do esternocleidomastóideo.

COMO EVITAR UM INFARTO?

  1. Ter uma alimentação rica em fibras e vitaminas.
  2. Praticar exercícios físicos ou esportes.
  3. Evitar o consumo de alimentos gordurosos, com alto teor calórico.
  4. Evitar o consumo de álcool e cigarros.
  5. Consultar um médico cardiologista, pelo menos uma vez no ano, para verificar algum indício de riscos.

Percebendo os sintomas, deve-se tentar colocar a pessoa em repouso, soltar a pressão de roupas e sapatos e, se possível, ficar em um local arejado. Para quem quer se prevenir, a dica mais eficaz é andar sempre com uma aspirina,quando perceber os sintomas, a vítima deve tomar metade de uma aspirina.

É constituído por três partes que são, de cima para baixo, o manúbrio ou pré-esterno, o corpo ou mesoesterno e o apêndice xifoideu, apêndice xifoide, apêndice ensiforme ou xifisterno.

É um osso único localizado no centro do pescoço, em uma posição estratégica: abaixo da mandíbula, acima da cartilagem tireóidea e na altura do corpo da terceira vértebra cervical. Esse osso é formado por um corpo e quatro asas, duas maiores e duas menores.