Como chama aquele inseto que parece um helicóptero?

Perguntado por: lneves . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.3 / 5 9 votos

A libélula geralmente se assemelha a um pequeno helicóptero. mas no mundo dos insetos, este é um dragão real, tão feroz e perigoso.

Uma planta chamada crotalária é a responsável por atrair libélulas em mais um modo alternativo de combater o mosquito transmissor da dengue. A crotalária (Crotalaria juncea L.)

O Brasil é o país com a maior riqueza de libélulas no mundo! Com base no Catálogo Taxonômico da Fauna do Brasil, são 901 espécies, mais que todo o continente Africano que tem cerca de 860 catalogadas.

Na existência submersa, a larva se alimenta de microcrustáceos, como filhotes de peixes, girinos e outras larvas. Depois, já como libélula, sua alimentação se restringe a moscas, besouros, abelhas, vespas e até outras libélulas.

7 – 56 dias

As libélulas são predadoras e ingerem grande número de mosquitos que transmitem diversas doenças, como febre amarela e malária.

As libélulas não picam, elas podem morder se forem capturadas com a mão, porém não machucam o homem.

Resumo: Tesourinhas; Crisopídeos; Joaninhas; Moscas sirfídeos; Moscas dolicopodídeas; Moscas asilídeas; Besouros carabídeos; Vespas ou marimbondos; Percevejos Orius; Percevejos Geocoris; Percevejos reduviídeos; Percevejos pentatomídeos; Ácaros predadores; Aranhas; Vespas e microvespas parasitoides; Moscas taquinídeas.

Rudbeckia hirta – margarida-amarela; – Sagittaria montevidensis – aguapé-flexa; – Salvia guaranitica – sálvia-azul; – Santolina chamaecyparissus – santolina.

citronela

As mais conhecidas são a citronela, a lavanda, o manjericão, a erva-cidreira, a cânfora, a hortelã e o crisântemo. Além de úteis e belas, algumas são excepcionalmente eficientes para afastar mosquitos, pernilongos, formigas, pulgas, carrapatos e até baratas.

A planta também cura espasmos, úlceras e inflamações, e tem propriedades para reduzir o colesterol e os açúcares no sangue.

A mensagem que este animal deseja passar é a de transformação. As libélulas estão ligadas à sensação de mudança e transmutação das situações atuais. Quando o animal surge para você, é sinal de que você está prestes a de passar por um período intenso, mas de muita luz.

Libellulidae

  • Nome científico. Crocothemis erythraea (Brullé, 1832) Libélula escarlate.
  • Orthetrum chrysostigma (Burmeister, 1939) Libélula cauda-azul.
  • Sympetrum fonscolombii (Selys, 1840) Libélula de nervuras vermelhas.

Alimentam-se de girinos, peixes juvenis e insetos, inclusive indivíduos da própria espécie. Podem ingerir cerca de 15% de seu peso, diariamente. Vivendo próximas a regiões de água limpa - local onde vivem no estágio larval - podem ser consideradas bioindicadoras da qualidade ambiental.

Outra curiosidade: a cor do corpo e da asa demora alguns dias para se fixar. Os matizes são de azuis, amarelos e vermelhos. Algumas espécies têm abdômen e asas transparentes.

80 km/h

Libélulas podem voar a 80 km/h.

Insetos mortos em álcool 70% devem ser transportados e conservados no próprio vidro com álcool. Insetos pequenos devem ser colocados em tubos que serão guardados em vidros maiores ou caixas, insetos mortos com gases tóxicos quando pequenos são guardados em caixinhas e quando são grandes em latas.

efeméridas

As efeméridas têm a expectativa de vida mais curta do mundo — 24 horas — e daí vem o seu nome. Existem 2.500 espécies diferentes desse inseto e elas vivem apenas até se reproduzirem.

Sobre. Os insetos da Ordem Odonata (do grego odon=dente, referente à estrutura semelhante a dentes presente na mandíbulas dos adultos) são popularmente conhecidas como libélulas ou lavadeiras, sendo predadores tanto na fase adulta como na de ninfa.

A melhor maneira de pegar numa libélula ou libelinha é sempre pelas asas, não é prejudicial nem estragamos as asas como acontece às das borboletas”. Dito isto, o insecto vai à sua vida.

Os sistemas de defesa contra mísseis funcionam de maneira semelhante às libélulas visando e capturando presas. Eles interceptam um objeto em vôo como uma libélula intercepta uma presa no ambiente. As libélulas são um dos maiores predadores do mundo, pois capturam 95% das presas que visam.