Como chama couro fake?

Perguntado por: ofogaca . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

mais requisitados do inverno e nós recebemos cores.

No Brasil, existe uma lei que proíbe o uso de expressões como “couro sintético” ou “couro ecológico”. A Lei 4.888, vigente desde 1965, destaca que somente produtos oriundos de pele animal podem receber a denominação “couro”.

Couro Sintético
- Também conhecido como "courino", esse tecido sintético imita as características do couro, mas não é de origem animal. É criado a partir de componentes como algodão, PVC, poliéster e poliuretano.

Vejamos cada um deles:

  • Poliuretano. Também conhecido como “PU”, é o mais comum na produção de couros sintéticos, principalmente para peças de roupas. ...
  • Polipropileno. Este processo é muito utilizado em bolsas e acessórios pela facilidade de manuseio e elasticidade. ...
  • Polivinílico.

Confira a etiqueta
as peças confeccionadas em couro legítimo vêm com uma etiqueta que traz a informação “100% couro”, “Couro legítimo” etc. Não podemos deixar de mencionar que existem também as falsificações que trazem em suas etiquetas informações que não são verdadeiras a respeito da composição dos produtos.

É produzida em couro ecológico e internamente em malha de poliéster peluciado, o que garante um revestimento bem quentinho.

A napa, um vinil de melhor qualidade, foi o primeiro produto com granulação parecida com a do couro e de maciez superior. Não é qualquer couro artificial que tem um padrão de qualidade que possa ser confundido com sua versão animal.

O sintético (PU) não necessariamente origina dos animais (existem marcas no mercado que contam com até 10% de pele animal em sua fabricação), porém já existem couros sintéticos feitos com vários componentes/ materiais, sendo o poliuretano (PU) o mais usual em sua composição.

Materiais sintéticos
Os revestimentos sintéticos que se assemelham ao couro são: Corinos, courvins e os poliuretanos(PU). Corinos e corvins são 100% PVC e não possuem poliuretano.

A Lei 4.888, que é vigente no Brasil desde 1965, proíbe a utilização do termo couro em produtos que não tenham sido obtidos exclusivamente de pelé animal, assim como também pune quem usa a expressão couro legítimo.

O tecido de couro de PVC é muito semelhante ao tecido de couro PU. Mas em vez de poliuretano, o tecido de couro de PVC é feito pela combinação de polivinilcloreto com estabilizadores (para proteger), plastificantes (para amaciar) e lubrificantes (para tornar flexível) e, em seguida, aplicando a um material base.

Analisando o material em si, o sintético costuma ter um aspecto mais liso e homogêneo do que o couro. A peça tem um aspecto plastificado, afinal estamos falando de um plástico. Já o couro em geral possui uma rugosidade maior (pele um pouco mais áspera, com poros mais visíveis) e também é mais macio ao toque.

Feito com PVC, o courvin é o mais durável e resistente dos couros sintéticos, tem espessura maior e acabamento com um pouco mais de brilho. Sua base pode ser de sarja, algodão ou nylon. O tecido conhecido como Kouríssimo é na verdade uma marca de courvin, também de boa qualidade.

Já dissemos que são basicamente três tipos: legítimo, sintético e ecológico. Também há a camurça, que, apesar de muita gente não saber, está entre os tipos de couro. Eles podem ter algumas características parecidas, mas seus processos produtivos são bem diferentes, e isso é visto no preço da peça final.