Como chama miojo no Japão?

Perguntado por: ldantas . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

No Brasil, optou-se inicialmente pelo nome Miojo e pelo complemento “lámen”, prato preparado com noodles – que vai diretamente à fonte do chinês la mian em vez de recorrer à versão japonesa da palavra, ramen, que prevaleceu nos EUA e na Europa.

Os itens de cobertura desse prato até podem variar, mas a base é sempre a mesma: macarrão feito de farinha de trigo e um caldo bem quente com sabor forte e nutritivo. O nome também recebe uma variação. Enquanto os brasileiros e chineses chamam de lámen, os japoneses e os americanos falam rámen.

O lamen coreano, também é conhecido como ramen coreano (pois normalmente os orientais trocam a letra “L” por “R”). Aqui no Brasil conhecemos também como miojo coreano (macarrão instantâneo). Atualmente existem inúmeros tipos de lamen coreano, alguns com muita pimenta e outros com pouca ou até sem pimenta.

Shin ramyun

Shin ramyun é um macarrão instântaneo apimentado. é considerado o lamen coreano mais tradicional da coréia do sul e foi criado em 1986 pela empresa nongshim.

Lamen Coreano Super Apimentado Buldak Hot Chicken Flavor Ramen - 140g. Os Lamens coreanos são conhecidos por serem os mais apimentados do mundo! O Lamen Coreano Super Apimentado Hot Chicken Flavor Ramen é uma das versões mais fortes que eles fabricam, que é um lamen super apimentado de frango com especiarias.

* O país que mais consome macarrão instantâneo é a China, com o consumo de 44,2 bilhões de porções por ano. * Depois da China, os principais países consumidores desse tipo de massa são: Indonésia, Japão, Estados Unidos, Coréia do Sul, Vietnã, Filipinas, Tailândia, Rússia e Brasil (com 1,3 bilhão de porções).

O sabor galinha caipira é o mais vendido nacionalmente. Não há outros países latino-americanos entre os 20 primeiros do ranking. Os líderes são China, Indonésia e Índia.

Tanto o rámen quanto o udon são massas feitas à base de farinha de trigo. No entanto, o udon tende a ser mais elástico, enquanto o rámen costuma ter uma textura mais firme e mais próxima do macarrão como conhecemos.

A diferença do lamen para o yakisoba está principalmente nos componentes, pois o primeiro é mais semelhante a uma sopa, e utiliza um tipo de macarrão diferente com massa mais espessa, além de levar carnes variadas e frutos do mar no molho.

A massa em si é a basicamente a mesma: enquanto é mais comum encontrar o yakisoba com a massa muito parecida com a massa de macarrão instântaneo, o lámen pode variar de restaurante para restaurante, sendo uma massa fina e arredondada que lembra o espaguete ou uma massa enroladinha.

[ Culinária ] Prato de origem japonesa, composto por um tipo de massa que se serve num caldo à base de carne, peixe ou legumes.

Talvez você não saiba, mas Naruto é um ingrediente importante do Lamen ou Ramen, é a massa de peixe que tem origem na cidade de Naruto, na província de Tokushima, o Narutomaki,é o tipo mais comum de kamaboko.

Existem algumas variações do yakisoba, como é o caso do prato japonês sukiyaki, que a diferença está na consistência do molho, ou do yakimeshi, que ao invés de se utilizar macarrão, o ingrediente principal é o arroz frito.

Pode comer dois Miojos do mesmo sabor? Pode sim!

O consumo exagerado miojo pode fazer mal para a saúde, pois, normalmente, possui grandes quantidades de sódio, gordura e conservantes em sua composição. Além disso, cada pacote de miojo, por norma, contém o dobro da quantidade de sal recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 4 g por dia.

Continuar lendo Tem miojo no Japão?