Como chama menstruação na Umbanda?

Perguntado por: aalves . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.1 / 5 16 votos

As médiuns, quando estão no período menstrual conhecido como '' corpo aberto'', não podem participar da corrente mediúnica, porque neste período estariam sobre a influência de hormônios que as deixariam mais instável e ao mesmo tempo mais poderosas.

Segundo ela, tal condição é vista pela própria comunidade como sendo algo normal, pois quando mulher ao menstruar, se torna sujeita a seu estado fisiológico, e então “venenosa”, fonte de “panema", e poluída, podendo assim azarar e até destruir, causar a morte de plantas ou animais.

Também é mito.
O sangue menstrual pode gerar desconforto somente na médium, o que pode atrapalhar a conexão mediúnica, mas é só. Portanto, assim como a médium pode incorporar mesmo estando “naqueles dias”, pode conversar com seu pai de santo e deixar de fazê-lo caso ache melhor.

A menstruação é um chamado do nosso corpo ao recolhimento, assim como a lua nova é um período de introspecção, propício ao retiro e à reflexão. A lua cheia proporciona expansão e, se nossos corpos estão em sintonia com as energias naturais, é o período em que estaremos férteis.

Como é próprio dos rituais de possessão, na umbanda, a movimentação corporal se faz presente em termos de comunicação, pois por meio dela e da música, a entidade incorporada pelo médium se faz reconhecer (Rouget, 1980).

Na Grécia Antiga de 6.000 a.C, o sangue da menstruação era parte central de grandes festas chamadas Tesmofórias.

Mulher de resguardo, grávida ou menstruada não pode ir em cemitério. Não é bom levar criança também não.

Yorubas dão um sentido especial para muitas coisas, com a menstruação não é diferente.

4) Deixar de fazer alguma coisa por estar menstruada

  1. Nadar.
  2. Usar calça jeans.
  3. Fazer exercício físico.
  4. Fazer sexo.
  5. Tomar banho de chuveiro e de banheira.
  6. Lavar o cabelo.
  7. Cozinhar.

QUANDO USAR A GUIA? Como a guia é um objeto sagrado, não é necessário o uso ininterrupto, principalmente quando for uma guia de trabalho. A guia de proteção pode ser usada em tempo integral sem necessidade de que seja exposta.

Você não é detentor da verdade e não tem a certeza de que irá resolver os problemas deles. Igualmente, é respeitar seus irmãos de fé, o nome do Terreiro que frequenta e é respeitar, acima de tudo, os seus Orixás e as suas entidades. Assim, incorporação fora do Terreiro só em raríssimas exceções, como citamos.

Sendo assim, podemos deduzir que a palavra corrente mediúnica significa um conjunto de médiuns de um terreiro, tal qual os elos de uma corrente de metal. Para se ter uma corrente metálica precisa no mínimo de dois elos.

19 Mas a mulher, quando tiver fluxo, e o seu fluxo de sangue estiver na sua carne, estará sete dias na sua menstruação, e qualquer que a tocar será imundo até a tarde. 20 E tudo aquilo sobre o que ela se deitar durante a sua menstruação será imundo; e tudo sobre o que se assentar será imundo.

Levítico 15
19 Quando uma mulher tiver fluxo de sangue que sai do corpo, a impureza da sua menstruação durará sete dias, e quem nela tocar ficará impuro até a tarde. 20 Tudo sobre o que ela se deitar durante a sua menstruação ficará impuro, e tudo sobre o que ela se sentar ficará impuro.

Sonhar com sangue de menstruação representa um prenúncio de infidelidade. Em segundo lugar, também pode indicar uma mudança que está prestes a acontecer na sua vida.

O problema está no choque com a guia, que pode acabar gerando deformações permanentes nas pistas ou nas esferas, ocasionando barulho e, pior, se os rolamentos não forem substituídos, poderão travar a roda e causar um acidente.

O que é Figa:
A figa é usada supersticiosamente como um sinal de proteção contra maus agouros, perigos, má sorte e forças maléficas. A figa também pode ser um gesto feito com as mãos, onde o dedo médio e o indicador se cruzam.

Note que não é permitido qualquer tipo de remuneração por esses trabalhos espirituais. As vestes mais usadas nestas cerimônias são brancas, porque essa é a cor neutra que agrada todos os orixás e guias. Na Umbanda não se pratica o sacrifício de animais e se celebra rituais de batizado, consagração e casamento.