Como chama look tom sobre tom?

Perguntado por: uveloso . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

É a combinação de peças de roupa que usa tons diferentes de uma mesma cor, ou seja, você pode combinar um terno marinho com uma camisa azul claro e estará fazendo um tom sobre tom de azuis, ou uma jaqueta marrom com uma camisa bege, por exemplo.

As maneiras de ser criar um look tom sobre tom podem ser variadas, desde peças que possuem um tom muito parecido, como é o caso do primeiro exemplo, à peças que criam um contraste forte, como o segundo exemplo, que usou um verde escuro na parte de cima, e uma estampa com tons de verde na parte inferior, um charme, ...

Como usar um look monocromático
Existem duas maneiras de adotar essa tendência de roupas monocromáticas: usando todas as peças nos mesmos tons monocromáticos ou criando uma composição de tom sobre tom. Ambas opções funcionam muito bem e são lindas, dependendo unicamente do seu gosto pessoal.

A técnica de tom sobre tom é que a mistura de cores na mesma tonalidade. Isso porque o sua nuance é definida através da quantidade de tons que ela possui em sua composição. Um exemplo disso, é a cor verde, uma mistura de amarelo com azul.

Definição de Tom
É a nota onde se realiza a tonalidade. Como existem várias notas diferentes, podemos ter uma mesma tonalidade em diferentes tons; ou ter um mesmo tom com diferentes tonalidades. Na prática, porém, essas duas definições se confundem. Ninguém diz: “Tom de Dó na Tonalidade Menor”.

Chamamos de complementares as cores que estão em lados opostos do círculo. Esse mix inusitado traz originalidade e dinamismo para o look!

O look monocromático em tom vibrante pode ser chic, sim – e essa inspiração é uma das provas disso! Com o casaco de manga curta lembrando um blazer clássico e a calça de alfaiataria cropped na parte de baixo, o visual esbanja elegância em uma pegada fresh e mega prática.

Como o próprio nome sugere, o look monocromático é um visual composto por uma cor só ou por peças da mesma tonalidade, mas em diferentes nuances. Esse tipo de produção é capaz de transmitir suavidade e elegância, o que o torna versátil e superestilosa.

Olhe para seus pulsos e observe a cor das veias
Olhe para suas veias para ter uma ideia do tom que elas têm: veias verdes ou amarronzadas indicam que seu subtom é quente, enquanto veias azuis ou roxas dizem que ele é frio. Se suas veias mostrarem tanto tons verdes quanto azuis, então, seu subtom é neutro.

A área ideal para testar a base é na linha do maxilar para poder comparar a tonalidade do rosto e do colo. Quando você aplicar a base nessa área e ela desaparecer, então este é o tom certo. Não teste na mão ou no pescoço, pois estas regiões não possuem a mesma cor que a sua face.

Quem tem subtom frio combina melhor com cores como o lilás, rosa, roxo, vermelho, prata e azul, por exemplo. Já as peles que fazem parte do subtom quente se harmonizam melhor com marrom, bege, dourado, tons terrosos e amarelo.

Um Look Monocromático nada mais é do que uma combinação de roupas da mesma cor. Para quem não sabe, o termo “Mono” se refere a único e “cromo” vem de cor, ou seja, um look de uma única cor.

O que é um look monocromático? Um look monocromático é toda composição formada por peças de uma mesma tonalidade. Ele pode ser elaborado por colorações clássicas e consideradas mais fáceis, como o preto ou o branco, mas também pelas cores da moda, como tons pastel ou mais vibrantes.

Cores secundárias: a mistura das cores puras
A cor secundária, de acordo com a classificação tradicional, é aquela resultante da mistura de cores puras (as chamadas cores primárias).