Como chama a roupa do diácono?

Perguntado por: ohipolito3 . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

A veste própria do diácono é a dalmática, que se veste sobre a alva e a estola; contudo, por necessidade ou por menor grau da solenidade, a dalmática pode omitir-se.

Como o sacerdote, o diácono e subdiácono vestem o amito, a alva, o cíngulo e o manípulo. Em certas ocasiões, eles vestem também a dalmática.

A batina, que é utilizada pelos padres diocesanos, por exemplo, tem características como: botões (três ou cinco) para lembrar as chagas de Cristo, e, geralmente, possuem 33 botões para lembrar a idade de Jesus. Durante as missas você já deve ter observado que as cores das vestimentas dos padres varia ao longo do ano.

A Estola Diaconal é um distintivo de serviço na liturgia. Os diáconos a usam como um lembrete constante de sua vocação para servir a comunidade.

Podem usar cíngulo os clérigos e acólitos.

Túnica, também conhecida como Alva, é uma veste confeccionada, normalmente, em tecidos leves, podendo ser lisa, com rendas ou bordadas nas mangas e na barra. As golas podem ser de diferentes modelos. Sua origem está na “túnica talaris “ romana.

A túnica e o jaleco são as indumentárias características do sacerdote e do médico.

Enquanto os sacerdotes ordenados da Igreja latina são geralmente escolhidos entre homens crentes que vivem como celibatários, ou seja, que não se casam e que têm o propósito de guardar o celibato pelo Reino dos Céus, os diáconos podem se casar. O diácono pelas leis da Igreja não pode se casar novamente se ficar viúvo.

Na ordenação dos diáconos, a imposição das dalmática é um dos gestos complementares do sacramento. É vestida sobre a túnica e a estola, sobretudo nas celebrações mais festivas. Também os bispos podem usá-la, por baixo da casula.

Jácomo: Aquele que vence.

A estola é um objeto de uso litúrgico, vinculado aos paramentos para a celebração da missa. O seu uso é reservado especialmente para aqueles que receberam o sacramento da ordem. No caso do sacerdócio, a estola confere múnus, que é o poder sacerdotal de Jesus que o ministro ordenado exerce em nome de Cristo na Igreja.

Estola: veste litúrgica dos ministros ordenados. O bispo e o presbítero (isto é, padre) a colocam sobre os ombros de modo que caia pela frente em forma de duas tiras. Os diáconos usam a estola a tiracolo sobre o ombro esquerdo, pendendo-a do lado direito. › Casula: veste própria do sacerdote que preside a celebração.

A batina é toda preta, com colarinho branco: o preto representa a morte para o mundo, e o branco, a pureza. Bispos usam batina preta, com filetes violáceos e faixa violácea. Já os cardeais usam batina preta, com filetes e faixa vermelhos. O Papa veste batina inteiramente branca.

Ela é sinal das sogas (cordas) com que nosso Senhor foi arrastado ao calvário. A estola do diácono é símbolo de sacrifício e generosidade ao serviço da comunidade cristã.