Como chama o acabamento de teto?

Perguntado por: aresende2 . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.8 / 5 20 votos

O rodateto é um tipo de moldura para o teto que além de criar um acabamento diferenciado no ambiente também serve de proteção para a junção entre a parede e o teto. Podendo ser encontrado em diferentes tipos de materiais (rodateto de gesso, rodateto de madeira, rodateto autocolante, rodateto poliestireno..)

O rodateto é um acabamento que fica posicionado na união entre a parede e o teto, muito similar a um rodapé. Sua principal vantagem é a estética, mas ele pode ir muito além: seu formato é um caminho para evidenciar a arquitetura da casa, contribuindo com a iluminação e a suavidade entre as transições.

Os rodatetos de poliestireno reciclado (EPS, ou mais conhecido como Isopor®) Santa Luzia são sustentáveis e utilizados para o perfeito acabamento em tetos.

Os principais tipos de forro
É possível encontrar uma variedade grande de tipos de forro no mercado, como o forro de gesso, o forro de madeira, PVC, cimento aparente, EPS e fibra mineral. No entanto, embora exerçam a mesma função de acabamento, se diferenciam em vários aspectos.

Tipos de forros para construções

  • Forros de PVC. Os forros em PVC são facilmente instalados e proporcionam acabamentos com encaixe perfeito. ...
  • Forros de modulares de PVC. ...
  • Forro em gesso acartonado (Drywall) ...
  • Forro mineral. ...
  • Forro de isopor com textura. ...
  • Forro de lã de vidro Forrovid. ...
  • Forro Danoline Knauf. ...
  • Forro Techniforro Knauf.

O forro de gesso, também chamado de “rebaixamento”, fica localizado a alguns centímetros da laje e da parede. Substitui assim o teto e cria efeito elegante com sua iluminação direta.

A tabica é uma peça metálica galvanizada, com tratamento para não sofrer corrosão, que é utilizada entre o forro drywall e a parede para a sustentação de perímetro dos forros dilatados dando sensação visual de um teto flutuante.

Boiserie

A moldura de gesso para parede também conhecida como Boiserie, é resultado de uma técnica francesa criada entre os séculos 17 e 18.

Em diversas construções, o ático é o elemento que representa o último pavimento da edificação. Ele tem menor altura do que os demais pavimentos e tem como função coroar o edifício, criando assim um espaço entre a cobertura do telhado e o forro.

Forro e laje podem ser tipos de teto diferentes mas também podem compor juntos uma mesma cobertura. Escolher os dois tipos de teto não apenas é possível, como a combinação das duas coisas permite colocar todos os sistemas que fazem a sua casa funcionar no espaço entre eles.

As sancas tem em sua parte traseira uma inclinação de 45º nas laterais. Nesse sentido, esse formato permite que o instalador faça alguns ajustes com gesso cola para se adequar a cada projeto. Por outro lado, as molduras são peças trabalhadas com detalhes, bastante usadas nos anos 2.000.

O forro em gesso é opção mais comum em projetos de arquitetura, sendo muito utilizado em acabamentos, para rebaixamento de teto, esconder imperfeições, entre outras alternativas.

A tabica é aquele vão entre o forro de gesso e a parede. Ela dá um ar moderno ao rebaixamento, mas não é útil somente para a estética, servindo também para evitar rachaduras que podem ocorrer pela dilatação dos elementos da construção.

Sim, existe diferença: a sanca é um tipo de moldura para o teto, porém com maior complexidade na estrutura. Geralmente, são acompanhadas com espaços estratégicos que contam com itens de iluminação. Já o roda teto é um tipo de acabamento mais simples e linear que ocupa somente o limite entre o teto e a parede.