Como chama índio nos estados Unidos?

Perguntado por: epadilha . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

Na América do Norte, estes povos são conhecidos também pelas expressões "povos aborígenes", "índios americanos", "primeiras nações" (principalmente no Canadá), "nativos do Alasca" ou povos indígenas da América.

Os Cheyennes são também um povo nativo americano, da família linguística Alonquian. Este povo de agricultores e caçadores fixou-se, no século XVII, no centro do estado do Minnesota, afastado das áreas dos Sioux e dos Ojibwas. Posteriormente, foram-se deslocando ao longo do rio no Dakota do Norte.

Nação Navajo

Nação Navajo, maior comunidade indígena dos EUA, se isola por coronavírus.

Entre eles destacam-se os cherokees, os comanches, os navajos e os apaches. Na costa atlântica norte-americana, havia sociedades indígenas com complexas estruturas políticas denominadas confederaçõe s.

Os povos nativos dos Estados Unidos possuíam alguns aspectos culturais, religiosos e políticos comuns entre si. Porém, cada povo possuía sua identidade cultural própria. Algumas características culturais comuns: - Viviam em habitações semelhantes a tendas, confeccionadas com peles de animais e galhos de árvores.

Segue um breve levantamento de alguns povos indígenas que habitam ou já habitaram o território brasileiro: Araweté, Avá-Canoeiro, Bororo, Cinta larga, Guarani, Javaé, Kaingang, Karajá, Kayapó, Krahó, Munduruku, Pataxó, Tapirapé, Terena, Ticuna, Tupinambá, Xakriabá, Xavante, Xerente, Xingu, Yanomami, entre outros.

O termo retrata esses povos de maneira genérica, sem considerar as suas especificidades linguísticas e culturais, por exemplo. “Índio”, portanto, reforça estereótipos preconceituosos, que geralmente retratam os povos indígenas como selvagens, atrasados e preguiçosos.

O termo correto para se referir a um membro das populações originárias do Brasil é “indígena”.

Atualmente, os Apaches nas reservas Fort Apache e San Carlos no Arizona, nas reservas Jicarilla e Mescalero no Novo México, e também em Oklahoma. Havia diferenças entre os vários grupos de Apaches, principalmente no modo de vestir e nos acessórios que utilizavam.

Os comanches são um grupo étnico nativo americano cujo território (a Comancheria) consistia dos atuais estados americanos do Oklahoma, do leste do Novo México, do sul do Colorado,do Kansas, e da maior parte do noroeste do Texas.

Os apaches são um grupo étnico na-dene, sendo um dos povos nativos dos Estados Unidos. Falam a língua apache e habitam atualmente reservas indígenas, no sudoeste dos Estados Unidos. Antigamente, os povos Apaches ocupavam territórios em Arizona, norte do México, Novo México, oeste e sudoeste do Texas e sul de Colorado.

O exemplo de separação que mais se destaca durante a covid-19 é da Nação Navajo, a maior reserva indígena nos Estados Unidos, com cerca de 70 mil quilómetros quadrados, no oeste do país (abrange porções dos Estados do Arizona, Utah e Novo México) e 170 mil habitantes, onde a pandemia tem tido efeitos devastadores.

Os apaches vivem atualmente em reservas indígenas e praticam a agricultura, pesca e caça. Eles ainda mantem vários aspectos originais de sua cultura, como, por exemplo, a língua apache.

Quem nasce nos Estados Unidos: Americanos, norte-americanos, estadunidenses ou estado-unidenses coloquialmente também conhecidos em alguns meios como ianques, são os cidadãos dos Estados Unidos. Olá Jhennyfer Boa noite. Como se chamas as pessoas que moram no Estados Unidos da América.

Americanos ou norte-americanos, também denominados no Brasil por estadunidenses ou estado-unidenses, são os cidadãos nascidos ou naturalizados nos Estados Unidos da América. O país é o lar de pessoas de diferentes origens nacionais.

Apesar de os brasileiros utilizarem muito pouco o nome "América" para se referir aos Estados Unidos, "americano" segue sendo o gentílico mais comum no país. Em outros idiomas, como o espanhol falado na América Latina ou o francês falado no Canadá, o mais utilizado seria o equivalente a "estadunidense".

Os indígenas foram paulatinamente empurrados pelo governo americano para territórios cada vez mais áridos, inférteis, isolados e diminutos. O antigo "Território Indígena", que cobria a superfície de 4 estados da União, acabou sendo abolido e trocado por pequenas e esparsas reservas indígenas.