Como chama aquele motorzinho do dentista?

Perguntado por: inovais . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 2 votos

Essa ferramenta que assusta muita gente é conhecida na odontologia como caneta de alta rotação. "Como o próprio nome diz, a partir de uma alta rotação da turbina, feita por ar comprimido e irrigada com água abundante, possibilita que a broca perfure ou corte o esmalte do dente", explica.

Dentistas que já testaram o produto concluíram que em mais de 70% dos casos o tratamento é indolor. Isso acontece porque essa broca atinge a cavidade dentária pela vibração, sem esmagar a dentina, região onde ficam os filamentos nervosos que dão sensibilidade ao dente.

"Quem gosta de motorzinho é dentista, eu gosto de motorzão", brinca Otávio Mesquita, apresentador do "Zero Bala", da Band. Acompanhar o pique de Otávio Mesquita não é para qualquer um.

O que é o compressor odontológico? O compressor odontológico nada mais é do que um compressor de ar como todos os outros. A grande diferença é o seu foco nas aplicações odontológicas e clínicas. Dessa forma, costumam ser compressores menores e que dispensam o uso de óleo.

Também chamada de “Roach”, trata-se de um modelo bastante usado. A prótese é indicada para os pacientes que ainda têm alguns dentes na boca e funciona por meio de uma estrutura metálica com grampos que ficam retidos nos dentes remanescentes.

Broca Carbide
As pontas carbide são fabricadas em aço inoxidável e possuem a ponta ativa em carbureto de tungstênio, apresentando alto poder de corte e maior resistência à fraturas.

"Os fórceps são os famosos "boticões", usados para extrações dentárias", afirma o expert. Em um formato de alicate, cada um serve para extrair um tipo de dente, como os siso e os de leite.

Dano a esses nervos pode levar a alegações de sensações na região do lábio inferior e queixo, língua ou ambos. Além disso, dano ao nervo que fornece sensações à língua pode causar alterações no paladar.

A gente está apertando os dentes dentro do osso. É lá onde vai acontecer a movimentação. Esse aperto gera uma inflamação, por isso surge a dor com as ativações do aparelho fixo. Mas depois de alguns dias, o paciente já se acostuma e deixa de sentir”, explica Paula Landeiro Tavares.

O estudo também apontou que tratamentos odontológicos invasivos, como restaurações, extrações, coroas/pontes, tratamento endodôntico e tratamento periodontal/cirurgia, foi associado com maior probabilidade de sentir dor durante o procedimento odontológico.

O que você precisa é de um dentista especializado em dor. Não em tratamento de canal, aparelhos ou cirurgias. E sim, existe esse profissional e ele é especialista em DTM e Dor Orofacial.

Os portadores de bruxismo devem procurar a ajuda de um dentista/especialista para determinar a causa do problema. O dentista pode recomendar o uso de placas oclusais para evitar a pressão ou o ranger de dentes durante o sono.

A condição, que pode provocar sensibilidade dentária e causar Disfunção da Articulação Temporomandibular (DTM), deve ser diagnosticada e tratada por uma equipe de profissionais, como o cirurgião-dentista e o terapeuta ou o psicólogo.

As turbinas dentárias são os instrumentos indicados para os trabalhos odontológicos que apresentam maior resistência e requerem mais potência para eliminar os tecidos mais duros. Utilizam-se quando é necessário eliminar o esmalte ou compósitos usados em próteses.

O compressor odontológico é um equipamento de extrema importância para qualquer dentista, uma vez que diversos aparelhos da sala desses profissionais necessitam do compressor odontológico para funcionar. A função do compressor odontológico é fornecer ar comprimido para que outros equipamentos possam funcionar.