Como chama o faixa preta no Jiu-jítsu?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

Após 31 anos de Faixa Preta o praticante estará apto a utilizar a Faixa Coral, isso porque, ele permanecerá 24 anos até receber o sexto grau e demorará mais 7 para receber o sétimo grau que corresponde a Faixa Coral!

Para se graduar em uma faixa, é preciso ter um número mínimo de pontos. Esses pontos são calculados de acordo com a presença do aluno nas aulas e também pela sua dedicação. Levando qualquer uma das duas regras em consideração, o tempo médio para se graduar e receber a faixa preta no Jiu-Jitsu é de 6 a 10 anos.

Segundo o regulamento da Federação Internacional de Jiu-Jitu Brasileiro, você tem que passar pelas faixas branca, azul, roxa e marrom, antes de chegar na faixa preta.

Portanto, podemos dizer que todo professor, perante seu aluno, é um Sensei, já que possui conhecimento e experiência acumulada sobre a prática do Jiu-Jitsu.

Faixa Vermelha
Dessa forma, somente após 48 anos de faixa preta, passando por todas as graduações anteriores o atleta estará apto a receber a graduação máxima do Jiu Jitsu.

10 anos

Levando qualquer uma das duas regras em consideração, o tempo médio para se graduar e receber a faixa preta no Jiu-Jitsu é de 6 a 10 anos. Apenas alguns competidores, por conta da exceção à primeira regra, conseguiram a faixa preta com apenas 4 anos de Jiu-jitsu.

7 anos

Então, respondendo a pergunta inicial de forma direta, se você é um praticante maior de 16 anos e seu professor seguir a risca as regras da federação, você deve levar no mínimo 7 anos para ser graduado a faixa preta.

O mundo do Jiu Jitsu
Muitos começam como uma atividade física que acaba se tornando uma grande paixão. E o atleta então se torna um entusiasta da modalidade e vê sua vida ficar totalmente melhor.

Cada faixa (branca, azul, roxa, marrom e preta) exigem um determinado número de aulas para que haja a graduação. E alcançando o número de aulas exigidas no programa, o aluno estará apto para fazer o exame de faixa. Se for aprovado, será graduado.

Alcançar a faixa preta você deve estar afiado nas técnicas, saber sobre a história do Jiu Jitsu e principalmente ter caráter! O caráter deve vir acompanhado de auto disciplina, auto controle, humildade e respeito.

A honra será entregue pelo Grande Mestre Hilton Leão, faixa vermelha 9º grau, o mais alto nível de graduação do jiu-jitsu.

faixa preta

O nível mais alto da faixa adulta no Jiu-jitsu brasileiro é a faixa preta.

No Brasil e em outros países, são designadas "flâmulas" as bandeiras triangulares usadas por diversos tipos de clubes esportivos, incluindo iate clubes e clubes de futebol.

Em sentido geral, Oss representa expressões como "sim", "obrigado", "entendi", "desculpa", ou até mesmo um cumprimento a outra pessoa. Seu uso foi grandemente disseminado dentro das artes marciais, principalmente no jiu-jitsu brasileiro.

Um sensei é uma pessoa que se destaca na sua área profissional, enquanto que a designação sansei serve para qualificar uma pessoa que é a terceira geração de imigrantes japoneses em um determinado país.

Um competidor na categoria adulto faixa azul de jiu jitsu, que segundo as regras atuais deve ficar na faixa no mínimo 2 anos para depois trocar para faixa roxa de jiu jitsu.

Jiu-jitsu faixas:
Verde (até 16 anos) Azul (Varia com o desempenho do atleta, normalmente 1 ano e meio, a 2 anos) Roxa (Varia com o desempenho do atleta, normalmente 2 anos) Marrom (Varia com o desempenho do atleta, normalmente 1 ano e meio )

A faixa branca é a faixa inicial do Jiu-Jitsu e segundo a IBJJF quando o praticante tem até 15 anos a sequência de faixas é a branca, cinza e branca, cinza, cinza e preta, amarela e branca, amarela, amarela e preta, laranja e branca, laranja, laranja e preta, verde e branca, verde, verde e preta.

A compra do seu kimono de Jiu Jitsu será um investimento, por isso escolha um kimono de boa qualidade. Assim, você vai poder usá-lo por no mínimo 1 ano e meio.

O jiu-jítsu é um esporte de combate e uma arte marcial que foi desenvolvida no Japão. Trata-se de uma luta em que o atleta tenta controlar o adversário com golpes até conseguir imobilizá-lo usando técnicas de torção ou estrangulamento, que finalizam o combate.