Como chama carne seca na Bahia?

Perguntado por: uneves . Última atualização: 18 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

A carne de fumeiro, ou fumeiro é um preparo tradicional e típico da região do Recôncavo Baiano, particularmente do município de Maragogipe, defumado artesanalmente em moquéns.

O Festsol f atravessou fronteiras e hoje é conhecido não só na Bahia, mas também em várias partes do País. E tudo por conta do sabor da carne e da forma inigualável de ser servida.

Ela é também conhecida como carne-de-vento, carne serenada ou carne-do-sertão.

charque

Principais sinônimos de carne-seca: 1 charque.

A carne com osso é mais versátil e rica do que seu preço geralmente baixo no mercado faz supor. Além de nutritiva, rende iguarias que atravessam culturas e gerações há séculos. Para os italianos é ossobuco, e para o nordeste brasileiro, é chambaril.

A carne seca chama-se “jabá” (do tupi “yaba”, esconder-se), “carne do sertão”, “carne do Ceará” ou “carne do Sul”. Normalmente a carne seca é comercializada em mantas de carne, feita a partir de carne bovina, submetidas ao processo de salga, empilhadas em lugares secos para desidratação e melhor conservação.

A carne de sol é muito típica do nordeste brasileiro, e também é chamada de carne de vento e carne do sertão. Apesar do nome, não há exposição aos raios solares.

O charque (em quíchua: charki ou em araucano charqui, carne salgada) é uma carne salgada e seca ao sol com o objetivo de mantê-la própria ao consumo por mais tempo. Tem uma salga e exposição solar maiores que outras carnes dessecadas, sendo empilhado como mantas em lugares secos para desidratação.

A melhor carne de sol da Bahia - Restaurante O Rei Da Carne Do Sol.

O charque tem um processo de salga muito semelhante ao da carne seca, porém ele fica ainda mais tempo exposto ao sol. Isto confere ao charque uma textura mais firme que a carne seca, que é mais maleável. Por conta disso, o charque precisa de muito tempo de molho para a dessalga.

“A principal diferença é que a carne-seca, como o nome dá a entender, é mais seca que a carne-de-sol. E também mais salgada. A carne-seca tem um teor de umidade de aproximadamente 45% e até 15% de sal; a umidade da carne-de-sol atinge 70%, com 5% ou 6% de sal.

O mais indicado é comprar a carne seca embalada a vácuo. Ela é feita de mais de um corte, portanto pode ser mais, ou menos, gordurosa – nós preferimos com menos gordura, que dá menos trabalho na hora de limpar. Testamos a da marca Vapza, já cozida e dessalgada.

Corte: a carne seca pode ser preparada a partir de qualquer parte do animal, mas os cortes mais usuais são coxão duro, coxão mole e braço. Algumas marcas diferenciam em cortes dianteiros e traseiros. Os cortes traseiros costumam ter menos gordura e uma carne mais macia.

Dry aged é o processo de maturação a seco, no qual a carne in natura descansa em temperatura (de 0 a -2ºC) , umidade (de 50% a 70%) e ventilação controladas e vai perdendo líquido. Por fora, cria-se uma casca escura a partir da proliferação microbiana que não chega a contaminar a carne por causa da refrigeração.

Continuar lendo Foi a Bahia ou a Bahia?