Como chama aquele tomate pequenininho?

Perguntado por: agoncalves . Última atualização: 9 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

O tomatinho cereja, como é conhecido, vem ganhando espaço no mercado pela popularidade dos produtos gourmets. Bastante utilizado para saladas, canapés e espetinhos, esse tomate possui sabor adocicado, refrescante, dando aquele toque especial nos alimentos.

Tomate cereja é uma espécie menor, entre 3 e 10 cm de diâmetro. O tomate cereja é uma excelente opção para quem deseja plantar em casa. O tomate cereja apresenta baixas calorias, sendo apenas 32 a cada 200 g. Decerto, é um fruto apetitoso, leve e uma ótima alternativa para os períodos mais quentes.

O tomate cereja, assim como o tomate comum, é uma excelente fonte de licopeno. Este composto pode ajudar com problemas como inflamação e coagulação do sangue, reduzindo o risco de derrames isquêmicos. Este tipo de derrame ocorre quando os coágulos de sangue se formam e impedem o fluxo de sangue para o cérebro.

O Tamarillo ou tomate de árvore é um fruto com características do tomate original. Possui propriedades nutricionais importantes, que favorecem o fortalecimento do sistema imunológico. No Brasil, é mais conhecido como tomate de árvore, francês, japonês.

No Brasil, um dos tipos mais comuns é o santa cruz (ou santa clara) e sua versão híbrida, o débora. Há também os tomates tipo salada, como o caqui ou o caquizão, o momotaro, o cereja e o longa-vida (cármen). Para molho, os mais usados são o italiano e o holandês (de cacho).

As vitaminas A e C presentes no fruto têm ação antioxidante, ou seja, atuam no combate aos radicais livres e ajudam a desacelerar o envelhecimento da pele, além de ajudarem a fortalecer o sistema imunológico.

O tomate pode ser consumido cru, cozido, desidratado, em sucos, molhos, sopas ou geleias. Para aproveitar os benefícios do tomate, é recomendado consumir cerca de 3 a 4 tomates por dia, que podem fornecer 8 a 21 mg de licopeno.

Os tamarilhos podem servir-se simples e comem-se à colher, como os diospiros. Se necessitas de lhes retirar a casca basta uma imersão durante 30 segundos em água a ferver e depois é só puxar a pele. Crus, são óptimos para saladas de frutas ou legumes.

O tomate-cereja (Solanum lycopersicum var. cerasiforme) é uma espécie de tomate cujo tamanho é menor e, normalmente, seu sabor é um pouco mais doce que um tomate comum. É usado em saladas, enfeites de pratos ou mesmo ao natural.

Tomate de consistência firme, oblongo. Tamanho uniforme, pele lisa, sem rugas e consistente. É menos ácido que o tomate Carmem, no entanto tem mais sementes que o tomate Italiano. Ideal para saladas, porém pode ser utilizado em molhos.

O tomate carmem é comercializado também com o nome de longa vida, por ser mais resistente que as demais variedades e ter um tempo de prateleira maior. Na cozinha, ele fica melhor quando consumido ao natural, não sendo muito indicado para fazer molhos, que ficam aguados, amarelados e sem muito gosto.

Vai bem como legume em molhos, sopas, cremes, chutneys e saladas. Ou como fruta em sucos, compotas, sorvetes ou simples, cru, de colherinha.

O tomate cereja possui as mesmas propriedades que as dos primos maiores. Todos são bons para o organismo por carregarem boas doses de vitaminas A e B, minerais, fósforo, potássio, cálcio e ácido fólico. Mas o melhor é o que trazem à mostra. Quanto mais vermelho, mais licopeno tem o tomate.

Tomate cereja é pequeno e tem sabor adocicado
Por ser pequeno e redondo, ele lembra bastante a fruta vermelha, de onde vem o nome. O tomate cereja Taeq é bem docinho e refrescante por ter maior concentração de líquido do que os outros tipos e ele combina muito com saladas de alface em dias mais quentes.

A casca pode ser retirada e a fruta pode ser consumida cortada em pedaços ou ao meio, com ou sem adição de açúcar ou sal. Por seu sabor agridoce, pode ser utilizada no preparo de saladas de frutas, geleias ou compotas, sucos, molhos para carnes e sobremesas.

Fique ligado nos principais benefícios do tamarindo para você!

  1. Ajuda a regular o intestino. ...
  2. Contribui para o controle do peso. ...
  3. Ajuda no tratamento da diabetes. ...
  4. Tem ação anti-inflamatória. ...
  5. Auxilia no fortalecimento do sistema imunológico. ...
  6. Contém ácido fólico. ...
  7. Contribui para a saúde dos cabelos e da pele.

Os 7 tipos de tomates mais comuns e seus usos *

  1. 1 – Tomate Carmem. Este tomate dura bastante, daí ser conhecido por 'Longa vida'.
  2. 2 – Tomate caqui. ...
  3. 3 – Tomate holandês. ...
  4. 4 – Tomate Débora. ...
  5. 5 – Tomate Italiano. ...
  6. 6 -Tomate Cereja. ...
  7. 7 – Tomate Sweet Grapes.