Como chama charque no Ceará?

Perguntado por: efogaca9 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

No Brasil, a carne-seca também é chamada carne do Ceará, carne do sul, charque, carne-velha, jabá, iabá, carne de sol, sambamba e sumaca. Anhanguera carne seca, a melhor do Brasil há mais de 40 anos, com muita dedicação e qualidade!

Charque também é conhecido como carne-seca, jabá ou carne do sertão. O principal prato feito com charque é o arroz carreteiro, tradicionalmente feito com charque e linguiça calabresa (opcional). A principal diferença é que a carne-seca, como o nome dá a entender, é mais seca que a carne-de-sol. E também mais salgada.

Tipica na região norte e nordeste do Brasil, a carne seca (também conhecida como Jabá) é parecida com a carne de sol, mas passa por uma desidratação bem mais intensa.

Também conhecida como carne seca, o alimento que começou a ser consumido no Brasil ainda no período colonial. O município piauiense tem tradição no preparo há mais de 300 anos. A carne de sol, também conhecida como carne seca, é um alimento que começou a ser consumido no Brasil ainda no período colonial.

A carne de sol é muito típica do nordeste brasileiro, e também é chamada de carne de vento e carne do sertão. Apesar do nome, não há exposição aos raios solares.

Origem do nome - Sendo a zona um sertão bruto e de caça abundante, atraia numerosos caçadores que certa vez tiveram que Charqueada a carne para não perde-la, daí surgindo Charqueada, lugar onde foi feita a Charqueada.

Aquirás

Aquirás foi a primeira vila da Capitania do Ceará, criada por despacho real de 13/02/1699. Foi instalada, efetivamente, por ordem do governador de Pernambuco, em 1700, com sede no núcleo de Fortaleza.

A origem de Charqueadas está ligada ao charque (carne bovina seca e salgada). Charqueadas eram os locais onde se fazia o charque, a partir do final do século XIX. Os tropeiros conduziam o gado até a foz do Arroio dos Ratos, afluente do rio Jacuí. Ali o gado era abatido a a carne transformada em charque.

No Brasil, a carne-seca também é chamada carne do Ceará, carne do sul, charque, carne-velha, jabá, iabá, carne de sol, sambamba e sumaca. São mantas de carne, em geral carne bovina, submetidas a processo de salga, e empilhadas em lugares secos, para desidratação e melhor conservação.

A carne é aberta, cortada em mantas e levemente salgada. Depois, é colocada para descansar em lugares ventilados até secar pelo lado de fora. Feito com cortes bovinos, é típico da região Sul. Ele recebe uma camada de sal de cada lado e depois é pendurado em um local arejado para secar.

Carne equina é a carne extraída dos cavalos. É um alimento levemente adocicado, macio, pobre em gordura e rico em proteínas.

O charque tem um processo de salga muito semelhante ao da carne seca, porém ele fica ainda mais tempo exposto ao sol. Isto confere ao charque uma textura mais firme que a carne seca, que é mais maleável. Por conta disso, o charque precisa de muito tempo de molho para a dessalga.

O charque também é conhecido como carne-seca, carne-do-sertão, xergão, chalona, xarqui, jabá ou paçoca. A peça é obtida do dianteiro do boi, a ponta de agulha, que reúne a qualidade, textura e gordura que conferem sabores especiais do tradicional charque.

O Festsol f atravessou fronteiras e hoje é conhecido não só na Bahia, mas também em várias partes do País. E tudo por conta do sabor da carne e da forma inigualável de ser servida.

Charque a vapor
O preparo consiste em desfiar a carne seca e, depois, refogá-la com cebola e banha. É comum que o prato seja servido ao lado de outros preparos que utilizam o charque, como no feijão, na batata cozida, na farofa e no arroz.

Significado de jabá: Jabá, carne seca, charque. No sudeste e centro-oeste chamam jabá ou ca...

O charque Anhanguera é considerado um dos melhores do Brasil, por sua qualidade e por seu saber inigualável. Nesta foto, temos as duas principais embalagens que entregamos em todo o Brasil, o Charque de 30kg e de 5kg. Um é ideal para quem precisa de grandes quantidades e tem um consumo alto.