Como chama inventar uma palavra?

Perguntado por: nalencastro . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

Chama-se de neologismo o processo de criação de novas palavras na língua. Você já reparou que, de tempos em tempos, novas palavras surgem - seja nos telejornais, descrevendo uma nova tecnologia, por exemplo, seja nas ruas, por meio de gírias.

Atribuição de um novo significado a palavras que já existem na língua. Exemplos: quadrado, gato, laranja, mico, grampo, provedor, mala, ficar, barraco, bofe, zebra etc.

O neologismo é criado a partir de processos já existentes na língua: justaposição, prefixação, aglutinação e sufixação. Podemos classificar como neologismo todas as palavras que não existiam e passaram a existir, independentemente do tempo de vida.

Machado afirma que, além da mitomania, há outro distúrbio que a psiquiatria caracteriza como doença da mentira. Ele diferencia uma da outra. “Alguns referenciam esse quadro como a pseudolalia, quando o indivíduo mente compulsivamente.

Neologismo é o surgimento de uma nova palavra ou a ressignificação de uma já existente. Isso acontece porque a língua está em constante contato com a sociedade, ou seja, interage com ela.

A formação de neologismos pode ocorrer de duas maneiras:

  1. Pelo processo de composição: quando duas ou mais palavras se juntam para formar uma nova;
  2. Pelo processo de derivação, quando o radical de uma palavra ganha afixos (prefixos, sufixos etc).

A derivação sufixal é um processo de formar palavras no qual um sufixo ou mais são acrescentados à palavra primitiva. Ex.: realmente, folhagem.

O conjunto das palavras e expressões de uma língua é denominado léxico. A noção de léxico é abstrata, visto que não se consegue saber exatamente qual é o total de palavras em uso. Como a língua está em constante mudança, ora surgem palavras novas, ora palavras caem em desuso.

O órgão sexual masculino; pênis. Uso Vulgar.

O ímpeto legiferante (ou legifobético) não capta o sentido da palavra “desinformação” e sem captá-lo não consegue caminhar.

Arcaísmo é uma palavra ou uma expressão antiga que já caiu em desuso. Podemos falar em arcaísmos linguísticos e em arcaísmos literários. Arcaísmo linguístico é aquele encontrado no uso da língua em determinado local, onde há traços fonéticos, morfológicos, sintáticos e léxicos que são conservadores e antigos na língua.

Hibridismos são palavras formadas por elementos pertencentes a línguas diferentes. Estamos falando, pois, acerca do processo de formação de palavras – fato que nos faz recordar da derivação e da composição, não é verdade?

Palavras como design, delivery, fitness, jeans, shopping center, spray, show, notebook, online, marketing e babydoll são exemplos de estrangeirismo, uma vez que houve a inserção na nossa língua sem alterações gráficas.

A mitomania é a compulsão pela mentira, contada de forma consciente, que tem por objetivo a autoproteção ou, muitas vezes, o falseamento da realidade, de maneira a fazê-la parecer melhor. “Trata-se de um processo de adoecimento psíquico, onde a pessoa que sofre vive alimentando mentiras.

O tratamento Mitomania é realizado com um Psiquiatra e um Psicólogo especializado. Assim, a Mitomania Tratamento irá trazer os seguintes benefícios ao paciente: Ajudar a perceber os motivos que o fazem mentir compulsivamente. Criar repertório de Enfrentamento.

Aspectos como frequência do piscar de olhos, uso das sobrancelhas para dar ênfase a alguma parte da conversa, posição das mãos e das pernas, rigidez do ombro, e aspecto da testa e da boca são alguns exemplos de atitudes que podem denunciar a mentira”, ensina o especialista.

Continuar lendo É inventar ou inventar?