Como chama a vasilha de colocar vinho?

Perguntado por: ogomes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

Gente, o decanter é um recipiente de vidro feito especialmente pra colocar vinhos!

Para guardar as garrafas de vinho ainda fechadas, o ideal é ter uma adega climatizada, que é o melhor lugar para o armazenamento da bebida. Mas se você não tiver uma adega, é necessário encontrar um lugar arejado, com pouca luz e temperatura equilibrada, sem oscilações, para manter o vinho.

Um decanter é, tradicionalmente, um “limpador” de impurezas. Ele é utilizado para deixar um determinado líquido mais puro, seja separando os sedimentos ou aumentando o contato com o oxigênio para mudar suas características organolépticas.

Além de brincarem com a imaginação de qualquer pessoa, as barricas de carvalho também guardam um papel importante para a formação do sabor dos vinhos. A madeira que envolve a bebida influencia na sua qualidade e maturação.

Aerando o vinho
Ao introduzir oxigênio na garrafa – um ambiente pouco oxigenado –, o acessório proporciona um leve golpe de ar, fazendo com que as moléculas de álcool sejam liberadas, destacando os sabores e aromas daquele exemplar.

Como passo principal, o sommelier orienta a passar o líquido lentamente da garrafa para o acessório, mas com uma dica importante: “O finalzinho da garrafa não deve ir diretamente para o decanter, e sim para uma taça. Caso tenha sedimentos, ficará separado de toda bebida que está dentro do utensílio”.

A rolha é uma parte fundamental da garrafa de vinho.

O salva-gotas, é um anel de metal com um tecido em volta, ele deve ser encaixado no gargalo da garrafa e serve para impedir que o vinho pingue na mesa ou escorra na garrafa. A vantagem é que o salva-gotas ainda dá um tom delicado na hora se servir a bebida.

Receba bem o vinho
Deixe sua taça na mesa, do lado direito do seu prato (onde a taça já deveria estar). A pessoa que serve irá até seu lado direito e despejará a bebida, e só depois você pegará a taça.

4. Prepare a mesa e a sala de jantar. Uma regra importantíssima da etiqueta do vinho é colocar a taça de vinho à direita do prato na mesa e, à sua esquerda, uma taça ou copo de água. Assim, os convidados podem limpar o paladar entre as garfadas para apreciar o vinho ao máximo.

Apresentação do pão (hóstias): “Bendito sejais, Senhor, Deus do universo, pelo pão que recebemos de vossa bondade, fruto da terra e do trabalho humano, que agora vos apresentamos, e para nós se vai tornar pão da vida”. Depois o sacerdote coloca o vinho no cálice, e acrescenta uma gota de água ao vinho.

Em poucas palavras, o processo de decantação significa separar a borra do vinho. Já o processo de aeração consiste em expor o vinho a um pouco de oxigênio antes da degustação.

A decantação serve para eliminar a borra do vinho e também permite a total libertação dos aromas, melhorando o seu paladar.

Decantar Vinhos Tintos
Vinhos tintos de corpo leve como Pinot Noir devem decantar de 20 a 30 minutos. Vinhos Tintos de Corpo Médio como Merlot, Malbec, Barbera devem descansar de 30 a 60 minutos. Vinhos tintos encorpados como Cabernet Sauvignon ou Nebbiolo devem ficar no decanter por 60 minutos ou mais.

Pipas: Aqui no Rio Grande do Sul, significa Barril onde se armazena vinho.

Há diversos tipos de tonel de madeira e o termo “barril” é erroneamente usado como sinônimo de todos eles.

Se você quer realmente oxigenar o vinho, o mais simples é abrir a garrafa e colocar o vinho em uma taça. Quanto maior for o contato da superfície do líquido com o oxigênio (e isso está relacionado com o tamanho da taça), mais rápido vai ser a oxigenação.

O aerador é indicado para vinhos com menor complexidade e que necessitam uma aeração menor. Ao servir o vinho, o aerador irá otimizar seu contato com o ar do ambiente, aerando a bebida de uma forma rápida, por isso se irão formar bolhas no vinho, porém logo elas irão desaparecer.

O aerador promove que moléculas da água, que estão juntinhas, se espalhem e o oxigênio consiga entrar na água”. Manter a água homogênea, com nutrientes e temperatura ideais em todas as partes do tanque de produção, também é papel da aeração.

Uma boa dica para saber quais vinhos precisam decantar é olhar embaixo da garrafa, contra a luz. Os vinhos que precisam de decantação são aqueles que possuem resíduos que devem ser separados.

Os tintos jovens, que não passaram por madeira, não precisam passar pelo procedimento. Dificilmente você decantará vinho branco, espumante ou rosé também jovens. Agora que já sabemos quais são os vinhos que não devem ser decantados, vamos descobrir quais são aqueles que se beneficiam do clássico processo.

Continuar lendo É vasilha ou vasilha?