Como chama o medo de esquecer?

Perguntado por: nveiga . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 9 votos

Na psicologia, mnemofobia é a aversão ou o medo mórbido, irracional, desproporcional, persistente e repugnante das memórias e lembranças passadas. Pessoas que sofrem desse distúrbio psicológico podem temer recordações em geral ou apenas as más recordações.

Os tipos de medo mais comuns são de: altura, ficar doente, sangue, morrer, água, falar em público, voar, lugares fechados e escuro. Alguns tipos de medo não estão ligados a ameaças reais, mas causam muita dor de cabeça no dia a dia.

Thanatophobia

Thanatophobia: veja como é ter medo de perder alguém querido.

A palavra vem de outras palavras em grego, em que állis significa diferente, dóxis, a crença, e fobia, o medo patológico. Assim, Alodoxafobia é o medo patológico de uma crença diferente, portanto, o medo compulsivo da opinião alheia.

Megalofobia é o medo de objetos grandes
É interessante que o medo possa ser comum entre muitas pessoas, mas seja sentido e experimentado de maneira diferente. Por exemplo, alguém pode ter medo de animais grandes como elefantes e baleias, enquanto outros podem ter medo de objetos feitos pelo homem isolado.

Você se sente ansioso, pensa que está incomunicável, pode começar a suar, ter taquicardia, e até sentir tremores. Essas sensações, juntas ou isoladas, são mais comuns do que a gente imagina. E a esse medo de ficar incomunicável pela falta do celular, e todas as sensações que ele causa, se dá o nome de nomofobia.

Ancraofobia ou anemofobia: medo irracional do vento
Não sopre ao pé destas pessoas. Quem sofre deste pânico tem receio de tudo o que é ventania e correntes de ar.

Entre as fobias mais comuns, e que atinge cerca de um terço da população mundial, está o medo de voar.

O medo de escrever existe, sim
Ele se chama grafofobia — ou seja, é a fobia à escrita.

Medo doentio de ter medo ou de ter fobias.

sintoma podem ter dificuldade em estabelecer relações. com os amigos, familiares e também haverá problemas nas relações amorosas. Esse medo não.

MEDO DE PALAVRAS GRANDES - Hipopotomonstrosesquipedaliofobia É fobia de palavras longas ou de uso pouco comum. As pessoas que têm essa fobia evitam falar palavras grandes ou complicadas. MEDO DE UMBIGOS - Onfalofobia Olhar ou tocar em um umbigo é motivo de terror para quem sofre de onfalofobia.

Fobias Específicas ou Simples
acrofobia (medo de altura); claustrofobia (fobia de lugares fechados); zoofobia (medo de animais peçonhentos e outros); amaxofobia (medo de dirigir);

Androfobia: significado. A androfobia deriva do grego andras (homem) e phobos (medo). Podemos caracterizá-lo como um distúrbio psicológico que gera um medo irracional, constante e intenso em relação aos homens.

s. f. Psiq. Medo patológico de escadas ou de galgá-las.

O pavor de "águas profundas", animais marinhos e da sensação causada pela imensidão tem um nome: talassofobia. Esse tipo de medo pode causar ansiedade, aversão à qualquer ambiente com águas profundas - do mar às piscinas - e também sintomas semelhantes aos da síndrome do pânico.

O que é acrofobia? Acrofobia é o medo de altura. Essa fobia irracional e exagerada é uma das mais comuns, sendo que 2% a 5% da população mundial sofrem dela. Ademais, o número de mulheres que têm acrofobia é o dobro do número de homens.

A hipocondria digital ou cibercondria não é uma doença, mas, ainda assim, é um comportamento que merece atenção. Trata-se da busca incessante por diagnósticos na internet a partir de qualquer tipo de sintoma.

Cybersickness, ou enjoo cibernético, se refere a um conjunto de sintomas que ocorrem na ausência de movimento físico, semelhante ao enjôo. Esses sintomas se enquadram em três categorias: náuseas, problemas oculomotores e desorientação geral.